18.12.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
C2 executada em Concrete Rope 120x250 e Nordik Wood 160x320

Arte da porcelanateria para cozinhas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.12.2020
Em Cucine Componibili, a Officina Portobello executa bancadas de cozinha em porcelanato sob medida, com resistência, segurança e acabamento perfeito.
minutos de leitura

Desde 2017, a Officina Portobello transforma superfícies de porcelanato em mobiliário, utilizando alta tecnologia, design e trabalho artesanal, para garantir produtos de alta qualidade. As bancadas e cubas para banheiros e lavabos, os nichos e as mesas rapidamente já consolidaram o porcelanato como matéria-prima de excelência para mobiliário. Agora, a linha Cucine Componibili, apelidada de C2, chega para confirmar o porcelanato como o melhor material também para bancadas de cozinhas.

Clique no Play para escutar o artigo completo:

C2 com duas bancadas em Nordik Wood 160x320

Como cada projeto de cozinha apresenta tamanhos, formatos e necessidades únicas, até então a Officina realizava as bancadas Su Misura, ou sob medida. Isso não muda com Cucine Componibili. Segue possível personalizar completamente as medidas, os modelos de bancada – ilha, U, L ou I (entre paredes) – e os detalhes de design. As bancadas podem ser inteiriças, apenas para servir, ou funcionais, prevendo cuba, cooktop e demais acessórios. O que muda com a C2 é a padronização da fabricação das bancadas, garantindo acabamento perfeito e resistência. 

bancada de cozinha sob medida
C2 com bancada em I em Concrete Graphite 120x250, que tamém reveste a parede

Entre os diferenciais da C2, estão os reforços ocultos, que garantem maior segurança no uso. As emendas e rebaixos apresentam acabamento de alta costura. A Officina desenvolveu um sistema exclusivo de fixação e fica totalmente responsável pela instalação segura – por isso, a C2 só está disponível nos estados de SP, PR, SC e RS, próximos às fábricas e atendidos pessoalmente pelas equipes de mestres porcelanistas. Todas as cozinhas vêm acompanhadas de manual de uso e manutenção.

bancada de cozinha sob medida
Detalhe do acabamento do rebaixo da C2

As bordas da C2 merecem atenção especial. Afinal, é nas bordas que as bancadas de todos os materiais são mais vulneráveis ao lascamento. Para evitar qualquer acidente, a Officina realiza o acabamento bisel ou bisotê nas bordas, um chanfro de 3mm, que traz mais resistência ao uso cotidiano. Para fazer esse tipo de acabamento é imprescindível usar porcelanatos Color Body.

bancada de cozinha sob medida
Ilha com tampo e pé duplo da C2, em Bianco Di Elba 120x278, que permite pouquíssimas emendas

Mas por que optar por uma bancada de porcelanato para a cozinha, em vez dos já tradicionais mármores e granitos? Por ser produzido dentro de rígidos padrões industriais, o porcelanato é um material tecnicamente mais adequado para uso em arquitetura. Resistente, asséptico e impermeável - características que não se encontra na natureza. Ainda, há a possibilidade de compor o ambiente completo – piso, paredes, bancadas e backsplash – com uma única superfície ou superfícies componíveis.

bancada de cozinha sob medida
Ilha C2 em Lastra Travertino Navona Grigio 120x260

A fabricação nacional das Lastras da Portobello, claro, também contribui para a ascensão das bancadas de cozinha em porcelanato. Com grandes formatos como 160x320, 120x278, 120x260 e 120x250, se torna possível fazer bancadas longas e profundas com pouquíssimas emendas. A expertise e o maquinário de alta tecnologia da Officina permitem transformar as Lastras em bancadas de cozinha belas, funcionais e resistentes, sem qualquer preocupação para o usuário.

Perguntas e respostas sobre Cucine Componibili

Por que o porcelanato é um material adequado para bancadas de cozinhas?

O porcelanato é um produto cerâmico resistente, composto de 70% de rochas e 30% de argilas. Oferece facilidade de limpeza e absorção de água zero. É possível apoiar alimentos sobre o porcelanato sem o medo de que a superfície esteja contaminada. Não prolifera fungos e bactérias.

A bancada de porcelanato é durável?

Sim. O porcelanato é um material de alta durabilidade, com vida útil superior a 50 anos. É resistente a condições climáticas extremas, produtos químicos, fogo, água, mudanças de temperatura e raios UV. É preciso, claro, fazer a manutenção e tomar os devidos cuidados com o material, previstos em manual.

Porcelanato é indicado para que tipo de cozinha?

Para todas as cozinhas. Pode configurar bancadas em ambientes internos e externos, de residências, escritórios, comércios e até indústrias. Além das cozinhas, as bancadas de porcelanato são muito usadas em laboratórios, por exemplo.

O porcelanato da bancada pode deformar com o passar do tempo?

Não. Não há alteração de características químicas, físicas e estéticas do material.

Posso apoiar panelas quentes sobre a bancada de porcelanato?

Sim. O porcelanato é resistente ao calor. O porcelanato é queimado em um forno a 1250ºC e suporta esta temperatura. Podemos colocar panelas quentes sobre a bancada, sem alteração na superfície do produto. Isso vale para porcelanato polido ou natural. O porcelanato pode ser usado, inclusive, para revestir churrasqueiras externamente. Ele poderia até revestir churrasqueiras internamente, porém não existe no mercado argamassa colante para isso.

A bancada de porcelanato é higiênica? 

Sim. O porcelanato é bacteriostático, não permite que bactérias, vírus e outros microorganismos se proliferem. 

Como limpar a bancada de porcelanato?

O porcelanato pode ser limpo com produtos de uso diário, como Veja Cloro Ativo, saponáceo cremoso, detergente neutro e álcool 90%. Todos os tipos de porcelanato (esmaltado polido, esmaltado, Color Body polido, Color Body natural, técnico polido e técnico natural) não estragam em contato com produtos de limpeza convencionais, mesmo se a limpeza ocorrer com alta frequência. Para porcelanatos polidos, não utilizar o lado abrasivo da esponja.

Qual manutenção a bancada de porcelanato exige?

Nenhuma. Não exige aplicação de ceras ou impermeabilizantes, tampouco polimento.

A bancada de porcelanato oferece riscos às pessoas?

Não. O porcelanato é um material inorgânico, com zero emissão de compostos orgânicos voláteis. Chamados de COVs, são gases nocivos, que podem causar dores de cabeça, náuseas e irritação no nariz, olhos e garganta. O porcelanato também é livre de PVC, uma resina usada em outros revestimentos para melhorar a flexibilidade mecânica e estabilidade ao calor. O PVC contém oftalatos e organoestanhos, produtos cujo uso tem gerado preocupação entre os especialistas em saúde. O porcelanato tampouco contém aglomerantes, como o formaldeído, geralmente encontrado em painéis de fibras, compensados e aglomerados. O formaldeídeo leva ao aumento da incidência de asma. 

A bancada de porcelanato pode quebrar?

Nenhum material é totalmente invencível, porém o porcelanato é bastante resistente. Com uso adequado, não vai quebrar. Não recomendamos, entretanto, que uma pessoa suba na bancada de porcelanato. Também não vale querer quebrar a bancada propositalmente, com um martelo, por exemplo. A superfície da bancada é bastante resistente, mas as bordas são mais expostas e vulneráveis. É interessante ter um cuidado normal, como se teria com bancada de qualquer outro material.

A bancada de porcelanato pode manchar?

Não. Essa é uma grande vantagem do porcelanato em relação a pedras naturais. Não mancha nem com exposição ao sol, nem com líquidos e alimentos. Vinho, molho de tomate, café e gordura estão liberados. Basta limpar com água e detergente. Se parecer que não vai sair, aplique saponáceo líquido e deixe agir por alguns segundos. Não há possibilidade de mancha, mesmo em porcelanatos claros.

Quais as vantagens do porcelanato na bancada da cozinha em comparação a pedras naturais?

São quatro vantagens principais: sustentabilidade, resistência, assepsia e impermeabilidade.

A borda bisel ou bisotê de 3mm é indicada para todas as bancadas de porcelanato?

Sim. A borda tipo canto vivo jamais é indicada para bancadas de cozinha. Mesmo em bancadas de uso menos intenso, como bancada gourmet, churrasqueira, ilha central e banheiro, exigirá delicadeza no uso. Somente em bancadas de lavabo de baixo uso o canto vivo é liberado. Já o acabamento bisel ou bisotê de 3mm na borda garante resistência para bancadas gourmet, churrasqueiras, ilhas centrais, banheiros e lavabos. Na cozinha, sempre é bom delicadeza no uso, mesmo com o bisel ou bisotê de 3mm.

Faz diferença porcelanato claro ou escuro na bancada da cozinha?

Sim, faz um pouco de diferença. Se a cozinha tiver uso intenso, melhor optar por porcelanato claro. O porcelanato escuro também pode ser especificado, mas exigirá mais delicadeza no uso. Para outras bancadas, como bancada gourmet, churrasqueira, ilha central, banheiro e lavabo, todas as tonalidades estão liberadas.

Faz diferença porcelanato polido ou natural na bancada da cozinha?

Sim, faz um pouco de diferença. Se a cozinha tiver uso intenso, melhor optar por porcelanato natural. O porcelanato polido também pode ser especificado, mas exigirá mais delicadeza no uso. Para outras bancadas, como bancada gourmet, churrasqueira, ilha central, banheiro e lavabo, todos os acabamentos estão liberados.

Quais são os módulos da Cucine Combonibili?

A C2 é composta por módulos personalizáveis de acordo com a necessidade de cada projeto. Os módulos são: tampo área seca, tampo área molhada (com rebaixo), frontão (também chamado de rodapia ou backsplash), tampo duplo, fechamento frontal, pé duplo, pé simples, saia e guarnição e rodapé.

Como são feitos os furos e usinagens da C2?

São feitos em máquinas waterjet ou CNC, que garantem qualidade e precisão. Assim é possível customizar a bancada de porcelanato para receber cubas, cooktops, lixeiras, dispensers de detergente e torneiras.

Quais são os porcelanatos Portobello disponíveis para a Cucine Componibili?

Os porcelanatos Color Body em grandes formatos: Bianco Covelano 90x180 POL, Area White 120x120 POL, Area White 120x120 NAT, Area Black 120x120 POL, Area Black 120x120 NAT, Dansk Cement Graphite 120x120 NAT, Dansk Cement Rope 120x120 NAT, Dansk Cement Mud 120x120 NAT, Dansk Cement White 120x120 NAT, Bianco Covelano 120x120 POL, Bianco Covelano 120x120 NAT, Bianco Di Elba 120x120 POL, Oro Bianco 120x120 POL, Onyx Unique 120x120 NAT, Onyx Unique 120x120 POL, Araxá 120x120 POL, Siena Chianti 120x120 POL, Siena Panna 120x120 POL, Siena Pecorino 120x120 POL, Mineral Black 120x120 NAT, Mineral Off White 120x120 NAT, Posto 07 120x120 NAT, Concrete Graphite 120x250 NAT, Concrete Mud 120x250 NAT, Concrete Rope 120x250 NAT, Concrete White 120x250 NAT, Bianco Covelano 120x260 POL, Beige Versailles 120x260 POL, Oro Bianco 120x260 POL, Rivoli 120x260 POL, Onyx Unique 120x270 POL, Araxá 120x270 POL, Siena Chianti 120x270 POL, Still Now Sand 120x270 NAT, Bianco Covelano 120x270 POL, Black Eclipse 120x278 POL, Onyx Unique 160x320, Siena Chianti 160x320, Still Now Sand 160x320 e Nordik Wood 160x320.

Qual a espessura do porcelanato usado na C2?

Depende do formato do porcelanato. Para 90x180 e 120x120, a espessura é 10mm. Para 120x250, 120x260, 120x270 e 120x278, a espessura é 6mm. Para 160x320, a espessura é 12mm. 

Qualquer bancada de porcelanato vai ser boa?

A Portobello recomenda fortemente a Officina Portobello como fornecedora de bancadas de porcelanato. As duas unidades fabris da Officina contam com maquinário de última tecnologia, dificilmente encontrado em outras porcelanaterias. Além disso, a Officina tem uma equipe de designers, engenheiros e técnicos que pensa em cada detalhe das bancadas, para garantir segurança, funcionalidade e estética. Todos os produtos da Officina possuem garantia Portobello. As cozinhas C2 representam a combinação perfeita de tecnologia projetual e rigor industrial para a realização de projetos únicos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arte da porcelanateria para cozinhas...

Arte da porcelanateria para cozinhas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies