20.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
arte popular recife apartamento
Os moradores Rodrigo Cantarelli e Breno Modesto em seu apartamento repleto de arte popular, que eles colecionam e valorizam (Foto: Lufe Gomes)

A casa da arte popular

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.07.2023
Em sua viagem para Recife, Lufe visitou e fotografou um lar em que o artesanato não faz parte da decoração - ele é a decoração
minutos de leitura

Um dos meus sonhos era entrar em uma casa, normal, do dia a dia, onde a decoração fosse predominantemente feita com arte popular brasileira e artesanatos variados por todos os lados.

E não é que realizei esse sonho no Recife, Pernambuco?

Sim! Tá, tudo bem... Eu realmente já visitei muitas casas com artesanatos e bem maximalistas, é verdade, mas nessa casa, em especial, a decor é de fato feita com essas peças de arte.

Elas não são parte da decoração. Elas são a decoração.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Visite mais casas com Lufe:

Esse é o apartamento do Rodrigo Cantarelli (@drido) e do Breno Modesto (@florestadecoracao), que são apaixonados pelas expressões manuais brasileiras.

sala com arte popular
A área social se estende até a varanda integrada, povoada por plantas e arte popular (Foto: Lufe Gomes)

O apartamento é super amplo, com a sala totalmente integrada e aberta, o que facilitou expor as peças de uma forma que conduz o nosso caminhar, quase em zig zag, a passos lentos até à janela da varanda anexada à sala, onde estão as plantas e, advinha, muito mais artesanatos.

>>>> Saiba mais sobre a Fenearte, feira de arte popular brasileira que acontece em Pernambuco 

cadeira rosa do mestre Jasson
A deslumbrante cadeira rosa do mestre Jasson é uma paixão do morador, destaque na decoração da sala (Foto: Lufe Gomes)

A casa precisa ser aconchegante e divertida, e principalmente contar histórias de quem vive ali. E a busca por essas peças se tornou parte da história do casal, como quando finalmente conseguiram comprar por telefone a deslumbrante cadeira rosa do mestre artesão Jasson. A paixão era tanta que Rodrigo entrou no carro e viajou até Maceió para buscar pessoalmente a cadeira.

Obra de Francisco Brennand, artista pernambucano
Obra rara de Francisco Brennand, celebrado artista pernambucano (Foto: Lufe Gomes)

Ou como participaram de um leilão para ter uma tão sonhada e rara obra do Francisco Brennand. Aliás, Breno desejou por muito tempo até encontrar e conseguir adquirir uma escultura em pedra do celebrado Abelardo da Hora.

arte popular de Abelardo da Hora, Jasson e Véio
Abelardo da Hora, Jasson e Véio são alguns dos artistas populares presentes na coleção de Rodrigo e Breno, que ainda conta com muitos outros talento brasileiros (Foto: Lufe Gomes)

Além da cadeira, eles ainda tem várias peças do Jasson espalhadas pela casa, assim como esculturas do internacionalmente reconhecido Véio, hoje em dia um dos nomes mais fortes da cultura artesanal do sertão.

corrredor, galeria de exposição com arte popular
O largo corredor mais parece uma galeria de exposição (Foto: Lufe Gomes)

No corredor, que parece mais um hall de exposições, pois é muito largo, eles fizeram uma galeria de quadros e mais objetos, como os Mamulengos (fantoches).

parede amarelo ocre, quadros e esculturas com arte popular
As paredes em amarelo ocre do escritório destacam quadros e esculturas. Detalhe da rede sempre estendida, usada diariamente (Foto: Lufe Gomes)

O escritório, pintado em tom amarelo ocre, destaca pequenas obras e quadros por todos os lados. A rede está sempre estendida pois é usada diariamente pelo Rodrigo.

Nos quartos e no escritório, eles usaram porcelanato, pois além de refrescar no clima de Recife, ajuda muito com a limpeza de quem tem dois gatinhos em casa.

apartamento com quadros na parede
A área íntima ganhou piso de porcelanato, material adequado para regiões quentes como o Nordeste (Foto: Lufe Gomes)

A princípio, poderia parecer uma casa maximalista artesanal, mas a emoção que senti nesse lar reverbera a mensagem de valorização da arte popular brasileira, que eles me passaram e divido com você:

"Nossa casa tem que contar nossas histórias, mas fica ainda mais gostosa quando vivemos cercados de um sentimento de valorização de outras histórias, como dessas pessoas talentosas."

Confira a visita no vídeo do Life by Lufe:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A casa da arte popular...

A casa da arte popular

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amei, minha casa tem bastante coisa interessantes, meus netos ficam falando para eu acabar com essas coisas, mas eu adoroooo. Bjs. Amo vcs.

  2. Sou o José Roberto, artista naïf, gostei muitíssimo dessa matéria de vocês. Tenho também bastante coisas que faço e penso que vocês gostariam de conhecer. Moro em MG, na cidade de Barbacena. Venham um dia conhecer um pouco da arte de Zezim. Parabéns pelo bom gosto artístico.

  3. Eita Lufe vocês estão no Pernambuco, aqui vizinho do Cariri cearense, venha conhecer o centro cultural, casa de artesanato Mestre Noza, aqui no meu Juazeiro do Norte Cê.👍👍

  4. É muito especial e emocionante ver nossa arte popular assim valorizada, permeando todos os cantos e sendo vivenciada dia a dia por seus moradores! Belíssima coluna, e o vídeo no YouTube @lifebylufe está imperdível! Parabéns Rodrigo, Breno, Lufe e Archtrends!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies