As redes sociais são aliadas de quem deseja conseguir novos clientes, firmar-se como autoridade em seu segmento e até virar um influencer. Não seria diferente com a arquitetura. E, dentre tantas redes disponíveis, o uso do TikTok para arquitetos e decoradores desponta como um bom recurso para a carreira.
O motivo é que o TikTok é uma das redes sociais mais populares no mundo atualmente.
Em julho, ranqueava como a sétima mais usada no planeta, estando à frente de outras mais consagradas, como o Twitter, Snapchat e Pinterest.
Pouco tempo depois, no final de setembro, o aplicativo divulgou ter alcançado 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.
Quer aproveitar essa popularidade para divulgar o seu trabalho? Então veja algumas dicas de uso do TikTok para arquitetos e decoradores.
5 dicas para criar um perfil de TikTok para arquitetos e decoradores
Entenda como utilizar a rede social para conquistar clientes e se tornar uma autoridade na arquitetura:
1. Privilegie qualidade e conhecimento
Um perfil no TikTok para arquitetos é, acima de tudo, uma rede profissional. Isso significa que ela será usada para divulgar seu trabalho. Embora challenges (desafios) e dancinhas sejam divertidos, eles não devem imperar no seu perfil. O seu conhecimento sobre arquitetura e decoração deve ser o principal pilar do seu conteúdo.
2. Crie uma agenda de publicações
Assim como qualquer trabalho, um TikTok para arquitetos deve ser planejado e organizado. Portanto, pense antecipadamente no tipo de conteúdo que deseja oferecer aos seus seguidores e evite produzir de maneira aleatória. Uma boa solução é ter uma agenda de publicações, estipulando quais assuntos você vai abordar em um determinado dia. Você pode, por exemplo, postar conteúdos estilo "antes e depois" às segundas, challenges às terças, história da arquitetura às quartas e assim sucessivamente. Confira outras ideias de temas que você pode incluir na sua agenda:
- Mitos e verdades sobre a profissão de arquiteto ou designer de interiores;
- Dicas para quem deseja trabalhar com arquitetura e decoração;
- Tendências de arquitetura e decoração em 2021;
- Antes e depois de uma reforma;
- Curiosidades sobre a profissão;
- Dicas simples de decoração;
- Detalhes de uma obra;
- História da arquitetura.
3. Previna-se
Uma parte considerável do conteúdo de um TikTok para arquitetos é formada pelos trabalhos entregues aos clientes.
O arquiteto pode fazer um antes e depois, mostrando como era um ambiente antes e após suas alterações, e precisará da autorização do cliente para exibi-lo na rede social.
Mas, eventualmente, o cliente pode mudar de ideia, negando a autorização ou pedindo a remoção do conteúdo. Por isso, o arquiteto precisa se precaver.
Antes de postar o conteúdo na rede social, tenha em mãos um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e peça para o cliente assinar. Dê uma cópia do documento a ele.
Assim, ambas as partes ficam amparadas por um acordo transparente e com consentimento objetivo.
4. Considere fazer anúncios pagos
Um TikTok para arquitetos e decoradores pode demorar a atingir seu público-alvo. Quem tem pressa, no entanto, pode recorrer ao anúncio pago, ou seja, o proprietário do perfil paga para que o conteúdo apareça para outros usuários além dos seguidores.
Muito popular no Instagram e no Facebook, esse tipo de campanha aparece no feed de pessoas com perfil semelhante ao de seu potencial seguidor e leva seu conteúdo a um público muito maior.
O TikTok conta com diferentes formatos de anúncio. Antes de investir em um deles, dê uma boa analisada na plataforma e entenda como cada um funciona.
5. Faça do TikTok a peça de um planejamento maior
A internet oferece uma série de ferramentas para que profissionais, incluindo arquitetos e designers, possam divulgar seu trabalho. Quando feitas de maneira conjunta, conseguem abordar diferentes tipos de público.
Enquanto no TikTok os reacts e as análises de uma decoração podem ter mais força, no Instagram é possível mostrar os bastidores de uma obra pelos stories.
Já no LinkedIn, você pode falar sobre a profissão de arquiteto e o futuro da arquitetura. Veja onde seu público está e em quais redes sociais deseja estar presente.
Faça um planejamento com objetivos claros e prepare seu conteúdo. Com o tempo e conteúdo de qualidade, você consegue se destacar. O importante é ter uma presença digital sólida.
Viu como é possível criar um TikTok para arquitetos? E, além das redes sociais, que tal investir em uma ferramenta pensada justamente para profissionais da arquitetura?
No Archtrends, a plataforma gratuita da Portobello para arquitetos, você pode divulgar seus trabalhos e conquistar novos clientes. Entenda como ele funciona!
Capa: Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o TikTok é uma das redes sociais mais usadas na atualidade; arquitetos e decoradores também podem aproveitar a rede (Foto: Solen Feyissa/Unsplash)