Em um projeto de arquitetura de interiores, os detalhes finais fazem toda a diferença e merecem atenção especial. Nesta etapa, entram no radar os acabamentos como o rodapé invertido, que deixam o ambiente mais sofisticado.
Ainda não ouviu falar deste modelo que está em alta no design de interiores? Trata-se de uma ótima opção para quem busca suavizar a transição entre o piso e a parede ou o revestimento, agregando estilo ao ambiente.
Mas há ainda mais vantagens para quem opta por esse modelo no lugar do rodapé tradicional. Quer saber mais sobre o rodapé invertido e entender como funciona a instalação? Siga a leitura!
O que é rodapé invertido?
O rodapé invertido é um tipo de acabamento que pode ser instalado de duas formas: embutido ou para fora da parede.
Em ambos os casos, ele fica no mesmo nível da parede, garantindo um efeito contínuo e diferenciado.
Conhecido também como rodapé negativo, esse modelo de elemento de transição transmite a sensação de que a parede está "flutuando" sob o piso.
Quais as vantagens do rodapé invertido?
Se você busca um acabamento moderno e elegante para dar o toque final ao seu projeto, o rodapé invertido é a escolha ideal.
Versátil, funciona perfeitamente para garantir o acabamento em diferentes ambientes da casa, do corredor às áreas sociais.
Para quem também faz questão de escolher um material de transição durável, vale conhecer a versão em alumínio da linha Finiture da Portobello Shop. O perfil está disponível nas cores preto e branco, mas também pode ser pintado com a tonalidade de sua preferência.
Alta durabilidade
Por ser feito em alumínio, o rodapé invertido da Portobello Shop tem alta resistência a impactos e umidade, por exemplo. A pintura eletrostática também garante aquele efeito de peça nova por muito mais tempo.
Iluminação sofisticada
Pensando em soluções para garantir uma iluminação mais intimista no ambiente? Um dos destaques do rodapé invertido da coleção Finiture Portobello Shop é a possibilidade de inserir uma fita de LED por baixo.
O efeito "uau" é instantâneo: esse recurso garante uma luminosidade indireta e suave, que torna o ambiente mais acolhedor e, ao mesmo tempo, elegante.
Sensação de amplitude
Quando se fala em imóveis pequenos, ideias para aumentar o espaço visualmente são sempre bem-vindas. Como o rodapé invertido tem uma base recuada, transmite a sensação de que o espaço é ainda maior.
Versatilidade
Como há a possibilidade de instalar o rodapé invertido diretamente na parede, você não precisa se preocupar caso decida mudar o piso ou o revestimento no futuro.
Além de ser atemporal, esse modelo de rodapé permite que os azulejos, por exemplo, sejam encaixados no recuo.
Leia mais:
- Rodameio: mais autenticidade para as paredes do seu projeto
- Rodapé de poliestireno: o que é e quais são as vantagens?
- Boiserie: molduras charmosas para as paredes do seu lar
Como instalar o rodapé invertido?
Diferentemente do modelo tradicional, o rodapé invertido precisa ser instalado ainda na etapa de construção. Isso porque será necessário abrir nas paredes os vincos para a instalação.
Também vale sempre conferir o manual de instalação que orienta as medidas exatas para o modelo que você escolheu.
A melhor opção é contratar mão de obra especializada para ter certeza de que a aplicação das peças seja impecável. Assim, você garante o efeito flutuante que é o charme do rodapé invertido.
Instalando a fita de LED no rodapé invertido
Se você optou por esse modelo, vale a pena aproveitar a obra para já instalar a iluminação, que faz toda a diferença no ambiente. Além das vantagens do modelo que descrevemos, o diferencial do rodapé invertido é a possibilidade de adicionar LED. Não tem por que deixar para depois, né?
Escolha o modelo de fita LED que combina com o seu ambiente - no mercado, há opções nas mais diferentes cores. O fio é colado na parte de dentro do rodapé, e precisa ser conectado a uma fonte de energia.
Quando tudo estiver pronto, é hora de fixar nos vincos abertos na parede. Caso o rodapé fique sujo de argamassa, não se esqueça de limpar imediatamente com um pano úmido.
Vale lembrar que, além das paredes de áreas internas, o rodapé invertido também fica interessante em escadas de alvenaria. O chamado efeito flutuante chama mais atenção em escadas, adicionando ousadia e modernidade ao seu projeto.
Como limpar rodapé invertido?
Alguns tipos de rodapé invertido, como a versão em gesso, costumam ser mais difíceis de limpar. No caso do acabamento em alumínio de Finiture Portobello Shop, o material faz com que a manutenção seja prática e fácil.
Veja algumas dicas para facilitar o processo:
- Basta um pano úmido para se livrar da poeira, limpando suavemente;
- Se achar necessário, use também detergente neutro;
- Evite esponja ou palha de aço, que podem gerar arranhões e danificar a pintura;
- Não é recomendado usar produtos de limpeza abrasivos ou ácidos, que podem danificar o alumínio;
- Na hora da instalação, caso haja algum respingo de argamassa, rejunte ou tinta, não espere secar: o ideal é limpar imediatamente com um pano úmido;
- Se você tiver colocado LED no rodapé, tenha cuidado extra na hora da limpeza para evitar que a fita se desprenda do perfil;
- Em razão do recuo na instalação, é recomendado que a limpeza seja mais frequente do que o rodapé tradicional para evitar que a poeira se acumule. Mas a tarefa costuma ser mais rápida, já que o rodapé é feito de alumínio.
Gostou de saber mais sobre o rodapé invertido, que está em alta na decoração? Aproveite para conhecer outras tendências de arquitetura e design de interiores que chegam com força em 2024!