Conheça os principais selos de sustentabilidade voltados à arquitetura
Se existe uma algo que é consenso entre os arquitetos, urbanistas, engenheiros e outros profissionais do setor é que os clientes estão cada vez mais preocupados com o consumo exagerado. Por isso, conhecer os selos de sustentabilidade é tão relevante.
Assim, ao desenvolver projetos que conquistem selos de sustentabilidade voltados à arquitetura, você ganhará credibilidade profissional. Essa conquista, certamente, trará mais clientes para o seu escritório.
3 selos de sustentabilidade para arquitetura que você precisa conhecer
Listamos os principais selos que os arquitetos precisam conhecer. Veja!
1. LEED
A Leadership in Energy and Environment Design (LEED) foi criada em 1993, pela United States Green Building Council (USGC). Desde então, se tornou um dos principais selos de sustentabilidade para edifícios do mundo.
Para certificar uma edificação com o selo LEED, a entidade organizadora considera os seguintes fatores:
-
lotes sustentáveis;
-
eficiência da água;
-
inovação no projeto;
-
energia e atmosfera;
-
recursos e materiais;
-
localização e transporte;
-
consciência e educação; e
-
qualidade interna do ambiente.
No país, um exemplo de obra que foi certificada com esse selo é a Creche Hassis, a primeira creche do Brasil a receber esse tipo de certificação. O projeto, da arquiteta Rachel Braga, localiza-se em Florianópolis (SC) e foi todo pensado de forma sustentável.
Desde a organização do canteiro de obras, passando pela escolha dos materiais, o design e a maneira como a construção foi conduzida, todos os processos foram sustentáveis.
2. Casa Azul
O Casa Azul é um selo criado pela Caixa Econômica Federal para classificar obras sustentáveis. A entidade desenvolveu a certificação para premiar os empresários que fazem financiamentos na instituição para construir.
O selo Casa Azul tem três categorias: ouro, prata e bronze. A distribuição é feita com base na avaliação dos seguintes fatores:
-
gestão da água;
-
práticas sociais;
-
qualidade urbana;
-
projeto e conforto;
-
eficiência energética; e
-
conservação de recursos minerais;
O primeiro projeto a receber o Casa Azul Ouro, em 2011, foi o residencial Bonelli, construído em Joinville - SC. No projeto, foram desenvolvidas ações, como a disponibilização de um local para coleta de recicláveis e instalação de economizadores de água e energia.
3. Selo Procel Edifica
Criado em 2003, pelo Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica), o selo incentiva o consumo consciente nas obras.
Para uma edificação receber o selo, são considerados os processos que são realizados desde a concepção da obra até o final. Tudo é analisado criteriosamente, para verificar se os recursos naturais são utilizados de forma sustentável.
A sede da empresa Eletrosul foi uma das ganhadoras desse selo, em 2014. O prédio foi reformado e reorganizado, de modo que o consumo energético caiu 50%. Isso foi possível graças à instalação de painéis de energia solar.
Os selos de sustentabilidade voltados à arquitetura são excelentes maneiras de demonstrar para o seu público, que você sabe como desenvolver projetos preservando o meio-ambiente. Quem sabe uma obra sua não é contemplada com algum deles em breve?
Para se inspirar, leia o nosso artigo com 5 projetos sustentáveis de arquitetura pelo mundo!