13.11.2022
Avaliação
()
Cafeteria pequena, abre
Uma cafeteria pequena pode ser aconchegante com a decoração certa (Projeto: Vento Arquitetura / Foto: Robson Salgado)
0

7 dicas básicas de decoração para uma cafeteria pequena

minutos de leitura
Vai montar uma cafeteria pequena e não sabe por onde começar a decoração? Veja dicas indispensáveis e transforme seu espaço comercial
minutos de leitura

Decorar uma cafeteria pequena é indispensável para tornar o local mais aconchegante e atrativo para os clientes.

Afinal, a experiência de consumo é uma maneira de diferenciar as empresas. E, sem dúvida, um ambiente agradável contribui bastante para isso.

Um espaço pequeno não necessariamente é uma desvantagem. Mas é importante pensar muito bem na organização, otimizando as áreas e tornando seu café intimista.

Não sabe como fazer isso? Confira as dicas que os especialistas da Portobello reuniram!

1. Preste atenção no layout da cafeteria pequena

O primeiro passo é entender a configuração da sua cafeteria. Como o espaço é reduzido, meça tudo, para ter certeza de que balcões, mesas e outros detalhes funcionarão adequadamente.

Evite os exageros. Tente deixar entre 90 e 120 cm de área livre entre as mesas, para garantir a circulação. Se quiser mais conforto, use uma distância maior.

Outro cuidado é em relação ao espaço entre as cadeiras. Ele deve ser de, no mínimo, 10 cm, para evitar que as pessoas fiquem se esbarrando, tanto durante a movimentação quanto sentadas.

É claro que essas são medidas gerais e dependerá muito do tamanho dos seus móveis. Então, confira se o salão ficou agradável ao fazer a montagem.

Cafeteria pequena, layout
Pense com cuidado no layout, assegurando espaço de circulação entre as mesas, para oferecer mais conforto (Projeto: Escritório Arruda e Ferrari)

Como sua cafeteria é pequena, prefira mesas redondas e cadeiras sem braços, porque elas acomodam mais pessoas e ocupam menos espaço.

Aproveite para entender onde você poderá localizar o balcão e considere os possíveis usos das paredes. Por exemplo, dá para incluir nichos e prateleiras, que ajudam a organizar e a decorar, mas sem ocupar tanta área.

2. Escolha o estilo e as cores

Eleger um estilo decorativo e uma paleta de cores é essencial. Eles devem ter sintonia com a identidade do seu negócio, de modo a reforçá-la.

Vamos supor que você criou uma marca para sua cafeteria que seja jovem e descolada. Então, é interessante optar por uma decoração que conte com essas características.

Um bom exemplo nesse caso é o estilo urbano-industrial, mas com detalhes em madeira, que ajudam a aquecer o ambiente e dar algum aconchego.

Cafeteria pequena, estilos, cores
Reforce as características da sua marca com o estilo decorativo (Projeto: Atelier de Arquitetura)

Quanto à paleta de cores, se você usa tonalidades como branco, preto e marrom na identidade visual, é importante que elas estejam presentes na sua decoração.

Só tome cuidado com nuances muito vibrantes ou escuras. Procure suavizá-las com tons neutros, principalmente no piso, nas paredes e no teto.

Deixe as cores da sua marca para os detalhes, como uma parede diferenciada com o logotipo atrás do balcão, nas cadeiras, nos uniformes dos funcionários e em outros pontos.

Atenção para optar por nuances que sejam aconchegantes e não que espantem as pessoas. Vermelho e amarelo, por exemplo, estão ligadas à velocidade. Por isso, são comuns em fast foods.

No entanto, se a ideia é que os clientes permaneçam e consumam mais, prefira cores convidativas, como os tons terrosos.

3. Analise cuidadosamente os revestimentos

Os revestimentos são fundamentais na decoração de uma cafeteria pequena. Afinal, eles devem reforçar o estilo proposto para o ambiente e ser fáceis de manter no dia a dia.

Os cerâmicos são os mais indicados, porque são bastante resistentes a água, umidade, vapor, respingos de alimentos e outras situações comuns dentro de um estabelecimento comercial.

Cafeteria pequena, revestimentos
Crie uma parede de destaque e transforme a decoração da sua cafeteria pequena (Projeto: Studio Urbano)

A dica é optar por porcelanatos indicados para espaços comerciais, principalmente para o piso do salão, pois ele terá uma durabilidade maior.

Os produtos com acabamento natural fazem mais sentido, porque não escorregam, não riscam e têm fácil manutenção.

Na área da cozinha e do preparo dos alimentos, atenção redobrada. Os revestimentos cerâmicos, novamente, são os ideais. Além de fáceis de limpar, eles evitam a proliferação de micro-organismos.

Cafeteria pequena, balcão
Os revestimentos não precisam se limitar a paredes ou pisos. Nos balcões, eles ajudam a dar um toque sofisticado e ousado
(Projeto: Moca. Life Arquitetura)

Em relação à dimensão estética dos revestimentos, pense em elementos que fazem sentido para o estilo decorativo adotado.

Sua cafeteria é mais refinada e luxuosa? As opções que recriam mármore são incríveis e trazem esse toque de sofisticação.

A ideia é criar um ambiente moderno e urbano? Invista nos porcelanatos que reproduzem cimento e concreto.

Já se você sonha com um café bem aconchegante e convidativo, nada melhor do que as alternativas que interpretam madeira.

Cafeteria pequena, parede
A parede atrás do balcão pode ganhar destaque com os revestimentos certos (Projeto: Alice Tesch)

Por fim, se o estilo do seu negócio é mais vintage, que tal as opções que recriam os tradicionais ladrilhos hidráulicos?

Lembrando que os revestimentos cerâmicos também podem ser usados nas paredes, criando pontos de destaque, protegendo essas superfícies e facilitando a manutenção.

4. Selecione os móveis

Impossível falarmos sobre a decoração de uma cafeteria pequena sem mencionar os móveis, não é mesmo? Afinal, eles precisam proporcionar conforto aos clientes e ser de tamanhos adequados para favorecer a otimização do espaço.

Como já mencionamos anteriormente, mesas redondas e cadeiras sem braços são ótimas ideias. Mas você pode ir além. Por exemplo, criando um canto alemão, para aproveitar melhor as paredes, ou usando bancos para complementar a área de servir.

Cafeteria pequena, móveis
Aproveitar as paredes para otimizar o espaço com bancos é uma forma de ampliar o salão (Projeto: Archibox Arquitetura)

Outra dica é usar mesas com tampos translúcidos ou cadeiras transparentes. Isso porque elas pesam menos visualmente e, assim, dão a sensação de que o espaço é maior.

O balcão com detalhes em vidro é moderno, permite enxergar os produtos e também proporciona essa leveza ao olhar.

5. Lembre-se da iluminação

A iluminação é a "cereja do bolo" para que sua cafeteria pequena se torne irresistível e agradável para seus clientes.

A área do balcão precisa de uma atenção especial, para poder destacar os seus quitutes. Nesse sentido, prefira vitrines e estufas com prateleiras iluminadas.

Outra ideia para esse espaço é utilizar alguns pendentes, de modo a valorizar os itens expostos e/ou os maquinários de café.

Cafeteria pequena, iluminação
A iluminação é um ponto essencial que deve ser considerado, tanto a artificial quanto a natural, deixando a cafeteria mais aconchegante
(Projeto: Mateus)

Outra ideia é usar fitas de LED nas suas prateleiras, especialmente caso vá oferecer produtos para os clientes comprarem, como cafés, pães, geleias etc.

A iluminação central do salão pode ser feita com trilhos; assim, você conseguirá direcionar os spots para onde quiser.

Nas mesas, use lâmpadas amareladas, que são mais aconchegantes. É possível utilizar pendentes, arandelas e lustres, entre outros.

Nas paredes, você pode brincar com os letreiros em neon, que ajudam a iluminar e a decorar ao mesmo tempo.

6. Destaque os equipamentos

Os equipamentos também devem fazer parte da sua decoração. É importante deixá-los em um local de destaque, especialmente as cafeteiras.

Se você não tem muito espaço para organizar todos os itens, aposte em prateleiras e nichos na área do preparo do café. Assim, eles acabam se tornando objetos decorativos.

Cafeteria pequena, equipamentos
Mesmo espaços que não são tradicionalmente uma cafeteria podem contar com alguns equipamentos específicos e oferecer uma experiência diferenciada aos clientes (Projeto: 3P Studio)

Alguns dos equipamentos básicos que você precisará ter são:

  • computador e impressora para o caixa (ou caixa móvel instalado nas máquinas de cartão);
  • máquina de café espresso profissional com dois grupos;
  • liquidificador industrial ou blender;
  • espremedor de frutas industrial;
  • fogão industrial de duas bocas;
  • estufa para salgados;
  • vitrine refrigerada;
  • gaveta de borra;
  • moinho de café;
  • balança digital;
  • forno elétrico;
  • filtro de água;
  • micro-ondas;
  • lava-louças;
  • geladeira.

7. Finalize com os objetos decorativos

Os objetos dão o toque final à decoração da sua cafeteria pequena e ajudam a transmitir as sensações que você deseja despertar com a sua marca. São muitas as ideias que podem ser adotadas, dependendo do estilo.

Cafeteria pequena, objetos decorativos
Os objetos de decoração ajudam a criar um espaço único e convidativo (Projeto: Vento Arquitetura / Foto: Robson Salgado)

É possível montar uma parede verde, usar quadros, criar um painel decorativo, pendurar vasos de plantas, adesivar uma parede ou a porta de entrada, incluir uma lousa com o menu da casa, ter uma parede de tijolinhos e assim por diante.

Viu só como a decoração de uma cafeteria pequena não é complicada? Aproveite para conferir nossas dicas para projetar ambientes comerciais!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies