O artista, designer e ativista Oskar Metsavaht tem um estilo reconhecido de longe. Fundador e nome à frente da Osklen, imprimiu seus traços, referências artísticas e preocupações socioambientais em tendências de moda que circulam o mundo.
Com a Portobello, lançou em 2020 a coleção Ipanema, uma reflexão sobre o bairro carioca e sua estética abastecida por elementos naturais e urbanos. Já na Revestir 2023, ele apresentou a nova linha Matéria_prima, parte da coleção Authentic.
E para seguir imprimindo as tendências de moda na arquitetura, em 2024 a linha Ipanema ganha um upgrade: Kit Janeiro Macro, agora com aspecto de pedra em uma escala maior.
Acompanhe a leitura para conhecer o processo criativo de Oskar Metsavaht, que leva tendências de moda para a arquitetura. Além disso, conheça os produtos que ele criou em parceria com a Portobello!
Tendências de moda ou arquitetura são arte para Metsavaht
Questionado sobre como as tendências de moda se manifestam na arquitetura e design, Metsavaht responde que seu processo criativo, tanto para a moda quanto para a arquitetura, o design e a arte, parte de um conceito puramente artístico, visceral ou espiritual.
“O interessante está em transformar esses insights, experiências e desejos em expressões de arte, como fotografia, pintura e filme, em que há uma liberdade, onde não há um pensamento estratégico. Enquanto no design, o processo criativo exige a racionalidade, a utilidade”, disse.
“Para mim, ambos são emocionantes e importantes. A arte transforma o espírito, o design transforma a matéria em algo importante para o homem. Para mim, em ambos, o momento inicial, da percepção do insight, é puramente artístico. E o bom é ter a instrumentação de poder transformar esse insight em design – seja de Moda ou de Arquitetura - ou em um objeto sem função prática, somente com a questão artística, como uma pintura”.
Leia também:
- Inspirações para revestir o muro com porcelanato
- Collab: entenda o modelo de parceria que virou tendência
Coleções mostram como tendências de moda se aplicam na arquitetura
Oskar Metsavaht materializa sua forte conexão com o meio ambiente, seja por meio de tendências de moda, ou nas coleções que cocriou com a Portobello.
“A busca e o contato com a natureza sempre estiveram presentes na minha trajetória como indivíduo, designer e artista. É fonte de inspiração constante", comenta.
Conheça as duas linhas com o olhar artístico e cuidadoso de Metsavaht para a Portobello nas linhas a seguir.
Ipanema
Com inspiração na paisagem do Rio de Janeiro, Ipanema é uma coleção que expressa autenticidade de quem cria, mas com plena consciência ambiental. Afinal, o novo luxo agora une estética e ética.
A linha está dividida em quatro possibilidades:
Neotropical
Por meio de um olhar contemporâneo e carioca, Neotropical vai da arte ao design, da paisagem à geometria. Tons como preto, cinza, verde, azul-marinho e terracota levam personalidade a pisos e paredes de ambientes internos. Os produtos contam com formato 20x20 e acabamento natural.
Posto
Em preto e duas opções de tons de cinza, Posto 7, Posto 10 e Posto 12 são opções lisas para diferentes ambientes e superfícies. Disponível nos formatos 120x120 e 90x90, podem ser encontrados com acabamento natural ou EXT. Assim, é possível usar em ambientes internos e externos.
Kit Janeiro
Interpretação das pedras portuguesas do calçadão da praia de Ipanema, Kit Janeiro chega em planos maiores. A geometria do quadrado ou a sinuosidade do mosaico alteram a escala, ampliando a beleza da paisagem carioca. Com acabamento natural, está disponível nas cores preto e branco.
Kit Janeiro Macro
Em 2024, Oskar Metsavaht traz mais uma das tendências de moda para a arquitetura por meio da cocriação com a Portobello que amplia o produto lançado anteriormente. Kit Janeiro Macro traz uma nova perspectiva, um olhar mais aproximado das pedras do calçadão da praia.
O kit reúne nove peças, formando 2,80 x 2,80m. Também com acabamento natural, chega nas cores preto e branco.
Matéria_prima
Disponível na rede Portobello Shop, Matéria_prima é 100% porcelanato, nos formatos 20x120 e 30x120, em sete cores: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. Especialmente criada para fachadas, pode ser também utilizada em pisos e paredes de interiores.
"Neste momento, há um desejo de me conectar visceralmente com o solo, com a sua fertilidade. De colocar as mãos na terra, senti-la, semeá-la, plantando vida. Como com a argila, uma matéria-prima que moldamos com o nosso espírito artístico. Visualmente, é um mergulho em um mundo à parte, que me remete àquelas imagens dos extratos de terra dos meus livros de geografia da escola. Sabendo das peculiaridades que a terra tem, com cores e texturas diferentes, tive a ideia de criar a coleção com uma série de cores da terra e da natureza que me atraem”, declarou Metsavaht.
Ele diz que, com esta segunda colaboração com a Portobello, surgiu a possibilidade de trabalhar a argila, matéria-prima que vem da terra e que se transforma em revestimento de porcelanato.
“Na medida que eu compreendo a técnica para essa transformação e produção, mais possibilidades de desenvolvimento criativo se apresentam. Assim como seus limites. O grande desafio deste trabalho, que envolveu um exaustivo exercício meu e da equipe da Portobello, foi o de trazer simplicidade e praticidade para as múltiplas possibilidades criativas de arquitetos e designers com a minha coleção Matéria_prima”, disse.
Aproveite e confira também a entrevista dada pelo artista, designer e ativista Oskar Metsavaht ao Archtrends Podcast: