12.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
bancada de cozinha
DOMATECA oferece uma biblioteca de soluções para a bancada de cozinha (Projeto: Doma Arquitetura para a Portobello)

Bancada de cozinha em porcelanato: 6 opções de revestimento

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.12.2023
Quer ter uma bancada de cozinha em porcelanato? Conheça os melhores revestimentos para deixá-la ainda mais funcional, resistente, durável e bonita
minutos de leitura

A bancada de cozinha em porcelanato é um elemento coringa para quem busca integração e não possui tanto espaço disponível para abrigar uma cozinha com ilha ou mesas com muitos lugares.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

O porcelanato se tornou um queridinho para revestir esse elemento do ambiente e não é à toa. O material é uma alternativa muito interessante ao mármore e a outras pedras específicas usadas em bancadas.

Além de ter melhor custo-benefício, o porcelanato oferece resistência a altas temperaturas (no caso de panelas e travessas muito quentes), facilidade na limpeza, baixa absorção de água e é bacteriostático – ele impede que bactérias se proliferem.

Para conhecer um pouco mais sobre as vantagens de ter uma bancada de cozinha em porcelanato e opções de revestimento, continue a leitura.

Porcelanato: uma ótima opção para bancadas de cozinha

A capacidade do porcelanato de reproduzir materiais mais caros e cuja extração na natureza é mais agressiva faz dele uma opção mais sustentável e mais acessível.

Outra vantagem é que ele é extremamente resistente e duradouro – duas características que fazem toda a diferença na cozinha.

Ele suporta o calor, a umidade constante, não mancha com facilidade e possibilita o desenvolvimento de uma bancada generosa sem precisar de emenda – no caso das Lastras – o que resulta em um produto final muito mais contemporâneo e bonito.

Como aproveitar ao máximo a bancada de cozinha em porcelanato?

As bancadas em porcelanato são extremamente duráveis e resistentes, ideais para serem aplicadas em áreas externas e de grande circulação (Projeto: Paola Neubauer/Foto: Manuel Sá)

A bancada de cozinha em porcelanato é extremamente versátil. Mas para aproveitar essa praticidade e conforto, é necessário atentar-se a alguns detalhes importantes. Saiba quais são:

Altura das bancadas

A altura das bancadas normalmente varia entre 85 e 93 cm. Dado isso, é bem importante medir o espaço onde ela vai ficar na sua casa e apostar em banquetas reguláveis. Elas podem minimizar qualquer irregularidade e vão se encaixar perfeitamente na decoração.

Banquetas

As banquetas devem ser escolhidas de acordo com o uso da bancada. Se ela for servir de mesa de jantar, o que é muito comum devido aos lares cada vez menores, banquetas acolchoadas com encosto são essenciais.

Já se a bancada for apenas para refeições rápidas ou momentos mais descontraídos, vale apostar em peças com o design mais arrojado. Para saber quantas peças cabem no espaço disponível, considere 60 cm de distância para cada banqueta colocada.

Estilo escolhido

A cozinha é um ambiente onde as pessoas costumam passar bastante tempo. Portanto, merece uma decoração especial.

Se a bancada for utilizada para integrar a sala com a cozinha, é interessante que ela siga um estilo neutro. Ou que converse com algum dos dois ambientes. Se ela for usada para delimitar espaços, vale apostar em um estilo mais ousado e diferente do resto dos ambientes.

A facilidade do porcelanato é justamente conseguir imprimir todos esses estilos com resistência e durabilidade.

Utensílios importantes

A bancada é um elemento excelente para agregar funcionalidade à cozinha. Para ela ser ainda mais útil, vale acrescentar um cooktop, divisórias e pia talhada. Utensílios para a preparação de alimentos e potes decorativos também vão bem nesse móvel.

DOMATECA: uma solução de personalização inteligente para sua bancada de cozinha em porcelanato

Vista lateral da bancada Domateca em cinza escuro, inspirada nas farm sink
As bancadas da biblioteca de soluções DOMATECA valorizam a área molhada (Projeto: Portobello)

Em 2023, a Officina Portobello, que cria mobiliários de alta qualidade em porcelanato, convidou a arquiteta Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, para ser cocriadora da DOMATECA, biblioteca de soluções para bancadas de cozinha.

O diferencial da DOMATECA é que, mais do que um produto pronto, ela é um sistema de design para personalização inteligente de cozinhas. Essa sistematização estratégica é uma forma de democratizar o acesso às bancadas de cozinha em porcelanato. 

Módulos da biblioteca de soluções domateca
Os diferentes módulos de DOMATECA são pensados para que cada cliente possua uma solução exclusiva e personalizada (Imagem: Portobello)

As soluções apresentadas trazem a área molhada como protagonista da bancada, com inspiração no estilo Farm Sink.

A linha é composta por módulos que podem ser combinados para criar projetos únicos e personalizados. A solução facilita muito a especificação e o detalhamento das bancadas.

As formas ousadas e inusitadas compõem soluções que são sempre funcionais. Os detalhes finos de porcelanateria compõem cozinhas que são únicas e sofisticadas.

Leia também:

Qual o melhor porcelanato para bancada de cozinha? 

Além da solução completa da DOMATECA, a Portobello oferece uma grande variação de produtos com diferentes tipos de acabamentos para quem busca uma bancada de cozinha em porcelanato. 

Separamos a seguir cinco linhas que são frequentemente escolhidas por arquitetos na hora de projetar uma bancada de cozinha feita com porcelanato. Confira:

Gray Marble

Bancada de cozinha em porcelanato cinza, banquetas em madeira, piso e paredes revestidas com porcelanato
Escolha clássica e versátil, os porcelanatos que reproduzem o mármore cinza podem ser aplicados em todo o ambiente (Projeto: Portobello)

Toda a versatilidade do cinza encontra a exuberância da região da Toscana para inspirar Gray Marble.

O porcelanato que interpreta mármore tem tonalidade neutra e veios direcionais que se espalham pela superfície. Os cristais presentes transitam entre escalas que vão do branco ao marrom, trazendo profundidade e naturalidade ao revestimento.

O porcelanato Gray Marble é uma escolha certeira. Ele pode ser utilizado para compor ambientes monocromáticos e minimalistas, como o projeto acima, ou até mesmo como base para uma cozinha com cores contrastantes. 

Oh!Take

Bancada e parede de cozinha em porcelanato da linha de Ruy Ohtake, cadeiras de madeira e ampla janela com vista para natureza
Neste projeto o uso do porcelanato possibilita a união de bancada e parede, com revestimentos da linha Oh!Take (Projeto: Portobello)

Desenhada por Ruy Ohtake, um dos mestres da arquitetura brasileira, Oh!Take possui variações de cores atemporais: amarelo (Home), azul (Heaven), branco (Mountain), cinza (Moon) e vermelho (Cliff).

Ora curvas, ora planas, as peças são feitas para desafiar o design e reproduzem o concreto. 

Dentro dessa linha ele também desenvolveu as Lastras montanha (Mountain), floresta (Forest), falésia (Cliff), cidade (City), paraíso (Heaven), para dentro de casa (Home) e até mesmo a lua (Moon).

Or de cacau

bancada de cozinha com or de cacau
Os tons de Or de Cacau aplicados na bancada tornam a cozinha elegante e marcante (Projeto: Portobello)

O revestimento Or de Cacau é ideal para quem deseja uma bancada de cozinha em porcelanato que seja marcante e requintada. O próprio nome já diz: o revestimento de tons achocolatados é a reprodução do puro ouro sobre o cacau intenso. 

Borghini Viola

Cuba em porcelanato cinza escuro em ilha com porcelanato marmorizado claro
Cuba Domateca aplicada em contraste com porcelanato claro, ideal para cozinhas contemporâneas (Projeto: Portobello)

Borghini Viola é a representação fiel de um dos mais nobres e clássicos mármores brancos da região de Carrara, na Itália. 

Borghini tem veios orgânicos que tendem ao círculo. Ele recebeu este nome pela semelhança formal aos centros urbanos desenvolvidos a partir de um núcleo de comércio na Idade Média, os burgos. 

O tom burgundy, raro na natureza, imprime sofisticação a Borghini Viola e é resultado do estado da arte da tecnologia cerâmica.

Alpissimi

Cozinha minimalista com porcelanato verde na bancada, piso de porcelanato claro e luz natural
O tom verde intenso de Alpissimi reveste a bancada e se torna elemento central da cozinha (Projeto: Portobello)

Os revestimentos de Lastras de porcelanato da linha Alpissimi são para ambientes mais arrojados. 

Inspiradas nos mármores verdes do Valle d’Aosta, localizado nos Alpes Ocidentais, as peças possuem um fundo verde intenso com veios brancos bem marcantes e acabamento polido.

Bancadas modernas e sofisticadas

Cozinha clean com revestimento em porcelanato e bancada em porcelanato, banquetas de madeira e grandes aberturas
De forma moderna e sofisticada, o porcelanato pode revestir tanto a bancada da cozinha como piso e parede (Projeto: Portobello)

Como você viu, a escolha de uma bancada de cozinha em porcelanato se apresenta como uma opção inteligente e versátil. Ideal para quem busca praticidade, durabilidade e beleza na composição da cozinha. 

A sustentabilidade também é um aspecto bastante relevante quando falamos de porcelanato. O uso do material evita a extração agressiva e cara de pedras naturais como o mármore. 

Outra grande vantagem do porcelanato, exclusiva da Portobello, é o sistema inteligente apresentado por DOMATECA, que permite a personalização de cozinhas. 

Além disso, a ampla variedade de porcelanatos disponíveis agrada aos mais distintos estilos de projeto. Cada casa pode ter uma cozinha única e que reflete a sua personalidade.

Portanto, avalie a metragem disponível, analise o seu estilo pessoal e invista em uma bancada de cozinha em porcelanato! Você vai ganhar muito mais espaço, design e integração com apenas um elemento.

Você também vai se interessar em ler mais sobre os 3 projetos de bancada com porcelanato preferidos da Doma Arquitetura.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Bancada de cozinha em porcelanato: 6 opções...

Bancada de cozinha em porcelanato: 6 opções de revestimento

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ola
    Nessa ultima foto com tampo da bancada em preto e por baixo na estrutura em branco, qual o material da parte branca?
    Precisarei comprar uma bancada em porcelatano e colocar uma prancha em madeira para servir como mesa de jantar e mesa de trabalho e estou a procura de cores neutras p bancada

  2. Imperdível gostei muito com essas fotos agente tem mas ou menos como fazer uma cozinha parabéns

  3. Boa noite, gostaria de saber qual é a medida do maior porcelanato na cor preto que você tem. Estou fazendo uma bancada de concreto na minha cozinha e vou revestir com porcelanato, tem uma parte que mede 3;00 x 0,65 e gostaria de saber qual é o melhor para revestir e qual tamanho posso colocar. Obrigada.

  4. Olá Alcemir!

    Tudo bem?

    Que bom que gostou!
    Continue nos acompanhando.

    Abraços,
    Equipe Achtrends

  5. Olá, André!

    O produto na imagem que se refere já saiu de linha, mas temos um bem similar: White ZigZag

    O ideal mesmo seria você falar com um de nossos consultores na loja mais próxima de vocês, porque vão te auxilar na escolha, saber sua real necessidade. Acesse aqui para ter o contato.

    Também recomendamos a você essa leitura: Arte da porcelanateria para cozinhas

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies