31.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
interior da loja sustentável Monc Eyewear
O interior da loja Monc Eyewear projetada por Nina+Co em Londres (Foto: Handover Agency)

Embalagens viram revestimento e decoração em loja sustentável

calendar-blank-line
31.01.2023
A loja da Monc Eyewear em Londres é exemplo de criatividade e sustentabilidade e tem, em seu projeto de interiores, materiais biodegradáveis e reaproveitados
minutos de leitura

O projeto da loja Monc Eyewear em Londres é daqueles que ganham um suspiro de qualquer arquiteto e designer por sua criatividade e sensibilidade. Ainda, é um exemplo de sustentabilidade em interiores. 

Nina+Co, o estúdio de arquitetura responsável pelo projeto, localiza-se em Londres, e tem como principal lema promover o design circular nos seus projetos. A fundadora Nina Woodcroft, após trabalhar alguns anos com interiores para hotéis e residências de luxo, preferiu, em vez de projetar pensando no bem-estar das pessoas para quem ela trabalhava, projetar focando no bem-estar do planeta. Assim nasceu o Nina+Co, um estúdio de design com forte foco em sustentabilidade e senso de comunidade, com colaboração de designers e artesãos locais.

fachada da loja com Embalagens biodegragáveis na decoração
A fachada da loja situada perto do Regent Park, em Londres (Foto: Handover Agency)

Para o espaço da Monc Eyewear, uma marca de óculos que preza pela qualidade, honestidade e bom design, Nina usou e abusou da sua criatividade e sensibilidade. 

A Monc é uma marca que vende óculos de sol e de grau, e trabalha a partir de um sistema de circuito fechado, em que reutiliza e recicla ao máximo os resíduos provenientes de ciclos de produção. Para a criação dos óculos, nada é desperdiçado e todos os materiais e processos são cuidadosamente considerados. 

Embalagens biodegragáveis de espuma de amido de milho na decoração de loja
A espuma utilizada em embalagens dos produtos serve de decoração e revestimento do teto e prateleiras da loja (Foto: Handover Agency)

Com o mesmo lema em comum, Monc Eyewear e Nina+Co juntaram-se para criar o primeiro espaço de vendas físico da marca de óculos, localizado perto do Regent Park, em Londres.

O principal material escolhido para o projeto foi uma simples espuma feita de amido de milho que é usada nas embalagens e no transporte dos óculos. A espuma serviu de decoração e revestimento do teto, e de suporte para as prateleiras expositoras. 

A beleza da sua forma ondulada traz uma textura interessante para o pequeno projeto e, além de reciclável, o material é compostável e se dissolve na água. 

Embalagens biodegragáveis espuma como prateleira
Detalhes das prateleiras expositoras com bases feitas da espuma de amido de milho (Foto: Handover Agency)

Outros materiais biodegradáveis também foram usados no projeto. O micélio - conjunto de hifas emaranhadas de um fungo -, tornou-se totem expositor. O bio-acetato feito de algodão e fibras de polpa de madeira, além de servirem para as hastes dos óculos, viraram banco e mostruário para a loja. Há ainda uma cortina em um dos móveis toda feita com tecido de cânhamo. 

Embalagens biodegragáveis na decoração
Detalhes da textura da espuma no interior da loja (Foto: Handover Agency)

A ideia era que a primeira loja da marca fosse um espaço para que a comunidade e clientes pudessem experimentar uma seleção de produtos e aprender como eles são fabricados, com 100% de transparência entre marca e consumidor. 

Cortina feita de tecido de cânhamo em móvel (Foto: Handover Agency)

Com seu sucesso, o projeto da loja da Monc Eyewear chegou a ganhar prêmio do site especializado Dezeen como Small retail interior of the year. Esse é um exemplo perfeito de que um simples material descartado pode virar protagonista em um espaço arquitetônico. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Embalagens viram revestimento e decoração e...

Embalagens viram revestimento e decoração em loja sustentável

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies