17.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto de banheiro
Projeto de banheiro feito pelo escritório paulistano Marcela Rocca Arquitetura e Interiores (Foto: Gustavo Awad Fotografia)

Banheiros e lavabos: designer Marcela Rocca dá dicas 

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.10.2022
Com escritório em Moema, profissional paulistana apresenta ideias para o décor em áreas molhadas
minutos de leitura

Um dos espaços mais sensíveis em qualquer projeto, o banheiro merece atenção. É lá onde um descuido no projeto ou a escolha por materiais de baixa qualidade pode causar infiltrações e vazamentos, gerando prejuízos. “Todo lugar onde tem água há uma demanda maior de cuidados”, explica a designer de interiores Marcela Rocca. “No quarto, você tem a parte elétrica e o restante é parede. Banheiro e cozinha não, você tem elétrica, água, encanamento, esgoto”.

Entre os erros mais vistos pela designer, aparece a falta de impermeabilização, principalmente em reformas de apartamentos antigos. Sem esse cuidado, o risco de vazamentos é maior. “Eu acho que é um dos erros mais absurdos. Se você mexer ou trocar um revestimento, você tem que refazer a impermeabilização antes de colocar o piso novo”, alerta.

Designer de interiores Marcela Rocca
Designer de interiores Marcela Rocca, em um dos seus projetos, alerta sobre cuidados com áreas molhadas (Foto: Instagram / nzstudio.fotografia)

Outro equívoco é a falta de planejamento para a área de box, de forma que a água possa escorrer pelo ralo e não fique acumulada no piso. “É um horror e depois de um tempo causa infiltração”, disse.

“Uma obra, por menor que seja, tem etapas para serem seguidas. Vemos, às vezes, que os clientes, até por inexperiência, afobação e ansiedade, acham que é ‘pá-pum’. Se não fizer de maneira correta e seguir as etapas certas, o próprio acaba se prejudicando”. 

Banheiro com revestimento Nero Vernato, da Portobello em projeto do escritório paulistano Marcela Rocca Arquitetura e Interiores (Foto: Gustavo Awad Fotografia) 

Um exemplo do trabalho de Marcela é a Casa Veraneio, em Porto Feliz. Nesse projeto, os clientes queriam modernizar o lavabo, mas aproveitar peças de decoração que já tinham em seu acervo. “Esse lavabo tinha uma claraboia no meio, que deu uma boa iluminação”, conta. “A bancada foi feita com porcelanato Portobello e o resultado foi o meio termo, nem muito moderno, nem antigo”.

Lavabo do projeto Casa Veraneio desenvolvido pelo escritório paulistano Marcela Rocca Arquitetura e Interiores (Foto: Sidney Doll)

O ambiente ganhou um ar bucólico, repleto de tons suaves e com acessórios em palha, além de luminárias com luz amarela, que aquecem o espaço. “A bancada da cozinha dessa casa também é da Portobello”, disse a designer. “Foi uma questão estética e de custo-benefício. Nesse mesmo lavabo, o porcelanato Pau Brasil Escuro reproduz madeira. Se fosse feito com uma peça de madeira, mesmo antiga, e que pudesse molhar, o custo seria muito maior”.

No projeto Casa Veraneio, da designer Marcela Rocca, o banheiro de hóspedes ganhou bancada e piso com materiais Portobello (Foto: Sidney Doll)

No banheiro de hóspedes, com predomínio da cor branca e outros tons claros, a designer também optou por revestimentos da Portobello para parede e piso, ambos de acabamento natural, além da bancada clara. Todos os revestimentos foram adquiridos na Portobello Shop Vila Olímpia.

No banheiro do casal, a paleta corre para tons mais escuros – um encontro do azul marinho e do cinza na bancada e armário. No piso, um porcelanato Portobello quebra e suaviza o ambiente, em plena harmonia de cores.

O banheiro da suíte, com bancada e piso Portobello - harmonia entre tons escuros e claros (Foto: Sidney Doll)

Buscar soluções e embelezar ambientes faz parte da rotina do escritório da designer, situado em Moema, bairro da Zona Sul de São Paulo. Aberto em 2017, o Marcela Rocca Arquitetura e Interiores atua principalmente em projetos residenciais na capital paulista, em Alphaville e no interior, em cidades como Sorocaba e Porto Feliz. Sua equipe acompanha desde os primeiros traços do projeto, obras, até a entrega de chaves.

Formada em design de interiores pela Academia Brasileira de Arte, Marcela conta que iniciou a carreira após incentivo de amigas que admiravam o seu olhar para o décor. “Eu gostava muito de me mudar e, em todos lugares que eu morava, reformava, deixava lindo. Os proprietários amavam, meus amigos viam e elogiavam”, disse. “Me formei em 2018, mas, logo que eu comecei a fazer o curso, minhas amigas começaram a me chamar para fazer os apartamentos delas e sem perceber eu já trabalhava e tinha uma equipe”.

Ela conta que, apesar do escritório ter um estilo mais moderno, o gosto do cliente vem sempre na frente. “Não adianta eu fazer um projeto lindo e maravilhoso para mim e que não seja o gosto dele”, disse. “Tentamos, ao máximo, unir necessidade, qualidade, beleza e estética”. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Banheiros e lavabos: designer Marcela Rocca d...

Banheiros e lavabos: designer Marcela Rocca dá dicas 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies