Portobello Shop ganha Prêmio Destaque em Sustentabilidade 2020
Sustentabilidade é o carro-chefe da Portobello Shop, e o mercado já enxerga isso. A empresa acaba de ganhar o Prêmio Destaque em Sustentabilidade 2020 na categoria Máster, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Iniciado em 2019, o Projeto Lastras Portobello — Porcelanateria Sustentável foi responsável pela inauguração da primeira fábrica do Brasil voltada à produção dessas grandes superfícies. O forno de 236 m e os métodos de produção da empresa permitem um aproveitamento de matéria-prima acima de 99%. Assim, 95,5% dos resíduos gerados na produção são reincorporados ao processo produtivo como matéria-prima, 4,2% encaminhados para reciclagem e apenas 0,1% destinados ao aterro sanitário.
A evolução do design e da tecnologia possibilitam que o porcelanato reproduza materiais como madeira, mármore e outras pedras naturais. Segundo Scheila Orlandi, analista de Sustentabilidade da Portobello, "os prêmios recebidos pela empresa representam a aprovação do mercado dessa inovação que não cessa. E, sem dúvidas, o reconhecimento de instituições como a ABF só reforça nosso trabalho sério, responsável e profissional".
Em 2020, o Prêmio ABF destacou franqueadoras, franqueados profissionais e acadêmicos que fizeram a diferença nas categorias Sustentabilidade, Jornalismo e Trabalho Acadêmico.
De acordo com a Dom Strategy Partners, parceira da ABF e responsável por avaliar os projetos inscritos, os critérios para a escolha dos vencedores são alinhamento estratégico, relação com o core business, investimento realizado, abrangência nos franqueados, impacto e retorno social, ambiental e econômico, criatividade e inovação.
Criada em 1987, a ABF é uma organização sem fins lucrativos com mais de 1100 franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores associados. Além da sede em São Paulo, ela conta com uma seccional no Rio de Janeiro e regionais no interior de São Paulo, Minas Gerais e nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul.
Prêmios da Portobello Shop em sustentabilidade
O Prêmio ABF não é o primeiro que a Portobello recebe com relação ao seu trabalho em sustentabilidade.
Em 2017, a empresa ganhou o Prêmio Fritz Müller, destinado a projetos e iniciativas de Santa Catarina que vão além do exigido pela legislação ambiental. A Portobello venceu na categoria Controle de Poluição Atmosférica, com o case "Reaproveitamento de Calor do Processo de Queima com o Objetivo de Diminuir o Consumo de Gás Natural", responsável por detectar que 70% do que era emitido para a atmosfera poderia ser aproveitado em outros processos.
Já em 2018, foi a vez de receber o 25º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Resíduos Sólidos, com o projeto "Gerenciamento, Reaproveitamento e Valorização na Portobello", sobre a implantação de um sistema que minimizaria a geração de fragmentos para os aterros sanitários. Como resultado, a empresa conseguiria evitar que 126 mil toneladas de resíduos sólidos fossem despejadas em aterros sanitários da cidade de Tijucas (SC).
Ainda em 2018, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina para empresas que têm a sustentabilidade como um de seus valores. A Portobello trabalha com três pilares fundamentais: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Econômica.
A Portobello Shop também ganhou o Prêmio Empresa Cidadã na categoria Participação Comunitária, conferido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) com o objetivo de incentivar e promover projetos sociais que visam melhorar a cidadania do povo catarinense.
Mas foi em 2019 que a Portobello se destacou. Apenas nesse ano, a empresa ganhou:
- o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC pelo segundo ano consecutivo;
- o Troféu de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina;
- o Certificado Empresa Cidadã do Tribunal de Justiça de Santa Catarina;
- o Certificado Empresa Cidadã do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro;
- o Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).
Lastras e Portobello Shop: as grandes novidades para 2020
Basicamente, lastras são superfícies de porcelanato em tamanhos acima do comum e espessura finíssima — de 6 a 9 mm. Enquanto revestimentos em grandes formatos podem ter 1,20 × 1,20 m, elas têm, pelo menos, 1,20 × 2,40 m.
Grande lançamento da Portobello Shop em 2020, as lastras possibilitam uma nova forma de revestimento. São superfícies contínuas que enganam o olhar, já que é difícil perceber onde começam ou terminam. Suas grandes dimensões diminuem a necessidade de rejunte. Podem servir tanto para revestir ambientes por completo quanto para pormenores, como demarcação de boxes, cabeceiras de cama e detalhes em armários.
Além da inovação no mercado, o que faz das lastras o produto ideal para a Portobello é sua produção sustentável. Por ter espessura menor, o material utiliza menos matéria-prima — no caso, argila.
Outra vantagem é que a argila tem um método de extração muito mais superficial, enquanto o mármore é extraído em grandes profundidades e a madeira gera desmatamento e pode acarretar a extinção de algumas espécies, por exemplo.
Por fim, mais de 99% da extração da matéria-prima é aproveitada e reciclada.
Quem gosta de diversidade nas superfícies de revestimentos não perde nada ao adotar as lastras. O porcelanato tem uma enorme capacidade de reprodutibilidade, podendo emular madeiras, mármores, pedras e até cimento.
Episódio dos Bastidores Criativos que fala sobre o Projeto Lastras e o forno de 236 m adquirido pela Portobello
Entendeu como a Portobello Shop se destaca quando o assunto é sustentabilidade? Afinal, zelar pelo ambiente e pelas comunidades locais faz parte da cultura da empresa. Se você concorda com essa visão, aproveite para saber mais sobre arquitetura sustentável e o papel das lastras nesse novo cenário.
---
Foto de destaque: Tendo a sustentabilidade como valor permanente, a Portobello Shop ganha mais um prêmio na área