21.09.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
vidro duplo da fachada da loja
O vidro duplo da fachada da loja faz referência a uma cortina de teatro (Foto: Alessandra Chemollo / Cortesia Curitosity)

Uma fachada de vidro inspirada nas cortinas de um teatro

calendar-blank-line
21.09.2022
Fazendo menção à história e à cultura italiana, o estúdio Curiosity recria as cortinas de um teatro na fachada de vidro da loja Dolce & Gabbana em Miami
minutos de leitura

Por trás da fachada de vidro ondulado, que parece uma cortina transparente, a Dolce & Gabbana apresenta toda sua teatralidade na loja de Miami, projeto do estúdio de arquitetura Curiosity. 

Curiosity é um estúdio multidisciplinar reconhecido pelos seus projetos icônicos, criativos, surpreendentes e curiosos, como seu próprio nome diz. Foi fundado pelo designer francês Gwenael Nicolas e possui sede em Tóquio, no Japão. Seus projetos variam de escala entre arquitetura, design de interiores, produto e gráfico. Entre seus clientes estão: Dolce & Gabbana, Versace, Fendi, Tiffany, Nintendo, LG, Sensai, Swarovski e Moma. 

vitrine ondulada
A vitrine ondulada é o destaque principal do projeto  (Foto: Alessandra Chemollo / Cortesia Curitosity)

Para o projeto da loja da Dolce & Gabbana, localizada no Design District, em Miami, o estúdio tinha como objetivo transportar os visitantes para o mundo da marca, que tem como principal código o drama e a origem italiana.

O grande destaque do projeto é a fachada de vidro. Duas camadas de vidro ondulado recriam as curvas e o movimento de uma cortina de teatro. Quando o sol de Miami bate na fachada, a luz entra na loja de forma dramática e envolvente. 

Já o interior ressalta o conceito behind the scenes (por trás dos bastidores) da marca. O projeto faz menção ao passado, ao drama e à cultura italiana, códigos muito presentes de Dolce & Gabbana. 

Esculturas gregas em escala real
Esculturas gregas em escala real decoram a loja e fazem parte do visual merchandising (Foto: Alessandra Chemollo / Cortesia Curitosity)

Esculturas gregas em escala real são expostas pelo térreo da loja como parte da cenografia e do visual merchandising, mesclando-se com as roupas e acessórios da marca. O projeto de uma simples loja ultrapassa seus limites, tornando-se museu e teatro também.

A arquitetura traz sempre a fusão entre o passado e o presente. Elementos da arquitetura contemporânea, como a escadaria reta feita em mármore travertino, a fachada de vidro ondulado e os expositores modulares de espelho, convivem harmoniosamente com referências do passado, como elementos revestidos em pedra rústica e um grande espelho dourado esculpido à mão. Tudo isso enfatizando ainda mais a teatralidade italiana. 

travertino rústico
A contemporaneidade da escada reta de travertino rústico  (Foto: Alessandra Chemollo / Cortesia Curitosity)

Não é à toa que grandes marcas internacionais procuram colaborar com Curiosity. O estúdio japonês possui o dom de adicionar o fator surpresa em todos os seus projetos, principalmente nas fachadas que arquitetam.

Para a marca de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, uma fachada curiosa, para não passar despercebida pelas ruas do Design District, em Miami. Fazendo com que os turistas de passagem queiram entrar e ver de perto o que há por trás dos bastidores da grande fachada de vidro ondulado. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Uma fachada de vidro inspirada nas cortinas d...

Uma fachada de vidro inspirada nas cortinas de um teatro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies