Cheias de possibilidades de decoração, casas de luxo podem ser o símbolo de conforto sem abrir mão da elegância. Contudo, elas não são apenas ícones do estilo maximalista ou do clássico, hoje em dia.
Design contemporâneo com paleta neutra, minimalismo, tecnologia, exploração criativa de materiais inusitados e sustentáveis, decoração com peças assinadas por artesãos e designers nacionais e internacionais são alguns dos vários recursos que permitem ao arquiteto utilizar sua imaginação.
Essa oportunidade de escolher materiais diversificados também é possível graças à versatilidade do porcelanato, que personalizam com criatividade os ambientes das casas de alto padrão.
Pisos, paredes, painéis, bancadas e fachadas ganham inúmeras cores, texturas e acabamentos graças ao revestimento que tem produção sustentável. O arquiteto que sabe explorar bem o material pode elevar esse tipo de projeto a um outro nível.
Veja 6 casas de luxo em que o porcelanato é o protagonista.
6 projetos de casas de luxo feitos com porcelanato
O revestimento da casa também merece destaque. Importante para trazer a inspiração estética à residência (seja provençal, minimalista ou escandinava), ele é essencial por sua durabilidade, praticidade na limpeza e beleza.
Conheça algumas casas de luxo que contam com o porcelanato como principal componente para reproduzir elegância e sofisticação.
1. Decoração com Lastras
Tanto a parte externa quanto interna do projeto de Daiane Melo têm uma paleta de cores em tons de bege e terracota, com o mármore como protagonista. Contudo, não foi necessário o uso da matéria-prima natural para levar esse efeito de elegância à sala. Aqui, piso e parede foram revestidos com Lastras de porcelanato Oro Bianco.
Muito utilizadas em casas de luxo, as Lastras são porcelanatos de espessura fina e formatos gigantes, o que diminui a necessidade de rejunte. Além da elegância, trazem sensação de um ambiente extremamente elegante e contínuo.
Além de tudo, a cor clara, a superfície polida e as arestas retas (que também diminuem a necessidade de rejunte) contribuem com a iluminação e sensação amplitude.
A monocromia, aliás, ganha espaço nas casas de luxonos nos tempos atuais. No exemplo acima, com lastras Oro Bianco, todo o conjunto do ambiente tem a cor clara como protagonista, com detalhes em dourado na parede e no lustre para remeter ao luxo.
2. Casa de veraneio
Para muitos, o verão é a estação mais esperada do ano. Hora de aproveitar as férias, ir a uma casa de praia e reunir a família e amigos. Mas que tal trazer todo esse conceito para o seu lar, vivendo no local dos sonhos?
Neste projeto da Portobello, a casa de luxo utilizou porcelanatos da linha Verano para trazer essa atmosfera de praia, calor e frescor durante todo o ano.
Indicados para áreas externas, seus porcelanatos trazem variações de cor e desenhos que aludem a rochas e ao movimento do mar — este último, aliás, tem seus tons acentuados com o efeito da água na piscina e a luz solar.
No banheiro, Verano Fresco contrasta com Black Supreme, que reproduz mármore preto.
A capacidade de reproduzir diferentes superfícies, aliás, faz do porcelanato um revestimento sustentável.
Para isso, a Portobello se preocupa em criar alternativas socioambientais para que o impacto — desde a extração até o pós-venda — seja o menor possível tanto para local em si quanto para a população.
Por outro lado, quando o assunto é a extração de mármore, apenas 30% dos blocos de mármore extraídos das jazidas têm aproveitamento. Isso faz com que a retirada da matéria-prima cause problemas ambientais e econômicos.
3. Aconchego com formas ousadas
Projetada por Bia Guedes, a Casa Colina sintetiza perfeitamente o conceito de casas de luxo na contemporaneidade.
Localizada na cidade de Tatuí (SP), a casa é térrea e conta com áreas bem integradas. É um convite ao aconchego familiar, que se amplia a eventos entre amigos.
Seu design geométrico indica a possibilidade de "ousadia inteligente" que as casas de luxo possibilitam.
O painel principal foi executado com tijolos comuns maciços, tipo cobogós. Escada e piso externo foram revestidos com porcelanatos da linha Magma Rock. Já o muro logo abaixo da construção conta com o porcelanato Brasília Concreto.
O mármore é um item praticamente essencial em casas de luxo. Carregado de história e beleza, seus veios formam efeitos sofisticados.
Na cozinha projetada por Bia, é possível perceber que o porcelanato Bianco Di Elba consegue interpretá-lo perfeitamente.
Além de trazer beleza e sofisticação, o porcelanato reproduzindo mármore consegue harmonizar com outro elemento natural presente na casa — a madeira.
4. Natureza por toda parte
Em mais um dos projetos de casas de luxo, o porcelanato se integra à natureza local, dando a impressão de que o morador reside em um local paradisíaco.
As janelas amplas, longas e vazadas com os brises, mas com uma proteção de vidro, permitem que o morador possa observar toda a região com segurança.
O segundo andar, aliás, é uma característica importante das casas de luxo, pois possibilita privacidade e melhor aproveitamento do espaço.
Já na área externa, o porcelanato garante aconchego. O redor da piscina é revestido por Pau Brasil Natural, que reproduz fielmente a madeira que nomeia a árvore símbolo do Brasil.
Já a piscina conta com o novo Sunset Fairbanks, inspirado no fenômeno do sol da meia-noite, que ocorre em Fairbanks, no Alasca.
Quando dentro da proposta da residência, móveis com design mostram que o morador tem informação sobre o que há de mais interessante na arquitetura contemporânea e até na arte — afinal, um designer não deixa de ser um artista que trabalha em diferentes superfícies.
Nesta proposta, o revestimento em nuances de preto torna o ambiente atemporal e facilita a integração do banco em formato ousado. As cores sóbrias e formas geométricas remetem à escola alemã Bauhaus.
5. A versatilidade do luxo
Verdadeiras casas de luxo saem do óbvio e são supercriativas. Um bom arquiteto sabe misturar elementos, texturas e materiais para criar um conjunto diversificado, mas coeso.
Neste exemplo de projeto acima, o ambiente conta com revestimentos, móveis e recursos que remetem ao clássico e ao contemporâneo.
Referência em casas de luxo, arquiteta Nathália Montans utilizou com criatividade dois porcelanatos que reproduzem mármores com nuances de bege claro e escuro no mesmo piso, misturando-os a outros elementos que remetem ao luxo, como:
- Iluminação diversificada e em diferentes pontos;
- Design que se estende da parede ao teto;
- Cadeiras no estilo provençal;
- Decoração dourada;
- Móveis espelhados;
- Lustres clássicos;
- Piso polido;
- Boiseries.
6. Novo luxo
As coleções da Portobello trazem o que há de mais moderno na arquitetura e no revestimento. Com designs ousados e superfícies surpreendentes, elas tiram qualquer residência do banal e trazem os ares de casas de luxo.
Neste projeto, a proposta foi trazer o "novo luxo" evocado pela linha Ipanema — a "estética da ética" com consciência ambiental e expressão de autenticidade do designer Oskar Metsavaht.
A parte externa da residência foi revestida pelo Posto 12, que traz a praia carioca mesclada à segurança que um piso próximo à piscina precisa ter.
A linha ainda traz o Kit Janeiro em diferentes cores, que remetem às calçadas cariocas. Tons de preto e branco das pequenas pedras portuguesas do calçadão foram traduzidos em grandes planos.
Tudo para que o morador se sinta numa casa de praia, mesmo morando em um grande centro urbano.
Já na parte interna, o porcelanato Posto 7 traz o lado industrial em contraste com a madeira reproduzida por Nordik Wood. Cores sóbrias, formas simples e mistura do urbano com o natural remetem à arquitetura nórdica.
Como você viu, uma das características das casas de luxo atualmente é remeter à natureza. Tanto a parte interna quanto externa usam o porcelanato para reproduzir matérias-primas naturais, como mármore, madeira e pedra.
Quem deseja fugir da cidade grande, contudo, pode ter a experiência real de contato com a natureza. Conheça 4 projetos de casa no lago!