Banheiro sustentável: confira 4 dicas para você construir o seu
Nunca se falou tanto em sustentabilidade, medida que pode ser feita tanto pelas organizações quanto por você, onde quer que esteja. Nesse contexto, há várias maneiras de tornar a vida mais preocupada com o meio ambiente. Entre elas, está investir em um banheiro sustentável.
Parece pouco, mas, sim, é possível ajudar o planeta enquanto você lava as mãos ou toma banho. É no banheiro que utilizamos – e desperdiçamos – diariamente litros e mais litros de água.
Sobre o assunto anterior, estima-se que o consumo de água diário de um brasileiro é, em média, de 200 litros de água. Esse uso está associado principalmente a banhos e descargas. Já a quantidade prevista para ser usada por uma pessoa é de 110 litros ao dia, de acordo com as Organizações das Nações Unidas, em dados divulgados pela Sabesp.
Assim, para criar uma consciência ecologicamente correta, designers vêm desenvolvendo produtos ecofriendly que podem ser usados na arquitetura sustentável. Uma vez que, cada vez mais, a sustentabilidade é aplicada na construção civil.
4 dicas para criar um banheiro sustentável
Na sequência, veja 4 dicas para você planejar e colocar suas mãos à obra ao criar seu próprio banheiro sustentável.
1. Planeje a reforma do seu banheiro sustentável
Uma das principais formas de garantir a sustentabilidade nos processos é medir o quanto é usado. Seja de energia, de produtos e, especialmente, a quantidade de água.
Por isso, ao planejar a reforma – ou caso vá fazer um banheiro sustentável do zero – oriente suas ações da seguinte forma:
- pense na decoração do ambiente;
- liste os itens que não podem faltar;
- determine um teto de gastos a ser seguido;
- pesquise os produtos e compare preços entre fornecedores;
- faça a gestão e descarte apropriado dos resíduos;
- monitore o consumo da água também durante a reforma.
Ao colocar em prática esses pontos, ficará mais fácil planejar a construção ou reforma de banheiros e lavabos.
2. Adquira itens com fornecedores sustentáveis
É preciso planejar a busca por materiais atóxicos, ou que possam ser reciclados, caso haja uma nova modificação no ambiente. Assim, pesquise bastante ao fazer a escolha dos metais, lâmpadas e revestimentos para garantir a sustentabilidade do seu projeto.
Atualmente, muitos fornecedores já guiam sua cadeia de produção pensando na sustentabilidade. Na Portobello, por exemplo, ela está presente em nossas lojas, como na Portobello Shop em São José, Santa Catarina.
A obra da loja citada como exemplo foi limpa, com energia e construção voltados para o menor impacto ambiental possível. Por exemplo, o porcelanato exposto em loja que é reincorporado à massa cerâmica no processo produtivo da fábrica.
3. Controle a vazão da água a ser utilizada
Atualmente existem várias maneiras de controlar a vazão da água, impedindo que o recurso seja usado em demasia. Pode parecer difícil pensar em formas de controle, mas não se preocupe: vários itens já estão sendo vendidos facilitando essa questão: chuveiros, torneiras e vasos sanitários.
4. Opte por materiais ecológicos
Os materiais ecológicos são todos aqueles que são criados visando o desenvolvimento sustentável. Ou seja, não são apenas os de origem artesanal, mas também os industriais.
Desse modo, existe uma série de produtos que podem ser incorporados ao fazer a reforma do seu banheiro sustentável:
Louças e metais que economizam água
Grande parte das torneiras e monocomandos de alta qualidade atualmente já possuem mecanismos de economia de água. Para banheiros residenciais, elas costumam contar com arejadores, que adicionam ar ao jato d'água, garantindo um consumo menor do recurso, mas com conforto.
Ainda, alguns chuveiros são comercializados prometendo baixo consumo. Também há vasos sanitários com caixas acopladas ou cuja descarga seja feita com duplo acionamento, sendo um para resíduos líquidos e o outro para sólidos.
Na Portobello Shop, é possível encontrar a solução completa, inclusive louças e metais sustentáveis.
Iluminação natural e/ou de LED
Apesar de o consumo de água ser uma das principais preocupações, a iluminação também não fica de fora. É possível, por exemplo, adotar o uso de claraboias ou janelas que estimulem a entrada de luz natural.
E, ainda, dar preferência às lâmpadas de LED, mais duráveis e que consomem menos energia. Para você ter uma ideia, esse tipo de iluminação pode economizar entre 40 a 80% o uso de energia, em comparação com lâmpadas convencionais.
Revestimento para banheiro
A melhor opção para pisos e paredes de banheiro são os revestimentos cerâmicos. Esse é um material sustentável por natureza, em comparação a pedras e mármores. Os revestimentos cerâmicos são, inclusive, recicláveis.
No caso da Portobello, os produtos são especialmente sustentáveis, pois a empresa segue rígidos padrões de sustentabilidade em sua fabricação. Descubra mais na nossa webserie sobre sustentabilidade na Portobello.
Acreditamos que ficará mais fácil fazer o seu banheiro sustentável com essas dicas. Aproveite e confira um guia completo de decoração e estilo para banheiros.
gostaria de saber se a portobelo ja tem disponivel para vendas este vaso com a pia
Olá, Patricia.
É uma ideia muito legal né?
Infelizmente nós não comercializamos o produtos, é uma inspiração que encontramos e que achamos válido compartilhar!
Grande abraço,
Equipe Portobello