Arquitetura de interiores da Aesop Barcelona
Barcelona foi a cidade escolhida para mais uma loja da marca Aesop. Em um local estreito no coração da cidade, o design de interiores mescla texturas frias e quentes como experiência imersiva.
Aesop é uma marca de skincare australiana que conquistou o mundo pela arquitetura de suas lojas, além dos aromas de seus produtos. Sempre colabora com arquitetos e designers locais para criar a arquitetura das lojas. Para cada nova loja, um design de interiores completamente diferente, sem preocupação com padronização visual. Apesar de todas as lojas possuírem uma identidade e materiais diferentes, há dois fatores em comum: o visual merchandising e uma cuba icônica.
O visual merchandising é linear, minimalista e se integra com a decoração da loja. A cuba é tratada com destaque no centro da loja ou em alguma lateral. Geralmente escultórica, com materiais e acabamentos interessantes, servindo para melhorar a experiência de compra do consumidor. Qualquer pessoa pode provar vários produtos Aesop, lavar as mãos, e voltar a provar novamente todo o seu catálogo.
>>> Conheça melhor a história da Aesop e suas diferentes lojas pelo mundo aqui
Para a loja de Barcelona, a Aesop escolheu o bairro Eixample para a implementação. Quase esquina com a Passeig de Gràcia, principal destino de compras na cidade, a loja toma conta do piso térreo de um edifício modernista catalão.
O imóvel possui uma configuração estreita e com um pé-direito duplo, exceto no final da loja, onde o pé-direito diminui drasticamente. A princípio, uma configuração arquitetônica muito desafiante para os arquitetos.
Mas isso não foi um problema para o projeto. Ao contrário: o estúdio local Barozzi Veiga utilizou esta característica em seu favor.
O layout divide-se em dois: o corredor principal de pé-direito alto, onde se expõe todo o catálogo da marca; e os fundos da loja com pé-direito mais baixo, onde fica localizada a cuba escultórica para uma consulta mais privativa entre vendedor e cliente.
O projeto se deu entre o contraste dos dois ambientes - tanto a partir da sua configuração, quanto dos materiais e acabamentos utilizados.
Para o corredor principal, escolheu-se materiais e acabamentos minimalistas. O cimento queimado de cor clara tomou conta do espaço e todo o mobiliário foi produzido em metal escovado. Prateleiras metálicas finas alongam o espaço e expõem toda a gama de produtos Aesop. Neste mesmo corredor, a coluna existente foi revestida em metal escovado também.
Ao andar em direção aos fundos da loja, descobrimos inusitadamente a área de consulta com a pia em destaque e um sofá confortável, sob o pé-direito mais baixo. Para as paredes foi escolhida a pintura efeito estuco terracota, que traz a sensação de conforto e acolhimento.
Conheça mais projetos de retail design com Bárbara Cassou:
- Embalagens viram revestimento e decoração em loja sustentável
- Pop-up da Mugler em Londres tem escultura de corpo gigante e experiência digital
- Curadoria, experiência e storytelling para mesclar mundos digital e físico no varejo
O interessante deste projeto é a mescla de materiais e texturas com sensações tão diferentes. A frieza do metal escovado junto com o conforto da textura de estuco terracota fazem o ambiente ser surpreendente e sensorial. À medida que o consumidor caminha pelo espaço, descobre novos produtos, sensações e experiências.
Para arquitetos e designers as lojas Aesop são referência em acabamentos, materialidade, configuração e criatividade. Não deixe de visitar alguma de perto se tiver a oportunidade. No Brasil, você pode encontrá-la na Rua Oscar Freire, em São Paulo, com projeto de Paulo Mendes da Rocha em colaboração com Metro Arquitetos.