26.11.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Área gourmet e sala de estar integradas em tons terrosos. Em destaque, temos um sofá, duas poltronas e uma mesa de centro retangular
Mesa de centro para sala pode ser em diferentes formatos, materiais e medidas (Projeto: Anderson Nogueira)

Um guia para escolher a sua mesa de centro para sala

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.11.2024
Formatos, materiais, medidas... Você sabe como deve ser a mesa de centro para sala? Listamos os principais pontos a considerar antes da compra
minutos de leitura

Muitas vezes, a mesa de centro para sala é coadjuvante no ambiente. No entanto, ela é essencial para compor a decoração, além de servir de apoio para diversos objetos no dia a dia.

Portanto, esse móvel une estética e funcionalidade. Mas, para que cumpra bem o seu papel, é preciso saber escolher. Afinal, há muitos formatos, materiais e medidas disponíveis.

Para entender qual você deve decorar o ambiente, acompanhe a leitura deste artigo!

Para que serve a mesa de centro para sala?

A mesa de centro para sala é muito mais do que apenas um móvel; é uma peça-chave que pode transformar completamente a atmosfera do living.

Além de oferecer uma superfície útil para apoio, ela cria um ponto focal. Assim, une o mobiliário ao redor e convida à interação.

Leia também:

O que colocar na mesa de centro para sala?

Ambiente minimalista, com escultura na parede, mesinhas em formas orgânicas e uma cadeira
Vasos, plantas e livros podem ser dispostos em mesa de centro (Projeto: Portobello)

Para você entender melhor como a mesa de centro para sala pode funcionar no seu ambiente, listamos os principais itens que podem ser apoiados sobre ela:

  • vasos de plantas ou arranjos de flores;
  • caixa de som pequena;
  • souvenirs de viagens;
  • bandeja decorativa;
  • velas perfumadas;
  • aromatizadores;
  • livros de mesa;
  • porta-retratos;
  • esculturas.

Como escolher a mesa de centro para sala?

Para acertar na escolha da mesa de centro para sala, é necessário considerar alguns pontos como o formato, o material e as medidas do móvel. Confira as nossas dicas na sequência.

Formato

O primeiro passo é escolher o formato da mesa de centro para sala. Leve em consideração o estilo decorativo, o layout e as dimensões do ambiente para entender qual é o ideal.

Mesa de centro retangular

Detalhes de sala de estar com duas mesas de centro retangulares e um sofá
Mesa de centro retangular é uma das escolhas mais populares (Projeto: Portobello)

A mesa de centro para sala retangular é uma escolha clássica e versátil, sendo adequada para uma variedade de espaços.

Sua forma linear se encaixa naturalmente em ambientes retangulares e/ou com móveis modulares. Funciona especialmente bem em áreas longas, criando uma sensação de equilíbrio.

Para salas estreitas ou compridas, uma dica é optar por uma mesa de centro retangular proporcional ao tamanho do sofá. 

Experimente alinhar objetos decorativos ao longo do comprimento da superfície para criar uma impressão de continuidade visual.

Mesa de centro redonda

Detalhe de ambiente com piso e parede em porcelanato. Há duas mesas com formas orgânicas, uma alta (branca) e outra baixa (preta)
Formas orgânicas proporcionam efeito visual parecido com o de mesas redondas (Projeto: Portobello)

Já a mesa de centro para sala redonda é uma escolha elegante e contemporânea, capaz de adicionar suavidade e fluidez ao ambiente.

Seu formato orgânico é ideal para quebrar a rigidez de salas quadradas ou retangulares. Além disso, são perfeitas para espaços menores. Afinal, eliminam cantos afiados, facilitando a circulação ao redor delas.

Na hora de decorar uma mesa de centro redonda, concentre-se em criar uma composição centralizada, com um arranjo de objetos que siga o contorno do móvel.

Mesa de centro quadrada

Seja ela com cantos retos ou arredondados, a mesa de centro para sala quadrada combina a funcionalidade das retangulares com a suavidade das redondas.

Portanto, é a opção ideal para salas de estar grandes, onde esse móvel pode ocupar um espaço central sem sobrecarregar visualmente o ambiente.

Oferece ainda uma superfície generosa para entretenimento e exibição, enquanto adiciona um toque contemporâneo ao design do espaço.

Experimente dividir a mesa de centro quadrada em quadrantes. Assim, você pode preencher cada seção com diferentes elementos decorativos, criando uma composição equilibrada e harmoniosa.

Material

A matéria-prima da mesa de centro para sala deve combinar com o estilo de decoração do ambiente. Contudo, há ainda outros pontos a se considerar, como você confere na sequência.

Madeira

A madeira é um material versátil, disponível em uma variedade de tons e acabamentos. Mesas de centro para sala desse tipo adicionam calor e rusticidade ao ambiente.

Elas podem ser lixadas e envernizadas para renovar a aparência ao longo do tempo. Entretanto, precisam de alguns cuidados, sobretudo com o contato com a água, pois podem manchar ou estufar.

De maneira geral, a mesa de centro para sala em madeira é uma boa escolha para decorações rústicas, escandinavas e contemporâneas.

Metal

Mesas de centro em formatos e tamanhos diversos dispostas em um ambiente industrial
Material pode aparecer tanto no tampo quanto nos pés da mesa de centro (Projeto: Portobello)

Oferece uma estética moderna e elegante, além de ser resistente e fácil de limpar. Mesas de centro para sala em metal são boas alternativas para decorações industriais, minimalistas ou contemporâneas.

Elas adicionam um toque de brilho ao ambiente. Podem ser totalmente em metal ou, ainda, com pés metálicos e tampo em outro material, como madeira, vidro ou porcelanato.

Vidro

Perfeito para ambientes modernos, o vidro confere uma sensação de leveza e transparência à decoração. Portanto, ajuda a tornar a sala visualmente mais ampla, sendo ideal para espaços menores.

As mesas de centro em vidro são elegantes e fáceis de limpar, além de se misturarem facilmente com outros materiais.

Mármore

O mármore é um material luxuoso e atemporal, conhecido por sua beleza e durabilidade. No entanto, não é muito sustentável, além de ter custo elevado.

Mesas de centro nesta matéria-prima adicionam um toque de requinte. Elas são resistentes e fáceis de limpar, funcionando bem em ambientes clássicos.

Porcelanato

Uma ótima alternativa aos materiais apresentados anteriormente é o porcelanato. 

Produto resistente, durável e fácil de limpar, ele é capaz de reproduzir outras superfícies com precisão. Isso inclui madeira, metal e até mármore.

Portanto, mesas de centro para sala em porcelanato proporcionam uma boa variedade de padrões e texturas. 

Dessa maneira, são uma opção versátil, combinando com qualquer estilo de decoração. Basta escolher a aparência de acordo com o design do ambiente.

Para facilitar, a Officina Portobello conta com opções já prontas. Entre elas, estão os produtos das linhas Ohtake e Stone Skin.

Sala de estar vista de cima. Há um grande sofá e várias mesas de centro, em formas e cores diversas
Grande nome da arquitetura, Ruy Ohtake assina mesas em parceria com a Portobello (Projeto: Rodrigo Ohtake)

Idealizada pelo arquiteto Ruy Ohtake, a primeira linha conta com traços orgânicos, típicos do modernismo brasileiro. Assim, é possível transmitir o design industrial para essa verdadeira obra de arte.

Detalhe de sala de estar com uma mesa de centro retangular e uma poltrona
Porcelanato é capaz de reproduzir mármore com exatidão (Projeto: Portobello)

Já Stone Skin tem inspiração nos blocos de pedra. Essa forma rudimentar se contrapõe à leveza das Lastras em porcelanato.

Funcional, traz proporções exatas e um recuo negativo na base. Esse detalhe faz com que as peças pareçam flutuar.

Medidas

Para que a mesa de centro para sala seja bonita e funcional, é necessário que se encaixe perfeitamente no ambiente. Sendo assim, cheque o seguinte:

  • espaço disponível: tire as medidas e considere a área livre ao redor para garantir uma circulação confortável. Deixe pelo menos de 45 a 60 cm de entre o móvel e o sofá ou outras peças, para permitir que as pessoas passem livremente;
  • equilíbrio visual: em geral, a largura da mesa de centro deve ser de cerca de metade a dois terços do comprimento do sofá;
  • altura adequada: o ideal é que ela fique próxima ao nível dos assentos do sofá. Uma medida padrão varia entre 40 e 50 cm. Contudo, você pode ajustar conforme necessário, com base no seu estilo de vida;
  • funcionalidade: considere como deseja usar a mesa de centro. Se costuma comer ou trabalhar na frente da TV, uma peça baixa pode ser mais confortável para apoiar os braços ou pratos. Se gosta de exibir itens decorativos, uma superfície ampla tende a ser melhor;
  • testes: coloque caixas ou objetos temporários no piso para simular o tamanho e a forma do móvel desejado. Isso ajuda a visualizar como ele vai se encaixar no espaço e se vai ser prático para as suas necessidades.

Agora que você já sabe como escolher uma mesa de centro para sala, que tal entender como a Portobello é capaz de reproduzir materiais raros em porcelanato?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Um guia para escolher a sua mesa de centro pa...

Um guia para escolher a sua mesa de centro para sala

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies