19.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
moradores do apartamento maximalista em Manaus
A arquiteta Priscila Pereira e os moradores André Porto Faleiros e Murilo Faleiros, no apartamento maximalista em Manaus (Foto: Lufe Gomes)

Maximalista em Manaus

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.06.2023
Em sua viagem para o Amazonas, o fotógrafo Lufe Gomes conheceu um apartamento repleto de cores, estampas e referências, regionais e internacionais
minutos de leitura

Que alegria poder compartilhar com você aqui um pouco da minha experiência visitando um apartamento maximalista em Manaus, no Amazonas, repleto de referências de design moderno, de arte indígena e de artesanato de várias partes do Brasil - e com um projeto lindo de arquitetura!

Para ouvir a coluna completa, clique no play abaixo:

apartamento maximalista, móveis com estampas e texturas diferentes
O projeto de arquitetura previu a integração da varanda, mas com a divisória visual do piso (Foto: Lufe Gomes)

Esse é o apartamento do casal de amigos André Porto Faleiros e Murilo Faleiros, localizado na Ponta Negra, uma das regiões mais lindas da cidade de Manaus.

O projeto de reforma foi feito pela arquiteta Priscila Pereira, do escritório Okha Arquitetura (@okha_arquitetura), que tem uma forte pegada afetiva em seus projetos.

A Priscila e os meninos quiseram integrar os espaços e unir a varada do apartamento, que tem vista para o imponente Rio Negro e a selva Amazônica.

apartamento maximalista colorido
As paredes da cozinha também foram abaixo e hoje o ambiente é setorizado pelo teto de madeira (Foto: Lufe Gomes)

Então, a cozinha entrou para a sala e a varanda se tornou parte do todo interno, sendo delimitada somente pelo piso, enquanto a cozinha ganhou teto de madeira para estabelecer sua divisão somente visual.

piso de concreto em porcelanato, apartamento maximalista com quadro colorido
Concretissyma, um clássico da Portobello, é o piso do apartamento (Foto: Lufe Gomes)

O piso de todo o apartamento é o Concretissyma Matiz Grigio, da Portobello, e, para destacar a varanda, eles escolheram o revestimento Ampla Design. Achei excelente a solução de dividir, sem separar a sala da varanda, usando os elementos vazados da Portobello, chamados de Elemento Cinza. Isso possibilitou ventilação, iluminação, design e integração ao mesmo tempo.

escultura de cacto, castiçal de cacto, cobogó cinza na sala
A parede de elementos vazados possibilita setorização, mas com a passagem de luz e ventilação, além de adicionar informação de design (Foto: Lufe Gomes)

Destaque máximo para essa estante composta de bancos inspirados em bancos indígenas e que permitem múltiplas possibilidades de montagem. No dia a dia, eles decoraram com plantas, mas servem também para suporte quando o Murilo faz churrascos - famosos entre os amigos -, ou até mesmo como bancos em caso de casa cheia. 

estante modular com bancos de madeira na varanda
Bancos criaram uma estante modular na varanda (Foto: Lufe Gomes)

André e Murilo adoram coleções de toy art e espalharam por diversos cantos da casa, desde o topo dos armários da cozinha, até no quarto, banheiro, estante, mesas laterais. 

Aliás, o André é dono da DSpace (@dspacestore), uma das lojas que mais valorizam a arte popular e o artesanato, misturando como ninguém as diversas referências do Brasil com os talentos locais da região Norte do país. Por isso também conseguimos ver tantas inspirações no apartamento deles.

arte popular brasileira, apartamento maximalista
Uma mistura interessante entre toy art e arte popular brasileira (Foto: Lufe Gomes)

Os pontos fortes da sala são a pintura feita pelo coletivo de artistas Point Paint Graffiti (@pointpaintgraffiti) e, uma das minhas paixões, a tapeçaria rosa do Kennedy Bahia. 

A arte indígena e as referências ao talento manual do Norte do Brasil estão por todos os lados e meu destaque vai para a coleção de leques de palha dispostos sobre a parede de tijolinhos terracota, Muro Tramonto, da Portobello, que revestem vários pontos do apartamento trazendo aconchego.

O quarto do casal tem a cama baixa sobre tablado de madeira e mais e mais coleções. O banheiro da suíte é todo revestido de Bianco Paonazzetto.

tapete oxagonal amarelo na sala
O apartamento vive sempre cheio de amigos e boas histórias (Foto: Lufe Gomes)

A alegria do casal está claramente representada em cada cantinho, em cada espaço na parede. O apartamento vive sempre cheio de amigos e boas histórias. 

Engraçado né... Vendo as fotos, escrevendo aqui para você, ainda consigo escutar as risadas, relembrar o bom astral, sentir os abraços tão carinhosos e a vontade enorme de voltar e visitar esses amigos queridos nesse apartamento que é a perfeita manifestação da forma calorosa do amazonense receber tão bem.

Quando estive na Amazônia, uma frase me chamou muita atenção, e eu a via em camisetas, bonés, assim como as pessoas a pronunciavam como um chamado importante. Termino aqui a coluna escrevendo para que você se deixe tocar positivamente e volte seu olhar para lá. 

Sabe que frase é essa?

"O norte existe".

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Maximalista em Manaus...

Maximalista em Manaus

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um apartamento exuberante... assim como o norte de nosso Brasil maravilhoso!!! Parabéns pela matéria, Lufe!

  2. Linda reportagem!! 👏🏻👏🏻
    Conheço o trabalho deles …
    Mas eles se superaram nesse projeto!!!❤️
    Tudo lindo, com historia….
    Perfeito!!!

  3. Tudo muito lindo!! Que maravilha você na minha cidade lufe,na qual não visito por mais de 10 anos 🙈 um super abraço e parabéns aos donos do AP...ciao!!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies