11.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
loja Aesop em Barcelona
O contraste dos revestimentos na loja Aesop em Barcelona (Foto: Cortesia Aesop)

Arquitetura de interiores da Aesop Barcelona

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.04.2023
A marca de cosméticos Aesop dá total liberdade para arquitetos locais criarem os interiores de suas unidades. Conheça a nova loja de Barcelona
minutos de leitura

Barcelona foi a cidade escolhida para mais uma loja da marca Aesop. Em um local estreito no coração da cidade, o design de interiores mescla texturas frias e quentes como experiência imersiva. 

Aesop é uma marca de skincare australiana que conquistou o mundo pela arquitetura de suas lojas, além dos aromas de seus produtos. Sempre colabora com arquitetos e designers locais para criar a arquitetura das lojas. Para cada nova loja, um design de interiores completamente diferente, sem preocupação com padronização visual. Apesar de todas as lojas possuírem uma identidade e materiais diferentes, há dois fatores em comum: o visual merchandising e uma cuba icônica. 

decoração da Aesop Barcelona
A primeira parte da loja em cimento queimado com os móveis em metal escovado e pé-direito duplo (Foto: Cortesia Aesop) 

O visual merchandising é linear, minimalista e se integra com a decoração da loja. A cuba é tratada com destaque no centro da loja ou em alguma lateral. Geralmente escultórica, com materiais e acabamentos interessantes, servindo para melhorar a experiência de compra do consumidor. Qualquer pessoa pode provar vários produtos Aesop, lavar as mãos, e voltar a provar novamente todo o seu catálogo. 

>>> Conheça melhor a história da Aesop e suas diferentes lojas pelo mundo aqui

Para a loja de Barcelona, a Aesop escolheu o bairro Eixample para a implementação. Quase esquina com a Passeig de Gràcia, principal destino de compras na cidade, a loja toma conta do piso térreo de um edifício modernista catalão. 

O imóvel possui uma configuração estreita e com um pé-direito duplo, exceto no final da loja, onde o pé-direito diminui drasticamente. A princípio, uma configuração arquitetônica muito desafiante para os arquitetos. 

Mas isso não foi um problema para o projeto. Ao contrário: o estúdio local Barozzi Veiga utilizou esta característica em seu favor. 

decoração minimalista da aesop barcelona
O projeto nasceu a partir de contrastes, tanto na sua configuração quanto dos materiais e acabamentos utilizados (Foto: Cortesia Aesop)

O layout divide-se em dois: o corredor principal de pé-direito alto, onde se expõe todo o catálogo da marca; e os fundos da loja com pé-direito mais baixo, onde fica localizada a cuba escultórica para uma consulta mais privativa entre vendedor e cliente. 

O projeto se deu entre o contraste dos dois ambientes - tanto a partir da sua configuração, quanto dos materiais e acabamentos utilizados. 

Para o corredor principal, escolheu-se materiais e acabamentos minimalistas. O cimento queimado de cor clara tomou conta do espaço e todo o mobiliário foi produzido em metal escovado. Prateleiras metálicas finas alongam o espaço e expõem toda a gama de produtos Aesop. Neste mesmo corredor, a coluna existente foi revestida em metal escovado também. 

Ao andar em direção aos fundos da loja, descobrimos inusitadamente a área de consulta com a pia em destaque e um sofá confortável, sob o pé-direito mais baixo. Para as paredes foi escolhida a pintura efeito estuco terracota, que traz a sensação de conforto e acolhimento. 

Conheça mais projetos de retail design com Bárbara Cassou:

O interessante deste projeto é a mescla de materiais e texturas com sensações tão diferentes. A frieza do metal escovado junto com o conforto da textura de estuco terracota fazem o ambiente ser surpreendente e sensorial. À medida que o consumidor caminha pelo espaço, descobre novos produtos, sensações e experiências. 

Para arquitetos e designers as lojas Aesop são referência em acabamentos, materialidade, configuração e criatividade. Não deixe de visitar alguma de perto se tiver a oportunidade. No Brasil, você pode encontrá-la na Rua Oscar Freire, em São Paulo, com projeto de Paulo Mendes da Rocha em colaboração com Metro Arquitetos.  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura de interiores da Aesop Barcelona...

Arquitetura de interiores da Aesop Barcelona

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies