Isay Weinfeld participa da Semana de Arquitetura da AEAARP
Isay Weinfeld, um dos maiores arquitetos contemporâneos brasileiros, é conhecido pelo perfil discreto. São raras as suas entrevistas ou participações em eventos. Porém, ele abriu uma bela exceção para a 11ª Semana de Arquitetura da AEAARP, que aconteceu de forma online, de 3 a 6 de agosto, com patrocínio da Portobello Shop Ribeirão Preto. Com o tema Arquitetura e sua Essência, o fórum contou, além de Weinfeld, com outros três importantes palestrantes.
Em sua mesa, Isay, em vez de apresentar um projeto específico, preferiu falar de sua visão de vida, em um bate-papo tranquilo. Para os estudantes e profissionais mais jovens, contou como encara um projeto. Deu conselhos não só como arquiteto, mas como ser humano. Se demorou ao falar sobre a Vila Madalena, bairro paulistano que conta com vários projetos seus para a incorporadora Idea!Zarvos.
Para Isay, a Vila Madalena é o bairro mais legal de São Paulo, porque tem vida diurna e noturna, oferece oportunidades de trabalho, moradia e diversão, e é um local onde as pessoas interagem. Seus antigos prédios baixos têm filas de interessados quando um apartamento é colocado à venda. Segundo o arquiteto, isso ocorre porque as pessoas querem morar na horizontal, para conviver, não em grandes torres verticais.
Por exemplo, o 555, projeto de Isay para a Idea!Zarvos com três torres comerciais baixas, de apenas cinco andares, que se integram perfeitamente com a paisagem do bairro. Ou o edifício Lacerda, de uso misto, com paisagismo de Rodrigo Oliveira. O prédio conta com 28 unidades comerciais e oito residenciais, além de um pátio externo, por onde pedestres podem atravessar da rua Paulistânica à rua Senador Lacerda Vergueiro, caminhando por um agradável jardim.
Além da palestra de Isay, as outras três mesas apresentaram temas diversos, na proposta da AEAARP de atrair profissionais de diversas áreas e interesses. Silvia Camargo, Diretora de Arquitetura e organizadora da Semana de Arquitetura, explica que a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto é reconhecida pela pluralidade e engajamento de seus 2 mil associados. “Nunca havíamos promovido a Semana de Arquitetura de maneira virtual, mas foi necessário devido à pandemia. Fizemos tudo em caráter de teste, mas o resultado foi ótimo”, contou Silvia.
O prestigiado arquiteto mineiro Gustavo Penna estrelou a primeira mesa. Ele apresentou o projeto do Memorial Brumadinho, em homenagem às vítimas do rompimento da barragem. Serão plantados 272 ipês amarelos, árvore símbolo do Brasil, representando os mortos e desaparecidos da tragédia.
Já a segunda mesa teve como tema Arquitetura e Inovação. Palestrou o arquiteto Tiago Ricotta, do escritório Athié Wohnrath, um dos maiores do Brasil, conhecido pelo faturamento anual bilionário, pelo uso de inteligência artificial e pela sustentabilidade. Por fim, a urbanista Adriana Levisky encerrou a Semana de Arquitetura. Ela coordenou o projeto urbano de requalificação do espaço público do Boulevard da Diversidade, da Cidade Matarazzo, em São Paulo. Na palestra, Adriana reforçou a responsabilidade dos urbanistas na construção da sociedade.
O saldo do conteúdo de arquitetura tão rico impressiona. A 11ª Semana de Arquitetura da AEAARP foi assistida por 3.854 pessoas, de oito países. Graças aos patrocinadores, entre eles a Portobello Shop Ribeirão Preto, foi arrecadada 1,5 tonelada de alimentos, doados para instituições da região do interior de São Paulo.
--
Foto de destaque: Visão aérea de um dos predinhos de 555, projeto de Isay Weinfeld (Foto: divulgação Idea!Zarvos)