Mais do que um detalhe que embeleza os ambientes, o rodapé de poliestireno é um elemento que agrega praticidade ao seu projeto.
Afinal, é essa peça que faz a transição perfeita entre o piso e a parede, suavizando o encontro entre diferentes superfícies.
As vantagens aparecem ainda na fase da obra. Por ser pré-pronto, esse tipo de rodapé tem aplicação simples, praticamente sem resíduos.
No dia a dia, o acabamento é peça fundamental para proteger as paredes. E sua praticidade também aparece aqui: demanda apenas uma limpeza rápida, com poucos produtos.
Quer descobrir os motivos que fazem o rodapé de poliestireno ser uma das melhores alternativas para a sua casa? Siga a leitura!
Afinal, o que é o rodapé de poliestireno?
O poliestireno é um material durável que vem da família dos plásticos. Ele é atóxico, sólido e transparente. Pode ser moldado a partir do calor. Após o processo, torna-se rígido e resistente.
Esse polímero sintético foi descoberto em 1839, mas passou a ser produzido para a indústria somente em 1930. Hoje, é uma das matérias-primas mais utilizadas no mercado.
O poliestireno serve a diferentes finalidades. Na construção civil, ele é muito usado como isolante térmico, por exemplo.
Nos acabamentos, aparece principalmente nos rodapés, além de molduras de portas e paredes, sancas e até em alguns revestimentos.
Atualmente, a versatilidade e a durabilidade fazem o poliestireno ganhar cada vez mais protagonismo no mercado.
Por que escolher um rodapé em poliestireno?
Se você preza por qualidade e praticidade, o rodapé de poliestireno é a escolha ideal. Conheça as principais vantagens dele a seguir.
Altamente durável
Diferentemente de outros materiais para rodapé, como madeira ou MDF laqueado, o poliestireno não é afetado pela umidade. Por sua composição, ele é resistente à água e não vai empenar com o tempo.
Também não há risco de apodrecer, como pode acontecer com as diferentes versões da madeira. Dê adeus ao medo de ver seu rodapé estufado!
Aplicável em áreas molhadas
Por se tratar de um material resistente à água, é possível utilizar o rodapé de poliestireno em ambientes como o banheiro ou a cozinha.
Ou seja, é mais uma opção para trazer personalidade aos seus projetos com um acabamento para lá de sofisticado.
Livre de pragas
Quem já teve rodapé de madeira sabe bem: os cupins atacam mesmo. Mas a versão em poliestireno é imune a esse tipo de praga, justamente por ser confeccionada em material plástico. Também não mofa.
Fácil de limpar
Uma manutenção simples facilita na correria do dia a dia, não é? E o rodapé em poliestireno demanda poucos cuidados durante a rotina.
Basta passar a vassoura ou o aspirador para tirar a poeira que venha a se acumular nos cantinhos ou na superfície.
Na hora da faxina, um pano úmido com um pouco de detergente neutro é o suficiente para manter a aparência impecável do acabamento.
Caso você note alguma mancha, esfregue suavemente usando uma esponja macia com sabão de coco. Finalize passando um pano umedecido.
Reciclabilidade
Sim, o poliestireno é sustentável! Das eventuais sobras da aplicação aos detritos da obra, o material é completamente reciclável.
Também não necessita de lixação, o que diminui ainda mais os resíduos. Ou seja, é uma escolha consciente para quem busca soluções ecológicas para a sua reforma ou construção.
Mas vale lembrar: é preciso separá-lo adequadamente para a reciclagem, já que o poliestireno não é biodegradável.
Como instalar o rodapé de poliestireno?
Essa é mais uma das vantagens de optar por esse tipo de acabamento, pois o rodapé de poliestireno é fácil e rápido de instalar.
O material chega pré-pronto em sua obra, em peças grandes, que demandam poucas emendas e facilitam a finalização.
Após medir o tamanho necessário, a instalação pode ser feita tanto com fitas adesivas dupla face de alta fixação quanto com cola PU.
No segundo caso, a dica é usar a versão do selante de poliuretano com aplicador, que facilita bastante o processo.
Para um efeito mais bonito, aplique-o apenas quando a pintura das paredes e a colocação do piso estiverem concluídas. Assim, você garante que a “moldura” se encaixe perfeitamente.
Se escolheu seu rodapé em uma cor que combina com o projeto, não é necessário pintar, uma vez que o material já chega pronto para uso.
Vale lembrar que o rodapé de poliestireno ainda conta com sulcos na parte interna para facilitar a passagem de fios. Se você deseja camuflar a fiação na sua casa, investir nele pode ser uma alternativa.
Por que apostar nos rodapés de poliestireno da linha Finiture?
Agora que você já descobriu os motivos para trocar modelos tradicionais pelos rodapés de poliestireno na sua obra, apresentamos a nova linha Finiture Portobello Shop.
A coleção é uma parceria da Portobello, líder em revestimentos cerâmicos na América Latina, com a Finiture, especialista em acabamentos como cubas e torneiras.
Ideal para quem busca aquele detalhe sofisticado que vai dar o toque final no ambiente, Finiture Portobello Shop conta, além de rodapés, com rodameios, boiseries, rodatetos e guarnições.
No catálogo, não faltam alternativas de materiais de transição para a finalização do seu projeto. São modelos versáteis, que complementam com maestria diferentes estilos de revestimentos.
Leia também:
- Reforma de apartamento: como organizar e executar sem dor de cabeça
- 18 tendências de arquitetura e decoração para 2023
- Rodapé: tudo o que você precisa saber sobre este produto
A linha Finiture Portobello Shop é mais uma opção a integrar a Solução Completa da Portobello, que oferece tudo o que você precisa para a sua obra em um só lugar.
Dos revestimentos aos complementos, a maior rede de varejo especializado no Brasil conta com materiais e serviços que facilitam a sua vida, do alicerce ao pós-obra.
Como escolher o modelo ideal de rodapé de poliestireno?
Mudar o visual dos ambientes de sua casa fica mais fácil quando você opta pelos rodapés de poliestireno. Na linha Finiture Portobello Shop, há alternativas para diferentes estilos de projeto.
O primeiro passo é definir a altura do modelo desejado: 10 cm, 15 cm ou 20 cm. Todas as peças são grandes, com 2,4 m de comprimento, o que ajuda a evitar emendas na colocação.
Dessa maneira, o visual fica mais limpo e sofisticado, com menos trabalho extra para a etapa de finalização.
Depois, é hora de escolher a aparência do rodapé de poliestireno. A linha Finiture Portobello Shop traz dois modelos: liso ou com friso. Qual combina com a sua casa? Você escolhe!
Uma dica é levar em consideração o estilo do ambiente e da residência como um todo.
Ambientes com um décor mais moderno, por exemplo, têm a ver com o rodapé liso, que transmite um ar minimalista.
Já casas com uma pegada mais clássica costumam ganhar modelos com frisos, que contam com uma aura elaborada.
Os rodapés não demandam pintura. No entanto, se você desejar aquele efeito personalizado, é possível pintá-los.
Vale reforçar que, por ser durável, o rodapé de poliestireno pode ser usado em qualquer ambiente — incluindo o banheiro e a cozinha. A garantia é de cinco anos.
Na coleção Finiture Portobello Shop, ainda há opções de rodapés de alumínio, que também se destacam por sua autenticidade e durabilidade.
Planeja reformar a sua casa? Saiba mais sobre o Kit Antuérpia, da Portobello, uma alternativa para quem busca revestimentos que agreguem sofisticação e elegância!