Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Rampa de garagem: qual é o melhor revestimento para essa área?

Linha Sidewalk, da Portobello, tem opções ideais para rampa de garagem (Projeto: Portobello)

Quando pensamos em construir ou reformar, geralmente priorizamos a estética e a funcionalidade dos ambientes internos. No entanto, não podemos esquecer da importância de escolher os materiais certos para áreas externas, como a rampa de garagem.

Afinal, essa parte da casa fica exposta às intempéries e aos veículos que circulam diariamente. Portanto, garantir durabilidade, resistência e, o mais importante, segurança, é fundamental.

Pensando nisso, a Portobello trouxe ao mercado a sua primeira linha de piso fulget: Sidewalk. Nela, é possível encontrar opções ideais para rampa de garagem, como você confere na sequência!

Como escolher o revestimento para rampa de garagem?

Pessoa subindo rampa de bicicleta. O rosto dela não aparece
Em rampa de garagem, revestimento precisa ajudar a evitar o escorregamento (Projeto: Portobello)

Escolher o piso para a área externa envolve muito mais do que preferências estéticas.

Isso porque esse é um ambiente que fica exposto ao sol e à chuva. Além disso, pode ter alto tráfego, causado pela circulação de veículos como carros e motos.

Sem falar que a área precisa oferecer segurança. Principalmente quando ela estiver molhada, seja pela água da chuva ou da piscina.

Portanto, para garantir a durabilidade e a segurança da sua rampa de garagem, é fundamental escolher o revestimento certo.

O órgão que define as especificações necessárias é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo ele, o coeficiente de atrito mínimo precisa ser de 0,80, independentemente da inclinação.

Leia também:

Quais cuidados tomar ao projetar a rampa de garagem?

Além do cuidado ao escolher o revestimento para a rampa de garagem, há ainda outros pontos que precisam de atenção. A segurança é a prioridade.

Seguir as diretrizes e regulamentações relevantes, bem como procurar a orientação de profissionais qualificados, ajudará a garantir que a estrutura atenda a todos os requisitos necessários.

Entenda melhor na sequência.

Siga as normas

Casa com linhas e cores modernas. Na frente se destaca uma árvore e a rampa de garagem
Miro Martins Fotografia (Projeto: Ivanilza de Alencar)

Verifique as regulamentações locais, estaduais e nacionais para garantir que a rampa esteja em conformidade com todas as normas de segurança, acessibilidade e construção.

Projete a inclinação adequada

Esse é um dos fatores mais críticos. Certifique-se de que a inclinação esteja dentro dos limites permitidos pelas normas, geralmente de 8% a 12% para acessibilidade. Em garagens, inclinações entre 6% e 8% são comuns.

Escolha materiais de qualidade

Casa com linhas retas e cores neutras. Na garagem há um carro, uma moto e uma bicicleta
Usar materiais de qualidade garante a boa durabilidade do revestimento para rampa de garagem (Projeto: Dalma Meneses Arquitetura / Foto: Fernando Willadino)

Optar por marcas renomadas, como a Portobello, ajuda a ter a segurança de que o piso da rampa de garagem vai resistir por mais tempo.

Certifique-se de que a superfície ajuda a evitar escorregões

Escolha um revestimento de piso que ajude a evitar escorregões, especialmente em condições de chuva ou água de piscina. O coeficiente de atrito adequado é fundamental.

Instale barreiras de segurança

Dependendo da localização, da inclinação e do comprimento da rampa de garagem, a instalação de barreiras pode ser fundamental para evitar quedas. Isso inclui corrimãos, guias laterais e parapeitos, por exemplo.

Projete curvas suaves

Caso haja a necessidade de ter uma curva, evite que ela seja acentuada. Afinal, isso pode dificultar a subida e a descida de veículos.

Pense na sinalização

Setas, placas de aviso e alarmes ajudam a direcionar o tráfego de veículos e pedestres na rampa, quando necessário.

Preste atenção na largura e no comprimento

Casa com fechada moderna, com destaque para cobogós
Dimensões da rampa de garagem garantem que ela cumpra o seu papel sem problemas (Projeto: Bia Guedes)

A largura da rampa deve ser adequada para a passagem segura de veículos. Normalmente, recomenda-se o mínimo de 3 m para carros de passeio.

Já o comprimento precisa garantir espaço suficiente para o condutor manobrar e entrar e sair com facilidade.

Cuide com a drenagem

Projete a rampa de forma que a água da chuva seja drenada. Isso vai evitar poças, o que pode ser prejudicial à superfície e perigoso aos usuários.

Invista em iluminação

Pense no projeto de iluminação desse espaço, garantindo que seja bem iluminado — sobretudo durante a noite, pois isso ajuda a melhorar a visibilidade e a segurança.

Garanta a acessibilidade

Especialmente em espaços comerciais, pensar na acessibilidade é parte fundamental do projeto. Portanto, busque atender às diretrizes universais para permitir o uso por pessoas com mobilidade reduzida.

Consulte um profissional

A consultoria de um arquiteto ou engenheiro civil especializado em projetos de rampas de garagem é altamente recomendada para garantir que todas as especificações sejam atendidas e que a estrutura seja segura e funcional.

Conheça a linha Sidewalk, ideal para rampa de garagem

Detalhe de ralo oculto em piso fulget
Piso fulget da Portobello é ideal para rampa de garagem (Projeto: Portobello)

Atendendo a pedidos de arquitetos, a Portobello inovou mais uma vez ao trazer ao mercado a linha Sidewalk, seu primeiro piso fulget.

Ideal para pátios, calçadas, bordas de piscina e rampas de garagem, ela ainda conta com a opção de piso drenante.

Um dos diferenciais da linha é o fato de não haver queima de cimento com pequenos agregados naturais. Além disso, tem cartela de cores diferenciada e textura suave.

De maneira geral, Sidewalk proporciona beleza, praticidade e desempenho técnico em uma só superfície. Assim, você pode criar projetos sob medida, garantindo segurança e durabilidade.

Afinal, os produtos atendem às normas da ABNT para que você tenha a tranquilidade de saber que investe em qualidade.

Portanto, na hora de escolher o piso da sua rampa de garagem, não deixe de considerar a linha Sidewalk e os revestimentos que você confere em detalhes na sequência.

Sidewalk Out e Pool

Estes revestimentos são ideais para uso residencial e comercial com inclinações máximas de 15% e 10%, respectivamente. Podem ser usados tanto em áreas externas quanto de piscina.

Seguindo a norma ABNT NBR 16790:2020, eles contam com uma resistência à flexão de 7,1 MPa, muito superior ao mínimo requerido, que é de 3,5 MPa.

Além disso, o coeficiente de atrito é de 0,77 quando seco e 0,78 quando molhado, atendendo à ABNT NBR 13818:1997, que recomenda coeficientes superiores a 0,40 para locais que necessitam de resistência ao escorregamento.

Sidewalk Across Drain

piso drenante
Linha Sidewalk na versão Across Drain é o primeiro piso drenante da Portobello

Este revestimento drenante é ideal para locais onde a absorção de água é essencial. Atendendo à norma ABNT NBR 16416:2015, ele pode ser instalado em declives de até 5%.

Tem uma resistência à flexão de 2,1 MPa, superando o requisito mínimo de 2 MPa, e um coeficiente de atrito seco de 0,88 e molhado de 0,68.

Como vimos, os novos produtos da Portobello são a escolha perfeita para garantir durabilidade e segurança para a sua rampa de garagem. Conheça todos os detalhes da linha Sidewalk agora mesmo!

Sair da versão mobile