09.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Tendência na decoração, rodapé invertido traz toque de ousadia e modernidade a qualquer ambiente. (Projeto: Portobello)

Rodapé invertido: conheça o formato, vantagens e como instalar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.01.2024
Em alta na decoração, rodapé invertido se destaca por incluir iluminação indireta e adicionar toque moderno ao seu projeto
minutos de leitura

Em um projeto de arquitetura de interiores, os detalhes finais fazem toda a diferença e merecem atenção especial. Nesta etapa, entram no radar os acabamentos como o rodapé invertido, que deixam o ambiente mais sofisticado. 

Ainda não ouviu falar deste modelo que está em alta no design de interiores? Trata-se de uma ótima opção para quem busca suavizar a transição entre o piso e a parede ou o revestimento, agregando estilo ao ambiente.

Mas há ainda mais vantagens para quem opta por esse modelo no lugar do rodapé tradicional. Quer saber mais sobre o rodapé invertido e entender como funciona a instalação? Siga a leitura!

Parede acinzentada com rodapé invertido na cor preta
Diferentemente do tradicional, rodapé invertido pode ser instalado embutido na parede (Projeto: Portobello)

O que é rodapé invertido?

O rodapé invertido é um tipo de acabamento que pode ser instalado de duas formas: embutido ou para fora da parede. 

Em ambos os casos, ele fica no mesmo nível da parede, garantindo um efeito contínuo e diferenciado.

Conhecido também como rodapé negativo, esse modelo de elemento de transição transmite a sensação de que a parede está "flutuando" sob o piso. 

Área com paredes claras, rodapé invertido de alumínio, vasos marrons em diferentes tamanhos e um quadro na parede clara
Versátil, rodapé invertido da linha Finiture, da Portobello, também permite instalar iluminação nos frisos (Projeto: Portobello)

Quais as vantagens do rodapé invertido?

Se você busca um acabamento moderno e elegante para dar o toque final ao seu projeto, o rodapé invertido é a escolha ideal. 

Versátil, funciona perfeitamente para garantir o acabamento em diferentes ambientes da casa, do corredor às áreas sociais. 

Para quem também faz questão de escolher um material de transição durável, vale conhecer a versão em alumínio da linha Finiture da Portobello Shop. O perfil está disponível nas cores preto e branco, mas também pode ser pintado com a tonalidade de sua preferência.

Alta durabilidade

Por ser feito em alumínio, o rodapé invertido da Portobello Shop tem alta resistência a impactos e umidade, por exemplo. A pintura eletrostática também garante aquele efeito de peça nova por muito mais tempo.

Iluminação sofisticada

Pensando em soluções para garantir uma iluminação mais intimista no ambiente? Um dos destaques do rodapé invertido da coleção Finiture Portobello Shop é a possibilidade de inserir uma fita de LED por baixo.

O efeito "uau" é instantâneo: esse recurso garante uma luminosidade indireta e suave, que torna o ambiente mais acolhedor e, ao mesmo tempo, elegante. 

Sensação de amplitude

Quando se fala em imóveis pequenos, ideias para aumentar o espaço visualmente são sempre bem-vindas. Como o rodapé invertido tem uma base recuada, transmite a sensação de que o espaço é ainda maior.

Versatilidade

Como há a possibilidade de instalar o rodapé invertido diretamente na parede, você não precisa se preocupar caso decida mudar o piso ou o revestimento no futuro.

Além de ser atemporal, esse modelo de rodapé permite que os azulejos, por exemplo, sejam encaixados no recuo.

Leia mais:

Ambiente com parede acinzentada, rodapé invertido preto e uma mesa lateral pequena com um vaso decoratio em cima
A dica é planejar a instalação do rodapé invertido ainda na fase de construção, para facilitar o processo e evitar contratempos (Projeto: Portobello)

Como instalar o rodapé invertido?

Diferentemente do modelo tradicional, o rodapé invertido precisa ser instalado ainda na etapa de construção. Isso porque será necessário abrir nas paredes os vincos para a instalação. 

Também vale sempre conferir o manual de instalação que orienta as medidas exatas para o modelo que você escolheu.

A melhor opção é contratar mão de obra especializada para ter certeza de que a aplicação das peças seja impecável. Assim, você garante o efeito flutuante que é o charme do rodapé invertido.

Instalando a fita de LED no rodapé invertido

Se você optou por esse modelo, vale a pena aproveitar a obra para já instalar a iluminação, que faz toda a diferença no ambiente. Além das vantagens do modelo que descrevemos, o diferencial do rodapé invertido é a possibilidade de adicionar LED. Não tem por que deixar para depois, né?

Escolha o modelo de fita LED que combina com o seu ambiente - no mercado, há opções nas mais diferentes cores. O fio é colado na parte de dentro do rodapé, e precisa ser conectado a uma fonte de energia.

Quando tudo estiver pronto, é hora de fixar nos vincos abertos na parede. Caso o rodapé fique sujo de argamassa, não se esqueça de limpar imediatamente com um pano úmido.

Vale lembrar que, além das paredes de áreas internas, o rodapé invertido também fica interessante em escadas de alvenaria. O chamado efeito flutuante chama mais atenção em escadas, adicionando ousadia e modernidade ao seu projeto.

Área com parede e piso acinzentados, um rodapé invertido na cor preta e uma mesa lateral com objetos em cima
Feito em alumínio e com pintura eletrostática, rodapé invertido Finiture Portobello Shop foi pensado para exigir pouca manutenção (Projeto: Portobello)

Como limpar rodapé invertido?

Alguns tipos de rodapé invertido, como a versão em gesso, costumam ser mais difíceis de limpar. No caso do acabamento em alumínio de Finiture Portobello Shop, o material faz com que a manutenção seja prática e fácil. 

Veja algumas dicas para facilitar o processo:

  • Basta um pano úmido para se livrar da poeira, limpando suavemente;
  • Se achar necessário, use também detergente neutro;
  • Evite esponja ou palha de aço, que podem gerar arranhões e danificar a pintura;
  • Não é recomendado usar produtos de limpeza abrasivos ou ácidos, que podem danificar o alumínio;
  • Na hora da instalação, caso haja algum respingo de argamassa, rejunte ou tinta, não espere secar: o ideal é limpar imediatamente com um pano úmido;
  • Se você tiver colocado LED no rodapé, tenha cuidado extra na hora da limpeza para evitar que a fita se desprenda do perfil;
  • Em razão do recuo na instalação, é recomendado que a limpeza seja mais frequente do que o rodapé tradicional para evitar que a poeira se acumule. Mas a tarefa costuma ser mais rápida, já que o rodapé é feito de alumínio.
Rodapé invertido Finiture possiu geometria que facilita a limpeza e evita o acúmulo de sujeiras (Projeto: Portobello)
Rodapé invertido Finiture possiu geometria que facilita a limpeza e evita o acúmulo de sujeiras (Projeto: Portobello)

Gostou de saber mais sobre o rodapé invertido, que está em alta na decoração? Aproveite para conhecer outras tendências de arquitetura e design de interiores que chegam com força em 2024!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Rodapé invertido: conheça o formato, vantag...

Rodapé invertido: conheça o formato, vantagens e como instalar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies