31.01.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Espaço Plural (Projeto: Gebara e Filártiga Arquitetos / CASACOR SC 2021)

Tendências para 2022: o que esperar do novo ano na arquitetura?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.01.2022
“O mais importante de tudo é a questão do bem-estar, não renuncie a isto sempre que for fazer as escolhas para sua casa.”
minutos de leitura

A arquitetura em 2022 repensa os espaços residenciais pois foram muito abalados nos últimos dois anos. O isolamento obrigatório levou as casas a terem um uso prolongado e ininterrupto e isso convida a arquitetura a realinhar e promover as conexões entre as pessoas. Nesse momento é importante inspirar serenidade e calma, como uma resposta aos tempos difíceis que foram enfrentados. Outro dia li uma matéria onde dizia: “Também é uma tarefa da arquitetura promover um ambiente de esperança e recomeço, criando uma atmosfera de cura e bem-estar, onde a saúde física e mental dos seus usuários é mais uma vez colocada como prioridade.” Uma verdade absoluta visto que é dentro de casa e dos eventuais espaços de trabalho e lazer que a vida humana acontece. O que seria do “cenário” sem os “atores principais” da peça, certo?

Espaço da casa para provocar paz e calmaria (Projeto: Traama Arquitetura / Foto: Felipe Araújo / CASACOR BSB 2021)

A principal tendência para a arquitetura e a decoração, quando pensada num paralelo com a moda, é a questão da cor. A maior influência para esta definição é da Pantone que escolheu a cor Violeta Very Peri, acreditando que ela ilustra a fusão da vida moderna com o mundo digital. É um conceito que pode gerar uma certa discussão filosófica, mas que no fundo não vai levar a nada pois cor faz parte do gosto de cada um e todos sabem que gosto não se discute. Na contramão da Pantone, dentro de um olhar mais usual, as maiores marcas de tintas do país elaboraram seus estudos de tendência e já divulgaram suas escolhas. A Suvinil elegeu o Verde Eclipse, uma cor vibrante e ao mesmo tempo aconchegante, fazendo um mix entre euforia e serenidade. A Coral apresenta o Azul Melodia Suave que é leve e otimista, uma referência ao céu e ao desejo pela vida ao ar livre. Já a Sherwin-Williams definiu que sua cor tendência é o Verde Neblina Perene que transmite uma mensagem de recomeço.  

tendências para 2022 arquitetura

Outras tendências importantes são: a distribuição dos ambientes internos, os banheiros no formato de SPA, a decoração Comfy, o uso de formas orgânicas, o design biofílico, a iluminação natural e o consumo consciente. Vamos dar uma pincelada nos principais pontos apresentados, ok? Para a distribuição dos ambientes internos vimos a necessidade de uma maior integração de ambientes e a valorização do Home Office. A sugestão principal para quem não tem um ambiente para este uso específico é incorporar a função no quarto ou na área social. Uma outra tendência reforçada para 2022 é o uso dos banheiros como SPA, ou seja, a experiência do banho assume um caráter terapêutico, um momento de relaxamento e cura, inspirado nos banhos orientais que buscam promover o bem-estar físico e mental. A decoração Comfy tem sua base principal no conforto e busca influenciar nas emoções das pessoas, criando espaços que inspiram tranquilidade e leveza. As três próximas tendências que são formas orgânicas + biofilia + luz natural são itens provenientes de uma mesma inspiração e que já foi assunto de outros textos meus: a iminente necessidade de uma maior e melhor relação das pessoas com a natureza e com os espaços externos de modo geral. Isto já era um caminho que estava sendo trilhado na arquitetura e que para 2022 ganha ainda mais força. Por fim apresentamos a última tendência que é o consumo consciente, não só dos recursos naturais do planeta como um todo, que busca trazer elementos e objetos antigos para os ambientes contemporâneos, compondo uma decoração eclética e, por vezes, vintage. Esta proposta pensa na reutilização de móveis e decorações como parte de novos espaços, transformando as peças que até poderiam ser descartadas em elementos vivos e que passam a contar uma nova história dentro das casas. Para esta tendência em particular minha dica é usar de equilíbrio e composição, importante que as peças reaproveitadas sejam incorporadas da forma correta, sem exagero.

O novo ano já começou e com ele a vida vira uma nova página e assim nos permite escrevermos um novo capítulo ou até mesmo seguir escrevendo a mesma história com uma nova data. Na arquitetura é igual, existem estudos e pensadores que analisam e compilam informações, apresentando caminhos que podem ser seguidos ou não. O mais importante de tudo é a questão do bem-estar, não renuncie a isto sempre que for fazer as escolhas para sua casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tendências para 2022: o que esperar do novo ...

Tendências para 2022: o que esperar do novo ano na arquitetura?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Minuscoli
Colunista
Colunista

Marcelo Minuscoli é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, atua na grande Porto...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies