24.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projetos de casas de luxo oferecem inúmeras possibilidades ao arquiteto (Sena Arquitetos Associados)

Casas de luxo: 6 projetos com o protagonismo do porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.11.2022
Paleta de cores atemporal, design e peças elegantes são algumas características das casas de luxo. Veja 6 projetos com uso do porcelanato
minutos de leitura

Cheias de possibilidades de decoração, casas de luxo podem ser o símbolo de conforto sem abrir mão da elegância. Contudo, elas não são apenas ícones do estilo maximalista ou do clássico, hoje em dia. 

Design contemporâneo com paleta neutra, minimalismo, tecnologia, exploração criativa de materiais inusitados e sustentáveis, decoração com peças assinadas por artesãos e designers nacionais e internacionais são alguns dos vários recursos que permitem ao arquiteto utilizar sua imaginação.  

Essa oportunidade de escolher materiais diversificados também é possível graças à versatilidade do porcelanato, que personalizam com criatividade os ambientes das casas de alto padrão.

Pisos, paredes, painéis, bancadas e fachadas ganham inúmeras cores, texturas e acabamentos graças ao revestimento que tem produção sustentável. O arquiteto que sabe explorar bem o material pode elevar esse tipo de projeto a um outro nível.  

Veja 6 casas de luxo em que o porcelanato é o protagonista.  

6 projetos de casas de luxo feitos com porcelanato  

O revestimento da casa também merece destaque. Importante para trazer a inspiração estética à residência (seja provençal, minimalista ou escandinava), ele é essencial por sua durabilidade, praticidade na limpeza e beleza.

Conheça algumas casas de luxo que contam com o porcelanato como principal componente para reproduzir elegância e sofisticação.  

1. Decoração com Lastras  

projetos de casas de luxo
Lastras em piso e parede trazem sensação de amplitude (Projeto: Daiane Melo

Tanto a parte externa quanto interna do projeto de Daiane Melo têm uma paleta de cores em tons de bege e terracota, com o mármore como protagonista. Contudo, não foi necessário o uso da matéria-prima natural para levar esse efeito de elegância à sala. Aqui, piso e parede foram revestidos com Lastras de porcelanato Oro Bianco.

Muito utilizadas em casas de luxo, as Lastras são porcelanatos de espessura fina e formatos gigantes, o que diminui a necessidade de rejunte. Além da elegância, trazem sensação de um ambiente extremamente elegante e contínuo.

projeto de quarto de luxo
A versatilidade das Lastras permite personalizar cabeceiras   (Projeto: Daiane Melo)  

Além de tudo, a cor clara, a superfície polida e as arestas retas (que também diminuem a necessidade de rejunte) contribuem com a iluminação e sensação amplitude.  

A monocromia, aliás, ganha espaço nas casas de luxonos nos tempos atuais. No exemplo acima, com lastras Oro Bianco, todo o conjunto do ambiente tem a cor clara como protagonista, com detalhes em dourado na parede e no lustre para remeter ao luxo. 

2. Casa de veraneio 

casas de luxo
Porcelanato da piscina cria clima de "verão o ano todo" (Projeto: Portobello S.A.)  

Para muitos, o verão é a estação mais esperada do ano. Hora de aproveitar as férias, ir a uma casa de praia e reunir a família e amigos. Mas que tal trazer todo esse conceito para o seu lar, vivendo no local dos sonhos?  

Neste projeto da Portobello, a casa de luxo utilizou porcelanatos da linha Verano para trazer essa atmosfera de praia, calor e frescor durante todo o ano.  

Indicados para áreas externas, seus porcelanatos trazem variações de cor e desenhos que aludem a rochas e ao movimento do mar — este último, aliás, tem seus tons acentuados com o efeito da água na piscina e a luz solar.  

casas de luxo
A linha Verano faz parte da Coleção UNLTD Dreams 2022  (Projeto: Portobello S.A.)  

No banheiro, Verano Fresco contrasta com Black Supreme, que reproduz mármore preto.  

A capacidade de reproduzir diferentes superfícies, aliás, faz do porcelanato um revestimento sustentável.  

Para isso, a Portobello se preocupa em criar alternativas socioambientais para que o impacto — desde a extração até o pós-venda — seja o menor possível tanto para local em si quanto para a população.   

Por outro lado, quando o assunto é a extração de mármore, apenas 30% dos blocos de mármore extraídos das jazidas têm aproveitamento. Isso faz com que a retirada da matéria-prima cause problemas ambientais e econômicos.  

3. Aconchego com formas ousadas 

casas de luxo
Projeto ousa nas formas geométricas (Projeto: Bia Guedes)  

Projetada por Bia Guedes, a Casa Colina sintetiza perfeitamente o conceito de casas de luxo na contemporaneidade.  

Localizada na cidade de Tatuí (SP), a casa é térrea e conta com áreas bem integradas. É um convite ao aconchego familiar, que se amplia a eventos entre amigos.   

Seu design geométrico indica a possibilidade de "ousadia inteligente" que as casas de luxo possibilitam.   

O painel principal foi executado com tijolos comuns maciços, tipo cobogós. Escada e piso externo foram revestidos com porcelanatos da linha Magma Rock. Já o muro logo abaixo da construção conta com o porcelanato Brasília Concreto.  

casas de luxo
Porcelanato que interpreta mármore reveste piso e parede do interior da casa (Projeto: Bia Guedes)  

O mármore é um item praticamente essencial em casas de luxo. Carregado de história e beleza, seus veios formam efeitos sofisticados.  

Na cozinha projetada por Bia, é possível perceber que o porcelanato Bianco Di Elba consegue interpretá-lo perfeitamente. 

Além de trazer beleza e sofisticação, o porcelanato reproduzindo mármore consegue harmonizar com outro elemento natural presente na casa — a madeira. 

4. Natureza por toda parte  

casas de luxo
Deck e piscina são revestidos com porcelanatos que se inspiram na natureza (Projeto: Portobello S.A.)  

Em mais um dos projetos de casas de luxo, o porcelanato se integra à natureza local, dando a impressão de que o morador reside em um local paradisíaco.   

As janelas amplas, longas e vazadas com os brises, mas com uma proteção de vidro, permitem que o morador possa observar toda a região com segurança.  

O segundo andar, aliás, é uma característica importante das casas de luxo, pois possibilita privacidade e melhor aproveitamento do espaço.  

Já na área externa, o porcelanato garante aconchego. O redor da piscina é revestido por Pau Brasil Natural, que reproduz fielmente a madeira que nomeia a árvore símbolo do Brasil. 

Já a piscina conta com o novo Sunset Fairbanks, inspirado no fenômeno do sol da meia-noite, que ocorre em Fairbanks, no Alasca. 

casas de luxo
Os móveis ousados também fazem parte das casas de luxo (Projeto: Portobello S.A.

Quando dentro da proposta da residência, móveis com design mostram que o morador tem informação sobre o que há de mais interessante na arquitetura contemporânea e até na arte — afinal, um designer não deixa de ser um artista que trabalha em diferentes superfícies.  

Nesta proposta, o revestimento em nuances de preto torna o ambiente atemporal e facilita a integração do banco em formato ousado. As cores sóbrias e formas geométricas remetem à escola alemã Bauhaus.  

5. A versatilidade do luxo

casas de luxo
Detalhes de luxo valorizam ambiente (Projeto: Nathália Montans)

Verdadeiras casas de luxo saem do óbvio e são supercriativas. Um bom arquiteto sabe misturar elementos, texturas e materiais para criar um conjunto diversificado, mas coeso. 

Neste exemplo de projeto acima, o ambiente conta com revestimentos, móveis e recursos que remetem ao clássico e ao contemporâneo.

casas de luxo
O luxo também pode ser impresso em elementos que saem do óbvio (Projeto: Nathália Montans)

Referência em casas de luxo, arquiteta Nathália Montans utilizou com criatividade dois porcelanatos que reproduzem mármores com nuances de bege claro e escuro no mesmo piso, misturando-os a outros elementos que remetem ao luxo, como:

  • Iluminação diversificada e em diferentes pontos; 
  • Design que se estende da parede ao teto;
  • Cadeiras no estilo provençal;
  • Decoração dourada;
  • Móveis espelhados;
  • Lustres clássicos; 
  • Piso polido; 
  • Boiseries.  

6. Novo luxo  

casas de luxo
"Novo luxo" norteia conceito de revestimentos da linha Ipanema (Projeto: Portobello S.A.)  

As coleções da Portobello trazem o que há de mais moderno na arquitetura e no revestimento. Com designs ousados e superfícies surpreendentes, elas tiram qualquer residência do banal e trazem os ares de casas de luxo.  

Neste projeto, a proposta foi trazer o "novo luxo" evocado pela linha Ipanema — a "estética da ética" com consciência ambiental e expressão de autenticidade do designer Oskar Metsavaht.  

A parte externa da residência foi revestida pelo Posto 12, que traz a praia carioca mesclada à segurança que um piso próximo à piscina precisa ter.   

casas de luxo
Pisos externos da linha Ipanema evocam a famosa praia carioca  (Projeto: Portobello S.A.)  

A linha ainda traz o Kit Janeiro em diferentes cores, que remetem às calçadas cariocas. Tons de preto e branco das pequenas pedras portuguesas do calçadão foram traduzidos em grandes planos. 

Tudo para que o morador se sinta numa casa de praia, mesmo morando em um grande centro urbano.  

casas de luxo
Porcelanato transforma diferentes superfícies em luxo residencial (Projeto: Portobello S.A.)  

Já na parte interna, o porcelanato Posto 7 traz o lado industrial em contraste com a madeira reproduzida por Nordik Wood. Cores sóbrias, formas simples e mistura do urbano com o natural remetem à arquitetura nórdica.   

Como você viu, uma das características das casas de luxo atualmente é remeter à natureza. Tanto a parte interna quanto externa usam o porcelanato para reproduzir matérias-primas naturais, como mármore, madeira e pedra.  

Quem deseja fugir da cidade grande, contudo, pode ter a experiência real de contato com a natureza. Conheça 4 projetos de casa no lago!  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casas de luxo: 6 projetos com o protagonismo ...

Casas de luxo: 6 projetos com o protagonismo do porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies