Telhado branco: recurso sustentável para o conforto térmico
Recursos sustentáveis como o telhado branco são essenciais na hora de arquitetos planejarem como dar mais conforto térmico aos ambientes.
Em um contexto de mudança climática e aumento das temperaturas, ter atenção a este aspecto torna-se ainda mais importante.
Continue a leitura para entender mais sobre os benefícios do telhado branco. Confira!
O telhado branco traz mais conforto térmico?
Sim, e puramente por uma questão física: enquanto tons escuros absorvem o calor, os mais claros refletem. Dessa forma, uma roupa branca é mais fresca do que outra preta. A mesma lógica pode ser usada para um telhado branco.
Segundo estudo promovido pela Universidade de São Paulo (USP) e divulgado em 2019, o telhado branco absorve 20% da luz solar (calor), enquanto os outros 80% são refletidos.
\"Já o preto reflete apenas 2%, absorvendo praticamente todo calor que é emitido sobre as superfícies\", afirmou à época Kelen Almeida Dornelles, pesquisadora responsável pelo estudo.
Veja também:
- Lareira ecológica: como funciona e modelos para aquecer com sustentabilidade
- Vegetação e arquitetura: combinação essencial para o conforto térmico
- Piscina branca: uma opção para projetos atemporais
Menos emissão de calor entre fachadas
A fachada e o telhado brancos também interferem na temperatura entre uma casa e outra, pois uma superfície aquecida também emite calor para o ar.
Como a cor absorve pouquíssima luz, ele não transmite essas ondas para as residências ao redor. Esse é um dos motivos que faz com que a cor mais clara diminua as chances de formação de ilhas de calor.
A cor branca, claro, não pode fazer o trabalho por completo — a diminuição de ilhas também tem a ver com maior espaçamento entre residências, diminuição de concreto e menos uso de vidros nas fachadas.
Porém, ela contribui consideravelmente quando o assunto é conforto térmico.
Segundo a pesquisa, o ideal não seria necessariamente pintar todos os telhados e fachadas de um local com a cor branca, já que o reflexo da luz solar numa superfície muito clara e extensa poderia causar um grande desconforto visual.
É possível, porém, que uma mesma região intercale telhados brancos e outros com cores claras, como bege e areia.
Por que o telhado branco é considerado sustentável?
A Grécia é um exemplo de como as casas brancas podem proporcionar conforto térmico — e, curiosamente, sem problemas com o excesso de reflexo causado pelo sol.
Para quem observa, as casas brancas com janelas azuis lembram a bandeira da Grécia. Contudo, é apenas uma coincidência; há janelas e portas de todas as cores, que se destacam em meio às construções claras.
A fachada branca surgiu justamente por conta do calor. Grande parte das casas das ilhas gregas foi construída com as pedras da região. O problema, porém, é que o material era escuro e absorvia o calor no alto verão.
Com isso, os moradores começaram a pintar a superfície com cores claras, incluindo o telhado branco, como uma tentativa de reverter o calor no interior das residências. Deu tão certo que, até hoje, as casas são pintadas dessa forma.
Outra razão por trás disso é a cal branca disponível no local. Além de barata, ela ainda agia como desinfetante e foi fundamental para controlar a epidemia de cólera que assolou a Grécia.
Quais as vantagens do telhado branco?
Veja quais benefícios você pode ter ao pintar o seu telhado com uma cor mais clara:
Casa mais fresca
A grande vantagem do telhado branco é o conforto térmico. Como dito, o telhado branco absorve apenas 20% do calor. Com isso, sua superfície não aquece tanto quanto outras de tonalidade diferentes.
Um telhado mais fresco não absorve e não transmite esse calor para dentro da residência ou locais ao redor. Consequentemente, há menor chance de ilhas de calor.
Segundo pesquisa promovida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a diferença de temperatura entre as regiões urbana e rural de uma mesma cidade pode chegar a 10 graus.
Economia de energia
Com a casa mais fresca, você não precisa manter o ventilador e, principalmente, o ar-condicionado ligado por muitas horas. Com isso, há uma boa economia na conta de energia elétrica.
Além disso, menos energia elétrica utilizada também significa menos recursos hídricos em uso — o que torna o telhado branco ainda mais sustentável.
Qual tinta usar para pintar um telhado branco?
Mais do que uma boa tinta, é essencial usar um produto voltado para o ambiente externo, principalmente telhados.
A incidência de radiação solar no topo da residência é muito maior do que nas paredes. Além disso, chuvas, granizos, poeiras e outras agressões externas vão atingir o telhado antes de chegar na parte mais baixa da casa.
Atenção, antes de passar qualquer tinta ou trocar as telhas, procure um profissional da área para realizar a mudança.
Os três principais itens para ter um telhado branco são a tinta, primer e lixas. No geral, para pintar o telhado, é fundamental que ela esteja limpa. Poeira, pedras e outras impurezas podem provocar ranhuras que impedem a fixação do pigmento.
Após a limpeza, o recomendado é passar lixa para deixar o telhado mais uniforme. Já o primer prepara o local para receber a tintura.
Além de voltada para telhados, profissionais indicam tinta térmica, que funciona como um isolante térmico. Dessa forma, tanto a cor quanto a tecnologia vão atuar para proporcionar mais conforto ao ambiente.
A manutenção também costuma ser menos frequente. No geral, o usuário precisa aplicá-la novamente a cada cinco anos.
Como visto, o telhado branco ajuda — e muito — a manter a casa e o ar mais frescos. Com a tecnologia aliada, como no caso da tinta térmica, os resultados são ainda mais eficazes.
O ponto-chave da arquitetura é a união de tecnologia com a sustentabilidade para evitar o aquecimento global. Entenda como unir ambos para oferecer mais conforto ao morador por meio das casas inteligentes!