Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Parede de cozinha: qual o revestimento ideal?

Entre os vários tipos de revestimentos para parede de cozinha, os tijolinhos são os queridinhos para decorar o ambiente (Projeto: Portobello)

Para muitas pessoas, a cozinha é considerada o coração da casa. Por esse motivo, ela deve ser funcional, confortável e exalar personalidade, desde os acessórios mais simples até o material que será usado para revestir a parede de cozinha.

Especialmente para as paredes, revestimentos, como porcelanatos, cerâmicas e cimentícios, trazem efeitos incríveis para decorar o ambiente. Com eles, o espaço pode ganhar um ar totalmente renovado.

Neste post, preparamos dicas de como revestir uma parede de cozinha para transformar um dos cantinhos mais especiais da casa.

Afinal, quais revestimentos são ideais para uma parede de cozinha?

No geral, não há uma especificação técnica sobre o revestimento para uma parede de cozinha. Quando falamos do piso, por exemplo, o ideal é que ele tenha superfície natural, com resistência ao escorregamento.

Já quando falamos de parede, o ideal é que ela seja revestida por um material seguro, bacteriostático e de fácil manuntenção, como cerâmica, porcelanato ou um revestimento cimentício.

Tons destonalizados da cerâmica deixam parede cozinha aconchegante e cheia de personalidade (Projeto: Rafael Ramos Arquitetura / Foto: MCA Estudio Juliano Colodeti)

Porcelanato e Lastras (porcelanato de grandes dimensões) são os revestimentos mais usados nas paredes de cozinha. Extremamente resistentes, sustentáveis e com poder de reproduzir as mais diferentes superfícies, eles se destacam pela versatilidade e beleza. Com apenas uma placa, é possível revestir uma parede inteira, o que garente a economia de rejunte.

Por outro lado, a parede da cozinha também pode ficar incrível com uma decoração em revestimento cimentício. Ele pode aparecer de diversas formas — cobogós, tijolinhos, terrazzos e revestimentos 3D, por exemplo — e também oferecer resistência e beleza ao espaço.

Leia também:

Como decorar uma parede de cozinha?

Abaixo, reunimos algumas linhas com design Portobello que vão transformar seu ambiente!

Pi

revestimento com relevo para parede de cozinha
Inspirada na abstração matemática, a linha Pi trabalha possibilidades e criatividade nos revestimentos (Projeto: Portobello)

A linha Pi é um cimentício que conta com peças lisas e côncavas para ativar sua criatividade na hora de revestir a parede de cozinha. Como o nome indica, ela é inspirada no número Pi (3,14) uma constante matemática usada em cálculos que envolvem formas circulares, proporção e simetria.

São cinco cores, todas em formato 10×30 cm, acabamento mate e opções lisa e côncava.

Bianco Covelano da Timeless

rodabanca com porcelanato marmorizado
Backslash da cozinha se destacou com a elegância de um porcelanato marmorizado (Projeto: Almma Arquitetura / Foto: Marcelo Donadussi)

O backsplash da parede de cozinha com porcelanato marmorizado branco ganha sofisticação com o revestimento Bianco Covelano da linha Timeless. Ele consegue fazer o contraste com a bancada escura, mas rouba a atenção com seus veios acinzentados.

Liverpool

porcelanato para parede de cozinha
Liverpool White reproduz tijolinhos com acabamento polido (Projeto: Maria Eduarda Brandão Arquitetura/Foto: Rafael Ribeiro)

Já para quem gosta de um estilo mais vintage, a cerâmica Liverpool reproduz os famosos (e saudosos) tijolinhos.

O revestimento traz um charme a mais, como uma "casa de vó", mas sua cor neutra com acabamento polido faz com que consiga se adaptar aos ambientes mais modernos.

projeto de cozinha
Liverpool White é a escolha ideal para cozinhas com móveis coloridos (Projeto: Doma Arquitetura)

Assim como outros revestimentos de cor clara, Liverpool na versão White é coadjuvante na decoração de sua cozinha, mas consegue se destacar com um charme único do revestimento.

Gouache

parede destonalizada verde
Os tons verdes da linha Gouache, da Portobello, criam um efeito destonalizado na parede da cozinha (Projeto: Beiral— Estúdio de Arquitetura)

Que tal decorar a parede de cozinha com tons coloridos destonalizados? No projeto acima, ao usar os revestimentos da linha Gouache, na versão Ciel na parte superior e na versão Mer no backsplash, o ambiente ficou com um colorido ainda mais interessante.

Ms. Barcelona

revestimento para parede
Relevo riscado do revestimento Ms. Barcelona Acero Vic pode criar diferentes desenhos (Projeto: Victor Romansini — Studio Roma)

Para uma parede de cozinha texturizada, você pode contar com Ms. Barcelona Acero Vic. Com formato retangular e riscos em toda a sua extensão, é possível criar diferentes formatos e desenhos.

Seu tom é o equilíbrio perfeito para quem deseja usar o cinza no ambiente, mas sem ir para o cimento queimado. Além disso, combina tanto com decorações mais para o estilo industrial quanto outras mais neutras e clássicas.

Folk

parede de cozinha
O porcelanato pode revestir apenas uma parte da parede (Projeto: Anderson Nogueira)

Você não precisa cobrir a parede de cozinha por completo com o mesmo porcelanato. No exemplo acima, as Lastras do porcelanato Folk, na versão Ice, para criar uma espécie de painel e revestir a bancada logo abaixo. O revestimento serviu como uma "moldura" para o quadro logo à frente.

Por reproduzir pedra, Folk Ice combina com outros elementos orgânicos da cozinha, como a madeira, as plantas e a bancada revestida com Gray Marble, que reproduz mármore.

Terracota

revestimento para parede de cozinha
O tom cru de Terracotta Muro Lua traz naturalidade e efeito rústico à cozinha (Projeto: Adriana Lorenzo e Adriana Varandas)

Para quem deseja fazer uma parede crua na cozinha, mas com todas as vantagens que uma superfície cerâmica proporciona, Terracotta, na versão Muro Luna, é a escolha ideal.

Seu revestimento reproduz fielmente a argila dos tijolinhos e pode ser assentado sem rejunte, como se estivessem apenas empilhados. A parede em tom cru é uma ótima opção para quem deseja um visual mais rústico ou campestre.

Terralma

projeto de cozinha
O acabamento mate de Terralma deixa a cozinha mais elegante (Projeto: Juliana Jobim Arquitetura e Interiores)

Ainda nos tijolinhos, mas com design contemporâneo, Terralma na versão Riviera é uma ótima opção para parede da cozinha. O revestimento tem acabamento natural e superfície lisa, trazendo efeito homogêneo, de continuidade.

No projeto acima, o Filete Terralma Riviera proporcionou mais personalização ao ambiente.

Pronto para reformar as paredes de sua cozinha? Para continuar no assunto reforma, confira agora como escolher o rejunte certo para pisos e paredes!

Sair da versão mobile