Várias pedrinhas em uma superfície lisa. Assim podemos definir a estética do revestimento granilite, que voltou com tudo aos projetos arquitetônicos e ganhou até uma releitura.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Afinal, o processo de fabricação é um pouco complexo. Por isso, a Portobello lançou a linha Beats, com produtos com aspecto de granilite que permitem aderir à tendência de um jeito bem mais prático.
É uma forma de ter um visual clássico, mas com uma pegada moderna. E com diferentes tonalidades, você vai poder compor projetos de diversos estilos, combinando com cores e texturas variadas.
Saiba mais!
Entenda o que é o revestimento granilite
Podemos definir o revestimento granilite como um agregado de diferentes materiais. Entre eles, azulejos, pedras naturais, granito, quartzo e vidro, além de mármore e pasta de cimento ou cal.
O resultado é um produto com aparência única, já que reúne grânulos de diversos tamanhos e cores.
A técnica é bastante antiga. Há registros desde os anos 800, na Grécia e na Roma Antigas. No entanto, foi só no século XV que o granilite começou a se popularizar em Veneza, na Itália.
É que o mármore se tornou popular em construções luxuosas do período. Do corte dele, sobraram diversos grânulos, que começaram a ser usados por artesãos para criar o chamado terrazzo veneziano.
Muito utilizado na pavimentação de espaços públicos, ele aparecia em cores e texturas diferentes e ganhou popularidade por causa de suas vantagens.
Além de permitir reaproveitar materiais, evitando o desperdício, ainda tem alta durabilidade e estética destacada.
No Brasil, o revestimento ficou conhecido como granilite. E é fácil encontrar o material em construções nacionais mais antigas, principalmente as da década de 1940, quando ele foi tendência.
Naquela época, era usada resina para agregar os materiais. Atualmente, o granilite pode ser encontrado em reproduções feitas com outras matérias-primas.
Por isso, é possível ter essa estampa de retalhos em paredes, bancadas, vasos e até em tecidos, como tapetes.
Mas, claro, o revestimento granilite segue como uma possibilidade interessante para pisos, como veremos a seguir.
Assim como no mundo da moda, na arquitetura as tendências vêm e vão. E com todas essas possibilidades de aplicação da estética que remete ao granilite, ele voltou com tudo!
Conheça Beats, um revestimento que reproduz granilite
Hoje em dia, a tecnologia permite criar revestimentos com aspecto de diferentes materiais, como madeira, mármore e metal.
Assim, é possível contar com produtos cada vez mais sustentáveis e, em alguns casos, até com qualidade superior aos originais.
Isso é o que acontece com os revestimentos granilite da linha Beats, que são produzidos em chapas, em vez da modelagem do terrazzo veneziano original.
Os produtos chegam como uma releitura irreverente e sofisticada, com tons de cinza e pontos de cor que compõem muito bem com os demais lançamentos da coleção UNLTD Dreams e outros revestimentos da Portobello.
O nome da linha, Beats, faz referência a uma nova batida musical. Clássica, mas com um ar descontraído. Uma tradução de como a vida pode ser mais leve e criativa, e como isso se reflete na composição da casa dos sonhos, levando versatilidade e personalidade.
É um produto supercool, com três versões que variam entre os tons claro, médio e escuro. A estética do terrazzo veneziano aparece atualizada em uma superfície com fragmentos maiores, cores neutras e fundo quente. Ótima alternativa para um ambiente aconchegante!
O formato é 90x90 e o acabamento é natural. Além disso, há a opção EXT, que é ideal para áreas externas. Sendo assim, é possível aplicar Beats de muitas formas, seja em ambientes internos ou externos.
Confira projetos com revestimento granilite para se inspirar
Agora que você já sabe como surgiu o revestimento granilite e conhece uma possibilidade prática de ter esse tipo de material nos seus projetos, é hora de conferir algumas inspirações.
Revestimento granilite em projeto aconchegante
Entre as tonalidades da linha Beats está Sage ou sálvia. Um esverdeado quente que é ideal para compor ambientes acolhedores, como o projeto em destaque.
A composição é com outros elementos ideais para uma casa-refúgio: estampas de folhas, azulejos verdes ao fundo e janelas que deixam a natureza entrar.
Isso sem falar nos metais dourados e nos demais itens em cores quentes, que remetem ao acolhimento e ao relaxamento, perfeitos para um momento de cuidado pessoal.
Tonalidade clara revela versatilidade do granilite
Apesar de ser uma espécie de revestimento decorado, o granilite pode ser discreto e versátil, compondo projetos com outros materiais, texturas e padronagens.
Isso é possível principalmente se a cerâmica tiver fundo claro, como acontece com Bone, da linha Beats.
A superfície com grânulos leva modernidade para o piso do projeto em destaque. Inclusive, ele traz outros elementos que remetem aos anos que se passaram.
Por exemplo, a cerâmica que se parece com azulejos retangulares e as cores suaves, tanto dos revestimentos quanto da marcenaria. Assim, o ambiente ganha um ar vintage.
Granilite tanto no interior quanto no exterior do projeto
A versatilidade do granilite aparece também quando falamos de projetos In & Out. Ou seja, que contam com o mesmo revestimento em áreas internas e externas.
Isso ajuda a criar unidade visual e é um recurso ótimo para ambientes pequenos, pois tende a ampliar os espaços.
Com o revestimento granilite Ash, da linha Beats, isso é possível. Afinal, ele conta com opções com acabamento natural e EXT.
Portanto, dá para aplicar em todos os ambientes do projeto, como na imagem em destaque.
Assim como na linha Beats, a Portobello está em constante inovação e traz novidades que podem ser usadas em diferentes projetos. Acesse o site da marca e conheça esses e outros produtos!
Foto de destaque: Revestimento granilite ganha releitura com a linha Beats, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)