14.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Legenda: Arquiteto Kengo Kuma assina linha de acessórios para a italiana Fendi (Foto: Divulgação FENDI)

Arquitetura e moda se encontram em linha assinada por Kengo Kuma para Fendi

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.08.2023
Coleção de acessórios, com referências ao artesanato japonês, propõe diálogo artístico entre Itália e Japão
minutos de leitura

Como transportar a estética e matérias-primas de criações arquitetônicas para o universo da moda? A nova coleção da grife italiana Fendi com o arquiteto japonês Kengo Kuma é um exemplar bem sucedido dessa jornada.

O Projeto Fendi Kengo Kuma foi apresentado no desfile Fendi Spring/Summer 24, durante o tradicional evento de moda italiana Pitti Uomo, em Florença. A linha de acessórios propõe um diálogo artístico entre Itália e Japão, com traços da arquitetura de Kuma aplicados às bolsas Peekaboo, Baguette Soft Trunk e ao tênis Fendi Flow.

 As peças foram confeccionadas em materiais como papel waranshi, tecido feito com bambu, cascas de bétula e madeira proveniente de oliveiras toscanas.

Bolsa Peekaboo recebeu materiais como casca de árvore, vime e papel waranshi (Foto: Divulgação FENDI)

Tênis Flow conta com solado trançado impresso em 3D (Foto: Divulgação FENDI)

Nas imagens divulgadas pela Fendi, é possível ver a textura dos elementos naturais compactados, que entregam uma tonalidade bege clara nos itens. Na coleção, há também referências a técnicas tradicionais de artesanato japonês, que são aplicadas com as digitais de Kuma.

Acessórios conservaram estética natural das matérias-primas (Foto: Divulgação FENDI)

Uma das versões da Peekaboo recebeu alças de madeira e cascas de bétula em sua superfície, que lhe conferem uma textura quase craquelada, de estética orgânica. Há, no mesmo modelo de bolsa, uma opção com alças de vime e revestimento em papel waranshi.

Esse mesmo material aparece em um dos tênis do modelo Flow, que leva cortiça e tem solas trançadas, de impressão 3D, inspiradas em yatara ami (técnica de cruzamento de bambu). 

E como não observar que essa mesma “permeabilidade” do solado também é muito comum em diversos edifícios projetados pelo arquiteto? Esse traço de estilo pode ser visto, inclusive, na fachada da Japan House, na Avenida Paulista, em São Paulo, projeto de Kuma junto ao escritório brasileiro FGMF. 

Kengo Kuma observa desenhos de nova coleção (Foto: Divulgação FENDI)

O desfile ocorreu na nova Fendi Factory, em Capannuccia, situada nos arredores de Florença. O lugar foi projetado pelo escritório italiano Piuarch. A ideia é que essa fábrica seja o destino para artesãos do futuro.

Além das criações de Kuma, foi apresentada a coleção masculina assinada pela diretora artística da casa, Silvia Venturini Fendi, que evoca o arquétipo do “artesão corporativo”, por meio da elegância utilitária e tons minerais. Os modelos caminharam entre máquinas de costura e outros aparatos da confecção. 

Resultado de parceria com Kengo Kuma foi apresentado neste ano, em nova fábrica da Fendi, em Florença (Foto: Divulgação FENDI)

Modelos desfilaram dentro da Fendi Factory, durante o Pitti Uomo (Foto: Divulgação FENDI)

Essa não foi a primeira vez que o escritório de Kuma desenvolveu acessórios de moda. No fim de 2019, lançou o tênis de corrida Metaride AMU, para a Asics, até então, “a menor forma arquitetônica” que havia criado. 

Em 2021, na VAVA Eyewear, fez uma coleção cápsula de óculos, incorporando materiais orgânicos sustentáveis ​​e impressão 3D. Pois, após mais essa parceria no corpo da moda, com a Fendi, mal podemos esperar por novidades.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura e moda se encontram em linha assi...

Arquitetura e moda se encontram em linha assinada por Kengo Kuma para Fendi

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies