03.11.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
premio_fritz_muller

Portobello recebe prêmio ambiental Fritz Müller

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.11.2017
Mais uma premiação foi conquistada pela empresa Portobello. Desta vez, o reconhecimento é pelo controle de poluição atmosférica, ao desenvolver projeto para redução do consumo de gás natural e da emissão de CO².
minutos de leitura

A Portobello, líder em revestimentos na América Latina, conquistou o prêmio Fritz Müller na categoria Controle de Poluição Atmosférica. Trata-se do principal reconhecimento ambiental de Santa Catarina. A cerimônia oficial aconteceu dia 31 de outubro, no Hotel Majestic, em Florianópolis.

Promovido pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina), o prêmio Fritz Müller em sua 19ª edição, que reconhece as iniciativas de cuidados com a natureza no estado catarinense além do que determina a legislação, recebeu a inscrição de cases de 70 empresas em 2017.

O case vencedor apresentado pela Portobello “Reaproveitamento de Calor do Processo de Queima com o Objetivo de Diminuir o Consumo de Gás Natural” detalha resultados do projeto implementado em duas fábricas da companhia, a de porcelanato técnico e esmaltado, por serem as de maior produção e, consequentemente, maior consumo de gás/m².

Indicadores monitorados mostram que o consumo de gás subiu 3% entre 2011 e 2012. E esse número chegou a 8% no ano seguinte. Paralelamente foi observado que havia um desperdício do calor dos fornos de queima da cerâmica. Assim, foi detectado que 70% do ar emitido para a atmosfera poderia ser aproveitado em outros processos.

Esse foi o motor para o desenvolvimento do projeto, iniciado em 2014, que visa reduzir o consumo de gás natural através da recuperação do calor dos fornos, utilizando-o no processo de atomização e secagem das cerâmicas nas fábricas. Isso resultou na redução não apenas do consumo de gás (em cerca de 15% em apenas uma das fábricas) mas também na emissão de CO², de mais de 5%.

“As questões relativas à sustentabilidade na Portobello tomaram uma dimensão muito maior desde 2014. Sustentabilidade nos negócios, nas relações com as partes interessadas (investidores,  funcionários, fornecedores e sociedade), assim como ganhos de eficiência ambiental através de processos e produtos,  cujo impacto no meio ambiente pudesse ser reduzido, foi nossa meta. E a empresa abordou a questão ambiental com muita energia, focada na modificação na forma de pensar e agir. O sucesso desse projeto se mostrou muito importante. Prova a tese tão amplamente difundida que o cuidado com os recursos naturais e  a  eficiência dos processos de fabricação  andam sempre juntos”, explica Roberto Basso, gerente Técnico e de Meio Ambiente da Portobello.

O jeito sustentável Portobello

A preocupação com a preservação do meio ambiente é cada dia mais necessária. Por isso, a Portobello trabalha constantemente para encontrar alternativas que contribuam com esse tema.

A empresa faz parte de uma comunidade de 50 mil habitantes, além de disseminar a sua marca e o seu conceito a todos os estados brasileiros e continentes, buscando a melhoria contínua da saúde, bem-estar, desenvolvimento e meio ambiente de todos nossos stakeholders, por meio de projetos ambientais e ações sociais que favoreçam o crescimento sustentável.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Portobello recebe prêmio ambiental Fritz Mü...

Portobello recebe prêmio ambiental Fritz Müller

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies