A casa de veraneio é um refúgio da agitação da cidade. Um espaço para reunir familiares e amigos em ocasiões especiais ou relaxar em dias de folga.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Com uso dos materiais e da decoração certa, você consegue criar um ambiente convidativo e confortável para esses momentos.
Nas linhas a seguir, confira as dicas para transformar a sua casa no litoral em um cantinho ainda mais agradável!
Quais são os principais estilos que você pode adotar na sua casa de veraneio?
A decoração da casa de praia deve ser de um estilo que faça sentido com a sua personalidade. Para ajudar, listamos as principais alternativas.
Rústico
O estilo rústico combina com uma casa no litoral. Afinal, ele traz aquele aconchego ideal para esse tipo de residência.
Para uma decoração assim, prefira móveis de madeira em cor natural. Esse é o caso de opções como madeira de demolição.
A conservação é relativamente simples. No entanto, você vai precisar envernizar as peças sempre que perceber que estão sem brilho ou desgastadas.
A periodicidade depende de fatores como a exposição ao sol e à maresia. Uma dica é usar verniz náutico, que tem maior durabilidade.
Náutico
Esse é outro estilo de decoração que tem tudo a ver com uma casa no litoral.
Ainda que não haja deck ou um barco na garagem, a proximidade com o mar já é o suficiente para justificar os elementos náuticos, levando frescor para dentro de casa.
Isso porque o estilo náutico (ou navy) reflete justamente as características do mar. Sendo assim, prefira cores como azul e branco. Para destacar algum ponto da decoração, aposte no vermelho.
Nesse caso, você pode usar tanto móveis em madeira original quanto pintados de branco.
Além disso, objetos de decoração com temas náuticos são bem-vindos. Estamos falando de barcos, lemes, remos, âncoras etc.
Tropical
Já o estilo tropical remete aos dias de sol e calor, que geralmente acompanham as idas à casa no litoral.
Além de trazer elementos naturais, como madeira e rattan, ainda pode incorporar estampas que contrastem com a decoração clean.
Entre as opções estão as estampas orgânicas, com flores, folhas e frutas, por exemplo. Usar pontos de cores quentes também é uma ótima alternativa.
Aposte em objetos com cores fortes, como laranja, amarelo e vermelho, para levantar o astral e ampliar a sensação de aconchego.
Como decorar uma casa de veraneio?
Construir e decorar uma casa de praia requer alguns cuidados especiais. Para começar, ela está em um local que sofre com a ação do sol e da maresia.
Além disso, como é um espaço de descanso e descontração, você precisa escolher móveis e decorações que ajudem a entrar no clima desejado.
Veja as nossas dicas!
Aposte na praticidade
Ninguém quer ter trabalho nos momentos que deveriam ser de lazer e sossego. Por isso, em uma casa de veraneio, é comum não fazer questão de luxo ou sofisticação.
Afinal, é muito mais prático contar com poucos objetos para arrumar e limpar e materiais fáceis de conservar.
O importante é ter locais adequados para passar a noite, além dos móveis e utensílios essenciais para as atividades do dia a dia.
Invista em iluminação e ventilação
Ainda na fase do projeto, é preciso pensar em uma construção bem iluminada e arejada naturalmente.
Isso porque a proximidade com o mar faz a casa de veraneio ficar úmida. Além disso, se passar muito tempo fechada, ela pode ter problemas como mofo ou mau cheiro.
Portanto, ao chegar, abra portas e janelas. Nesse caso, faz a diferença se você tiver aberturas grandes e posicionadas para que o sol e o vento possam entrar.
Os ambientes integrados também ajudam nesse ponto. Sem falar que são ótimos para promover a interação entre as pessoas na casa de veraneio.
Prefira materiais mais resistentes ao sol e à maresia
Quem tem uma casa de praia precisa tomar alguns cuidados e investir em manutenção para preservar a estrutura e os móveis.
O que ajuda é a escolha de materiais como madeira e alumínio, que são mais resistentes ao tempo e à maresia, ao contrário do ferro, que enferruja.
Já para o piso, o ideal é deixar a madeira de lado, pois é comum as pessoas circularem com pés molhados ou sujos, o que danifica essa superfície.
Entretanto, se quiser o efeito que ela dá para a sua casa de veraneio, aposte em um porcelanato que reproduz madeira.
Há ainda outras opções de revestimentos frios, como a cerâmica com aspecto de cimento queimado. Ambas as alternativas são fáceis de limpar e manter.
Uma dica importante é preferir pisos que ajudem a evitar quedas.
Para as áreas externas, invista em materiais próprios para locais abertos e de grande circulação, como é o caso do porcelanato EXT.
Já dentro da casa de veraneio, opte pelo porcelanato natural, que não é tão escorregadio.
Abuse de tons claros
Você também deve ficar de olho na paleta de cores. Afinal, tons fortes e escuros podem desbotar com a ação de fatores como chuva, sol e maresia.
Por isso, os tons claros ou pastel estão entre os preferidos para casas de praia. Eles ajudam a dar amplitude, além de reforçar a sensação de tranquilidade e frescor.
Agora, nada impede de adotar uma decoração colorida. Nesse caso, a dica é optar por pontos de cor em tapetes, mantas e almofadas e até cerâmicas em parede, por exemplo, o que dá mais personalidade à casa de veraneio.
Planeje um local de convivência
É muito comum receber amigos e familiares em uma casa no litoral. Por isso, é interessante pensar em um espaço de convivência, onde todos possam se reunir para aproveitar bons momentos.
Dê preferência a espaços ao ar livre, em contato com a natureza, para aumentar a sensação de bem-estar e de conexão.
Escolha tecidos impermeáveis para áreas externas
Os móveis das áreas externas são ótimos para relaxar no entorno de uma casa no litoral. Mas é preciso ficar de olho na escolha dos tecidos.
Atualmente, esse tipo de mobiliário já vem com tecido impermeável. Então, verifique esse quesito quando for comprar!
Isso evita que os móveis fiquem molhados por muito tempo quando alguém sentar após entrar no mar ou na piscina. Além disso, esse detalhe torna o uso mais confortável.
Outro ponto importante é dar preferência a tecidos que possam ficar no sol e, portanto, não sofram tanto com a ação do calor.
Decore com itens artesanais e naturais
Por fim, evite muitos objetos decorativos, de modo a manter um visual leve e tornar a manutenção da casa de veraneio mais prática.
Na hora de escolher os itens de decoração, prefira os artesanais e/ou em materiais naturais. Entre os exemplos estão crochê, renda, vime, rattan e palha, que são ótimos para compor o clima praiano.
Eles ainda contribuem para deixar a casa de praia mais acolhedora. Podem ser mantas, cortinas, toalhas de mesa, cestos e por aí vai!
Certamente, projetar e decorar uma casa de veraneio passa por diferentes pontos, incluindo fatores como o bem-estar.
Afinal, esse costuma ser um ambiente de relaxamento e diversão. Entenda mais sobre essa tendência para 2022 e descubra como aplicá-la!
Foto de destaque: Para a decoração da casa de veraneio, aposte em materiais naturais, como móveis de madeira e vime (Projeto: Portobello S.A.)