20.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Linha Sidewalk, da Portobello, tem opções ideais para rampa de garagem (Projeto: Portobello)

Rampa de garagem: qual é o melhor revestimento para essa área?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.11.2023
Entenda quais devem ser as especificações do revestimento para rampa de garagem. Conheça ainda opções da Portobello para áreas externas
minutos de leitura

Quando pensamos em construir ou reformar, geralmente priorizamos a estética e a funcionalidade dos ambientes internos. No entanto, não podemos esquecer da importância de escolher os materiais certos para áreas externas, como a rampa de garagem.

Afinal, essa parte da casa fica exposta às intempéries e aos veículos que circulam diariamente. Portanto, garantir durabilidade, resistência e, o mais importante, segurança, é fundamental.

Pensando nisso, a Portobello trouxe ao mercado a sua primeira linha de piso fulget: Sidewalk. Nela, é possível encontrar opções ideais para rampa de garagem, como você confere na sequência!

Como escolher o revestimento para rampa de garagem?

Pessoa subindo rampa de bicicleta. O rosto dela não aparece
Em rampa de garagem, revestimento precisa ajudar a evitar o escorregamento (Projeto: Portobello)

Escolher o piso para a área externa envolve muito mais do que preferências estéticas.

Isso porque esse é um ambiente que fica exposto ao sol e à chuva. Além disso, pode ter alto tráfego, causado pela circulação de veículos como carros e motos.

Sem falar que a área precisa oferecer segurança. Principalmente quando ela estiver molhada, seja pela água da chuva ou da piscina.

Portanto, para garantir a durabilidade e a segurança da sua rampa de garagem, é fundamental escolher o revestimento certo.

O órgão que define as especificações necessárias é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo ele, o coeficiente de atrito mínimo precisa ser de 0,80, independentemente da inclinação.

Leia também:

Quais cuidados tomar ao projetar a rampa de garagem?

Além do cuidado ao escolher o revestimento para a rampa de garagem, há ainda outros pontos que precisam de atenção. A segurança é a prioridade.

Seguir as diretrizes e regulamentações relevantes, bem como procurar a orientação de profissionais qualificados, ajudará a garantir que a estrutura atenda a todos os requisitos necessários.

Entenda melhor na sequência.

Siga as normas

Casa com linhas e cores modernas. Na frente se destaca uma árvore e a rampa de garagem
Miro Martins Fotografia (Projeto: Ivanilza de Alencar)

Verifique as regulamentações locais, estaduais e nacionais para garantir que a rampa esteja em conformidade com todas as normas de segurança, acessibilidade e construção.

Projete a inclinação adequada

Esse é um dos fatores mais críticos. Certifique-se de que a inclinação esteja dentro dos limites permitidos pelas normas, geralmente de 8% a 12% para acessibilidade. Em garagens, inclinações entre 6% e 8% são comuns.

Escolha materiais de qualidade

Casa com linhas retas e cores neutras. Na garagem há um carro, uma moto e uma bicicleta
Usar materiais de qualidade garante a boa durabilidade do revestimento para rampa de garagem (Projeto: Dalma Meneses Arquitetura / Foto: Fernando Willadino)

Optar por marcas renomadas, como a Portobello, ajuda a ter a segurança de que o piso da rampa de garagem vai resistir por mais tempo.

Certifique-se de que a superfície ajuda a evitar escorregões

Escolha um revestimento de piso que ajude a evitar escorregões, especialmente em condições de chuva ou água de piscina. O coeficiente de atrito adequado é fundamental.

Instale barreiras de segurança

Dependendo da localização, da inclinação e do comprimento da rampa de garagem, a instalação de barreiras pode ser fundamental para evitar quedas. Isso inclui corrimãos, guias laterais e parapeitos, por exemplo.

Projete curvas suaves

Caso haja a necessidade de ter uma curva, evite que ela seja acentuada. Afinal, isso pode dificultar a subida e a descida de veículos.

Pense na sinalização

Setas, placas de aviso e alarmes ajudam a direcionar o tráfego de veículos e pedestres na rampa, quando necessário.

Preste atenção na largura e no comprimento

Casa com fechada moderna, com destaque para cobogós
Dimensões da rampa de garagem garantem que ela cumpra o seu papel sem problemas (Projeto: Bia Guedes)

A largura da rampa deve ser adequada para a passagem segura de veículos. Normalmente, recomenda-se o mínimo de 3 m para carros de passeio.

Já o comprimento precisa garantir espaço suficiente para o condutor manobrar e entrar e sair com facilidade.

Cuide com a drenagem

Projete a rampa de forma que a água da chuva seja drenada. Isso vai evitar poças, o que pode ser prejudicial à superfície e perigoso aos usuários.

Invista em iluminação

Pense no projeto de iluminação desse espaço, garantindo que seja bem iluminado — sobretudo durante a noite, pois isso ajuda a melhorar a visibilidade e a segurança.

Garanta a acessibilidade

Especialmente em espaços comerciais, pensar na acessibilidade é parte fundamental do projeto. Portanto, busque atender às diretrizes universais para permitir o uso por pessoas com mobilidade reduzida.

Consulte um profissional

A consultoria de um arquiteto ou engenheiro civil especializado em projetos de rampas de garagem é altamente recomendada para garantir que todas as especificações sejam atendidas e que a estrutura seja segura e funcional.

Conheça a linha Sidewalk, ideal para rampa de garagem

Detalhe de ralo oculto em piso fulget
Piso fulget da Portobello é ideal para rampa de garagem (Projeto: Portobello)

Atendendo a pedidos de arquitetos, a Portobello inovou mais uma vez ao trazer ao mercado a linha Sidewalk, seu primeiro piso fulget.

Ideal para pátios, calçadas, bordas de piscina e rampas de garagem, ela ainda conta com a opção de piso drenante.

Um dos diferenciais da linha é o fato de não haver queima de cimento com pequenos agregados naturais. Além disso, tem cartela de cores diferenciada e textura suave.

De maneira geral, Sidewalk proporciona beleza, praticidade e desempenho técnico em uma só superfície. Assim, você pode criar projetos sob medida, garantindo segurança e durabilidade.

Afinal, os produtos atendem às normas da ABNT para que você tenha a tranquilidade de saber que investe em qualidade.

Portanto, na hora de escolher o piso da sua rampa de garagem, não deixe de considerar a linha Sidewalk e os revestimentos que você confere em detalhes na sequência.

Sidewalk Out e Pool

Estes revestimentos são ideais para uso residencial e comercial com inclinações máximas de 15% e 10%, respectivamente. Podem ser usados tanto em áreas externas quanto de piscina.

Seguindo a norma ABNT NBR 16790:2020, eles contam com uma resistência à flexão de 7,1 MPa, muito superior ao mínimo requerido, que é de 3,5 MPa.

Além disso, o coeficiente de atrito é de 0,77 quando seco e 0,78 quando molhado, atendendo à ABNT NBR 13818:1997, que recomenda coeficientes superiores a 0,40 para locais que necessitam de resistência ao escorregamento.

Sidewalk Across Drain

piso drenante
Linha Sidewalk na versão Across Drain é o primeiro piso drenante da Portobello

Este revestimento drenante é ideal para locais onde a absorção de água é essencial. Atendendo à norma ABNT NBR 16416:2015, ele pode ser instalado em declives de até 5%.

Tem uma resistência à flexão de 2,1 MPa, superando o requisito mínimo de 2 MPa, e um coeficiente de atrito seco de 0,88 e molhado de 0,68.

Como vimos, os novos produtos da Portobello são a escolha perfeita para garantir durabilidade e segurança para a sua rampa de garagem. Conheça todos os detalhes da linha Sidewalk agora mesmo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Rampa de garagem: qual é o melhor revestimen...

Rampa de garagem: qual é o melhor revestimento para essa área?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2023- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies