Bistrô é um tipo de restaurante cuja característica é ser um ambiente intimista, aconchegante e luxuoso. Ele também se diferencia pelos pratos oferecidos. De origem francesa, a decoração e arquitetura são grandes destaques nesses espaços.
No Brasil, locais como esse têm crescido bastante nos últimos anos. E uma das qualidades que mais atrai o público é a qualidade e atendimento diferenciado.
Neste conteúdo, você vai aprender o que é bistrô, a sua origem e como planejar o seu espaço. Acompanhe!
O que é bistrô?
O bistrô é um tipo de estabelecimento bastante comum na Europa, caracterizado por ser um ambiente familiar, íntimo e que gera a sensação de conforto e bem-estar. O menu é diferenciado por oferecer pratos caseiros, mas com um toque de sofisticação.
O que mais se destaca nesse ambiente é a experiência que ele proporciona. Ela não é gerada apenas pela comida, mas por todo o local em volta: o tamanho, a distribuição dos espaços, a decoração, a iluminação. É esse conjunto que torna o bistrô tão apreciado em várias partes do mundo.
O custo-benefício para apreciar refeições nesse ambiente também é atrativo, pois geralmente, os preços não são elevados. É uma opção para pequenos encontros em horários específicos, já que seu funcionamento costuma ser no horário de almoço ou no jantar.
E você já conhece o significado da palavra e sua origem? Logo abaixo apresentaremos para você.
A história do bistrô: origem e significado
A palavra bistrô é de origem francesa e significa um pequeno café ou restaurante. E existem duas versões para a sua origem.
A primeira e mais consolidada é que esses pequenos estabelecimentos surgiram por volta de 1815. Seriam obras das mulheres casadas ou solteiras que eram deixadas em casa por seus esposos ou pais enquanto estes estavam em guerra.
Para promover o seu sustento, elas cozinhavam e serviam comida na própria casa. Com o tempo, esse tipo de estabelecimento foi ficando cada vez mais popular até que passou a fazer parte do cotidiano de franceses de diferentes classes sociais.
Já a segunda versão da história credita a palavra ao termo bystro de origem russa. Ele teria surgido em Paris à época da Segunda Guerra Mundial, quando soldados russos utilizavam essa palavra para acelerar o seu atendimento, que significa “rápido”.
Independentemente de sua origem, esse restaurante é um pequeno espaço que mistura as culinárias francesas com um ambiente que gera a sensação de algo próximo, conhecido e íntimo.
Leia também: Trattorias: 4 restaurantes históricos e tradicionais de Florença
Planejamento de um bistrô: crie e surpreenda o público
Muitas vezes pode ser difícil iniciar um projeto para abrir o seu próprio estabelecimento. Por isso, veja algumas dicas para iniciar o seu planejamento.
- O barato às vezes sai caro. Assim, invista em um bom projeto com um profissional qualificado. Isso proporciona segurança, pois é a partir dele que é possível ter a dimensão dos gastos de toda a obra.
- Converse com o arquiteto responsável para que o espaço previsto para o funcionamento do restaurante bistrô seja otimizado, aproveitando cada lugar de maneira inteligente.
- Pense no estilo que você deseja para o seu ambiente. É possível buscar referências em filmes, na literatura ou em histórias reais. Além disso, estabelecer um conceito ajuda a pensar na etapa posterior.
- Se possível, aproveite o espaço externo, distribuindo algumas mesas e cadeiras em equilíbrio ao paisagismo.
- A comida e as bebidas são o coração, mas a decoração é a alma da experiência que você deseja proporcionar ao seu cliente. Dessa forma, inspire-se para deixar o público totalmente à vontade para desenvolver uma atmosfera completa.
Com esse planejamento é possível criar algo característico e, ao mesmo tempo, único.
Cinco dicas de como decorar o seu bistrô
A aparência do seu negócio culinário é tão importante quanto a comida que serve. Desse modo, para criar um projeto arquitetônico harmônico, inovador e intimista, confira algumas recomendações para pequenos restaurantes:
1. Paleta de cores
Utilize a psicologia das cores como uma estratégia para estimular e influenciar o comportamento do cliente. A intenção é usar os tons para criar a experiência desejada. Porém, eles devem refletir o conceito da marca e ampliar as sensações positivas.
Dessa forma, escolha uma paleta de cores neutras e sóbrias. As cores mais suaves irão criar uma atmosfera mais tranquila. Uma dica que pode ajudar é pensar em tons de bege, branco, marrom e cinza.
2. Texturas
Adicione texturas ricas à sua decoração, pois o tipo de material escolhido tem grande responsabilidade na percepção do usuário. Isso pode ser feito através da escolha de materiais que transmitem a ideia de luxo para os seus móveis e revestimentos, como madeira escura ou couro macio. Outra maneira de adicionar textura é usando tecidos com detalhes ricos, como renda ou veludo.
Já na parede a textura pode modificar as sensações do espaço. A depender das tonalidades escolhidas, podem alargar ou estreitar um cômodo. Vale também utilizar tecido para complementar o sentimento que se deseja passar.
3. Iluminação
Utilize luzes suaves e indiretas para iluminar. Isso porque as luzes brilhantes podem ser desagradáveis e ofuscantes em um ambiente intimista. Em vez disso, opte por candelabros ou luminárias de parede que forneçam uma luz mais suave e indireta. Se possível, instale dimmer nas luzes para permitir que os clientes regulem a luminosidade conforme desejarem.
4. Obras de arte
Incorpore objetos de arte para enriquecer a decoração. Esta é uma ótima maneira de adicionar personalidade ao seu espaço e torná-lo mais aconchegante. Assim, procure obras originais de artistas locais ou invista em peças clássicas e únicas. Contudo, certifique-se de que as obras estejam bem iluminadas, para que os clientes possam apreciá-las plenamente.
5. Mobiliário
A pretensão é que os seus clientes tenham a impressão de estar em casa. Para isso, escolha um mobiliário confortável, mas elegante. Por exemplo, cadeiras de madeira são excelentes para isso. Porém, é preciso que sejam confortáveis.
É possível optar também por reservar um espaço específico para poltronas e sofás, valorizando cada cômodo individualmente. Além disso, o reaproveitamento de móveis antigos é uma possibilidade. Eles oferecem um tom vintage ao ambiente.
Outra dica é usar mesinhas e abajures, objetos que contribuem para deixar o seu estabelecimento com a sua personalidade.
A arquitetura para bistrô é um ponto importante para promover a experiência do cliente. E você pode buscar inspirações aqui no site Archtrends Portobello. Com um pouco de criatividade, a decoração do seu negócio ficará incrível e encantará o seu público.