11.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
area externa com revestimento shibori, cocriação entre portobello e paola navone
Nova coleção da Portobello traz produtos perfeitos para compor a casa dos sonhos (Projeto: Portobello S.A.)

Casa dos sonhos: coleção Portobello 2022 transforma esperanças em realidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.03.2022
Novos produtos da Portobello ajudam a compor a casa dos sonhos com design e sustentabilidade. Conheça as opções que incluem cocriações.
minutos de leitura

Ter a casa dos sonhos é o desejo de muita gente. Principalmente depois da pandemia da Covid-19, o lar se tornou nossa chillhouse, ou seja, nosso refúgio. O lugar em que passamos a maior parte do tempo por um longo período.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Nesse cenário, a casa dos sonhos ganhou ainda mais significado. Afinal, os sonhos representam o começo de tudo, um caminho para concretização de algo. São eles que nos fazem ter esperança de um futuro melhor e alimentam nossa capacidade de imaginar.

Foi pensando nesse conceito que a Portobello desenvolveu a coleção UNLTD Dreams, lançada na Revestir 2022. Ela leva em consideração não só a capacidade de sonhar do ser humano, mas também entende que somos parte e responsáveis pelo todo. O resultado é um sonho coletivo, que inclusive é uma das tendências para 2022.

Para imaginar e sonhar com um futuro melhor, é preciso que cada um faça a sua parte nesse caminho de transformação. É necessário levar a sério temas como sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Mas também podemos mergulhar nas possibilidades da arquitetura em um mundo virtual e totalmente novo, o metaverso. Quem sabe não é por ele que vamos concretizar nossos sonhos?

De fato, há muitas possibilidades para quem olha para frente e se deixa levar pela imaginação. Mas como esse conceito se reflete na prática, em uma casa dos sonhos? É o que você confere a seguir!

Shibori aproxima casa da beleza imperfeita do artesanato

Para começar, Shibori é um produto com design de Paola Navone. A arquiteta, designer e decoradora reproduziu no revestimento a técnica manual japonesa de tingimento de tecidos que resulta em padronagens inesperadas e exclusivas.

Uma coleção que aproxima o artesanato e as coisas feitas à mão, assim como em outras criações da designer italiana.

E é justamente esse aspecto que ajuda a deixar o ambiente em destaque mais aconchegante, como em uma casa dos sonhos. O uso de materiais naturais e peças artesanais ajuda a aumentar a sensação de bem-estar e conforto. Além disso, o uso do azul torna o espaço tranquilo e calmo.

Nesta sala de jantar, a escolha foi por Shibori Gray. Mas o produto também está disponível em outras cores, como Indigo Blue e Lime. As peças contam ainda com dois formatos: 20x20 e 20x42 (triangular).

sala de jantar com revestimento shibori, cocriação entre portobello e paola navone
Shibori é coleção perfeita para ambientes contemporâneos, mas que valorizam a sofisticação e a arte (Projeto: Portobello S.A.)

Soma é cocriação perfeita para a casa dos sonhos

Quando se fala em casa dos sonhos, é comum pensar em profissionais renomados como arquitetos, designers e engenheiros. E a linha Soma chega para tornar possível um lar com assinatura de Paulo Mendes da Rocha e sua filha, Nadezhda Mendes da Rocha.

A coleção reúne revestimentos e acessórios que mesclam arquitetura e irreverência, racionalidade e inovação, modernismo e contemporaneidade.

São ladrilhos em uma nova escala, fruto de mentes inquietas que sempre encontram um caminho para ultrapassar barreiras.

Com as peças, é possível criar mosaicos, aplicar em mobiliários ou usar como a imaginação permitir. Afinal, a ideia é ter uma casa dos sonhos!

ambiente revestido com soma, cocriação portobello e Nadezhda Mendes da Rocha
Os maxiladrilhos da linha Soma reproduzem concreto com aspecto natural ou de terra. Assim, conferem mais brasilidade aos projetos
(Projeto: Nadezhda Mendes da Rocha)

Oh!take: casa dos sonhos com design de mestre da arquitetura

Outra cocriação de peso na coleção UNLTD Dreams é com o mestre da arquitetura Ruy Ohtake. Sua linha tem tudo a ver com uma casa dos sonhos: extrapola os limites em um processo criativo que desafia as possibilidades do material, fazendo emergir o inusitado.

A poesia em concreto traz cores e curvas que desafiam os limites entre o design e a arte na linha Oh!take. Os revestimentos e acessórios reproduzem concreto, mas de um jeito diferente, em tonalidades atemporais, suaves, mas marcantes.

As peças chegam em longilíneo formato 30X120, com curvas que levam fluidez para a decoração. Elas também estão disponíveis em lastras 160x160 (novo superquadrado exclusivo da Portobello!), que demonstram a grandeza que os sonhos podem ter.

sala com revestimento Oh!take, cocriação portobello e ruy ohtake
Ruy Ohtake assina linha com peças cheias de personalidade, para uma verdadeira casa dos sonhos
(Projeto: Portobello S.A.)

Folk traz natureza para dentro da casa dos sonhos

A linha Folk se apropria de diferentes elementos para apresentar uma superfície que surpreende. Para começar, reproduz a pedra calcária Limestone, levando a natureza para perto.

Sua inspiração vem do estilo de origem celta e também da personalidade ativista e diversa que marcou a história do folk, ritmo que influenciou e inspirou o rock.

Dessa fusão, surgem lastras em tons neutros como areia e cinza. São diferentes formatos como 120x280 e 60x120, este último com acabamento natural e externo.

quarto revestido com folk, revestimento da nova coleção portobello 2022
Lastras que reproduzem pedra compõem linha Folk, ideal para ambientes internos e externos (Projeto: Portobello S.A.)

Sunset Fairbanks compõe área externa dos sonhos

A linha Sunset reproduz o pôr do sol de diferentes partes do mundo. E Sunset Fairbanks é a nova peça, com tonalidade escura que remete à cidade do Alasca, nos Estados Unidos.

Sua superfície foi desenvolvida especialmente para a aplicação do revestimento em piscinas, inclusive em seu interior. Portanto, tem acabamento externo, ajudando a compor uma área de lazer digna de uma casa dos sonhos. Um espaço para relaxar e aproveitar os momentos de descanso.

A peça em 14,5x14,5 tem desenho com movimento e variação de tonalidade que se destaca no encontro com a água, revelando um efeito que surpreende.

piscina revestida com fairbanks, porcelanato portobello da coleção 2022 para uma casa dos sonhos
Revestimento Sunset Fairbanks foi pensado para áreas externas de casas dos sonhos (Portobello S.A.)

Metallica e MS. Barcelona são opções para casas minimalistas

A sofisticação marca outras duas linhas da coleção UNLTD Dreams: Metallica e MS. Barcelona, ideais para uma casa dos sonhos minimalista.

A linha Metallica, reúne acabamentos metálicos longilíneos que marcam detalhes da decoração. São opções suaves, sofisticadas, cheias de personalidade ou ideais para projetos contemporâneos.

No projeto em destaque, o acabamento na parede ao fundo “corta” o revestimento da linha MS. Barcelona, a Antracita.

As peças dessa linha estão disponíveis em formatos como 160x160 e 90x180, para usar no piso ou na parede. São ideais para quem gosta do “menos é mais”, mas sem abrir mão da contemporaneidade. Afinal, trazem uma visão atual das camadas do tempo através da pedra, concreto, arquitetura, história, tecnologia e design.

sala de jantar com revestimentos da nova coleção portobello 2022 para uma casa dos sonhos
Para uma casa dos sonhos minimalista e elegante, linhas Metallica e MS. Barcelona podem ser ideais
(Projeto: Portobello S.A.)

Beats confere originalidade a material clássico

A concretização da casa dos sonhos surge em um ambiente mais leve e criativo com a linha Beats. São produtos clássicos, porém versáteis e cheios de personalidade.

Eles trazem uma estética atualizada para o tradicional terrazzo veneziano, que nada mais é do que a junção de fragmentos de diferentes pedras naturais, além de mármore colorido e pasta de cimento ou cal.

No entanto, as cores neutras com fundo quente e fragmentos maiores traz originalidade e identidade para o projeto.

As peças são no formato 90x90 e permitem múltiplas possibilidades de aplicação. Além disso, conta com versão EXT, ideal para ambientes externos.

banheiro revestido com beats, porcelanato da nova coleção portobello 2022 para uma casa dos sonhos
Pisos de áreas internas, externas e até paredes podem ser revestidas com produtos da linha Beats
(Projeto: Portobello S.A.)

Botanique leva conforto, equilíbrio e bem-estar para o lar

A necessidade de conectar os espaços com a nossa essência e de trazer a natureza para perto são as inspirações para a linha Botanique.

Ela é uma interpretação da textura sensorial do mosaico e dos tons suaves e calmos das ervas e plantas usadas como ingredientes para chás.

O objetivo é levar equilíbrio para dentro de casa, mantendo matéria e espírito em harmonia para aumentar a sensação de bem-estar.

Para compor paredes de diferentes ambientes, a linha conta com peças no formato 29x30 em cores como Lavande, Anis, Melisse, Sauge, Rose e Camellia, que criam uma atmosfera aconchegante.

cozinha revestida com porcelanato botanique, da nova coleção portobello 2022 para uma casa dos sonhos
Tons pastel e suaves da linha Botanique ajudam a compor ambientes calmos e relaxantes (Projeto: Portobello)

Charleston tem beleza atemporal

Usar revestimentos que recriam materiais naturais é uma forma de tornar os ambientes mais acolhedores ao aproximar os moradores e visitantes da natureza. E mais do que isso, esse tipo de produto ainda tende a ser mais sustentável, preservando o meio ambiente ao evitar a extração e a exploração de matéria-prima.

Uma opção interessante para quem quer conquistar a casa dos sonhos é Charleston, da linha Timeless. São produtos que reproduzem mármore e apresentam um design atemporal.

No formato 120x120, ainda leva elegância para o lar. Sem falar que seu tom neutro combina com tudo, permitindo dar aquele toque de personalidade no ambiente.

sala revestida com charleston, porcelanato marmorizado da nova coleção portobello 2022 para uma casa dos sonhos
Revestimento marmorizado e neutro é atemporal e fácil de combinar (Projeto: Portobello S.A.)

Gaia revela bioma da Mata Atlântica e da Amazônia

Proteger e estar em contato com a natureza é uma das tendências que se reflete na linha Gaia. São azulejos que podem ser usados em diferentes ambientes da casa para lembrar a importância da mãe terra.

Afinal, o bioma da Mata Atlântica e da Amazônia inspirou o mix de folhas e flores que estampa os azulejos. Os desenhos lineares são bem marcados, fazendo um contraponto com a suavidade das pinceladas que constroem camadas de arte rica e complexa.

É possível escolher entre tons de branco, verde, além de toques de tons terrosos, ideais para um clima de aconchego.

Há ainda outras três peças sem estampa, para mesclar e combinar como quiser. Todos os azulejos têm formato 20x20 bold e possibilitam ambientes aconchegantes e contemporâneos.

banheiro revestido com gaia, azulejo da nova coleção portobello 2022 para uma casa dos sonhos
Banheiro traz parede com azulejo decorado com folhagem que insere natureza no design interior
(Projeto: Portobello S.A.)

Verano traz alto astral do verão para dentro da casa dos sonhos

Por fim, a linha Verano chega para trazer o calor e o alto astral da estação mais quente do ano. Uma época em que os dias são mais longos e as noites, mais curtas. Mas também é o período em que se quer viver ao ar livre e curtir intensamente.

Essa energia e alma relax aparecem em pedras com variação de desenhos e nuances frescas. Assim, é possível ter o clima e a luz da estação em todos os dias do ano!

Sua aplicação é indicada em áreas externas, e até mesmo em piscinas. Os tons são acentuados pelo efeito da água em contato com a luz solar, levando mais beleza para a casa dos sonhos. O formato das peças é 15x15, permitindo também o uso em projetos internos.

ducha de jardim revestida com verano, da nova coleção portobello 2022 para uma casa dos sonhos
Verano é opção para áreas externas e piscinas, mas também pode embelezar o design interior (Projeto: Portobello S.A.)

A nova coleção tão sonhada pela Portobello agora se realiza em 2022, com uma visão contemporânea das camadas do tempo (a pedra, o concreto, a arquitetura, a história, a tecnologia, o design). Um sonho coletivo, com arquitetos, designers, artistas. Sonhos que conduzem a criação de novos universos, sonhos de uma mundo melhor, mais sustentável, mais plural. Desse sonho nasceu a proposta para esse recomeço, novas matérias-primas para novos projetos, esperanças que vão se transformando em realidade!

Conheça mais detalhes da Coleção UNLTD.Dreams.

Imagem principal: Nova coleção da Portobello traz produtos perfeitos para compor a casa dos sonhos (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa dos sonhos: coleção Portobello 2022 tr...

Casa dos sonhos: coleção Portobello 2022 transforma esperanças em realidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies