25.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar branca com televisão ao centro e lareira ecológica
Sala de estar ganha metragem, luz e revestimentos em projeto para reunir família (Projeto: SRW Arquitetura e Interiores)

Quando a arquitetura transforma hábitos 

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.05.2023
Arquiteta Sibele Wodzinsky projeta apartamento para que família compartilhe mais tempo junto na área de estar
minutos de leitura

Uma arquitetura para reunir os moradores em um só ambiente. Essa é a premissa do projeto desse apartamento de 180 m², desenvolvido pelo escritório SRW Arquitetura e Interiores, da arquiteta Sibele Wodzinsky, de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. 

Leia mais:

Segundo Sibele, quando ela conheceu a dona do apartamento, que já morava lá, uma das questões apontadas foi a falta de uso da sala de estar. No dia a dia da família, ficava cada um trancado em seu quarto.

Retrato da arquiteta Sibele Wodzinsky
Arquiteta Sibele Wodzinsky comanda o escritório SRW Arquitetura e Interiores, em Jaraguá do Sul, SC (Foto: Kacio Lira /@kacioslira)

“O ambiente social fica sem função”, reflete Sibele. Ela acredita que, entre as causas possíveis para esse comportamento, estão a disposição de móveis, a composição do ambiente e um projeto de interiores nada convidativo. É como se a sala de estar repelisse o convívio.

Para transformar o espaço e a vida dos moradores, ela integrou uma varanda de pouco uso, ganhando metragem. Optou por novos tecidos para estofados e cortinas, em cores claras. Nos revestimentos, seguiu por tonalidades também suaves, que aparecem no piso, parede, painel de TV, lareira e cozinha. Destaque para Onyx Unique, da Portobello. 

Sala de estar com bancada marmorizada e tv pendurada. Lareira ecológica
Lareira foi executada em porcelanato Portobello (Projeto: SRW Arquitetura e Interiores)

A lareira ecológica, situada abaixo da televisão, tem base de aço inox e, sobre ela, há uma placa de proteção térmica. De resto, foi toda revestida em porcelanato Portobello. 

Sala de estar com revestimentos de cor clara, sofá fendi, mesas laterais e estante com metal dourado
Com integração de varanda, apartamento ganhou mais espaço (Projeto: SRW Arquitetura e Interiores)

Na cozinha, foi retirada uma porta de correr, abrindo para a sala. Com isso, a arquiteta levou mais luz para o imóvel e criou um ambiente integrado e agradável. 

“Quando entregamos o apartamento, tivemos o retorno da moradora, que me disse: ‘Sibele, você não tem noção do quanto mudou os nossos hábitos’”, relembra. “É uma coisa que encanta na profissão, conseguimos transformar hábitos porque sabemos o quanto o ambiente é importante nisso. Não é só questão de beleza”. 

cozinha com bancada branca, de porcelanato marmorizado
Cozinha foi aberta para a sala, se integrando à área de estar (Projeto: SRW Arquitetura e Interiores)
cozinha com bancada branca, de porcelanato marmorizado, e gaveteiro com alças douradas
Arquiteta optou por revestimentos de cores claras em todos ambientes (Projeto: SRW Arquitetura e Interiores)

A carreira de Sibele na arquitetura começou há mais de 20 anos. Natural de Jaraguá do Sul, em SC, ela abriu o seu escritório em 2016, após deixar uma sociedade com outra arquiteta. Com outros cinco profissionais, se dedica, majoritariamente, a projetos residenciais. Ela especifica na Portobello Shop Jaraguá do Sul

“Nos destacamos naquilo que fazemos, não é à toa que estamos há tantos anos no mercado”, reflete. “É algo consolidado, não veio de uma hora para outra, foi construído, e hoje colhemos o resultado com os clientes”. 

sala de estar com revestimentos claros, televisão e lareira ecológica
Sala ganhou forte entrada de luz após intervenção na arquitetura (Projeto: SRW Arquitetura e Interiores)

A arquiteta lembra que, antigamente, a profissão não era tão difundida na região. “Em Jaraguá do Sul, havia três ou quatro profissionais mais atuantes e a engenharia era muito forte, as pessoas procuravam mais engenheiros para fazer suas casas”, disse. 

“A arquitetura me encantava como um todo, mas eu não tinha conhecimento. Me joguei no que eu imaginava que poderia ser. Posso dizer que foi uma escolha super acertada, desde o início me identifiquei demais na profissão, por tudo que ela envolve, pela técnica, por oferecer soluções, pela criatividade, poder estar ligada com o nosso cliente e necessidades dele, isso torna a profissão envolvente e dinâmica”. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Quando a arquitetura transforma hábitos ...

Quando a arquitetura transforma hábitos 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies