18.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Portobello Shop ganha Prêmio Destaque em Sustentabilidade 2020

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.05.2020
A sustentabilidade é um dos pilares da Portobello Shop, que recebeu o Prêmio Destaque em Sustentabilidade 2020, da Associação Brasileira de Franchising.
minutos de leitura

Sustentabilidade é o carro-chefe da Portobello Shop, e o mercado já enxerga isso. A empresa acaba de ganhar o Prêmio Destaque em Sustentabilidade 2020 na categoria Máster, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Iniciado em 2019, o Projeto Lastras Portobello — Porcelanateria Sustentável foi responsável pela inauguração da primeira fábrica do Brasil voltada à produção dessas grandes superfícies. O forno de 236 m e os métodos de produção da empresa permitem um aproveitamento de matéria-prima acima de 99%. Assim, 95,5% dos resíduos gerados na produção são reincorporados ao processo produtivo como matéria-prima, 4,2% encaminhados para reciclagem e apenas 0,1% destinados ao aterro sanitário.

A evolução do design e da tecnologia possibilitam que o porcelanato reproduza materiais como madeira, mármore e outras pedras naturais. Segundo Scheila Orlandi, analista de Sustentabilidade da Portobello, "os prêmios recebidos pela empresa representam a aprovação do mercado dessa inovação que não cessa. E, sem dúvidas, o reconhecimento de instituições como a ABF só reforça nosso trabalho sério, responsável e profissional".

Em 2020, o Prêmio ABF destacou franqueadoras, franqueados profissionais e acadêmicos que fizeram a diferença nas categorias Sustentabilidade, Jornalismo e Trabalho Acadêmico.

De acordo com a Dom Strategy Partners, parceira da ABF e responsável por avaliar os projetos inscritos, os critérios para a escolha dos vencedores são alinhamento estratégico, relação com o core business, investimento realizado, abrangência nos franqueados, impacto e retorno social, ambiental e econômico, criatividade e inovação.

Criada em 1987, a ABF é uma organização sem fins lucrativos com mais de 1100 franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores associados. Além da sede em São Paulo, ela conta com uma seccional no Rio de Janeiro e regionais no interior de São Paulo, Minas Gerais e nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

Prêmios da Portobello Shop em sustentabilidade

Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina 2019, pelo segundo ano consecutivo

O Prêmio ABF não é o primeiro que a Portobello recebe com relação ao seu trabalho em sustentabilidade.

Em 2017, a empresa ganhou o Prêmio Fritz Müller, destinado a projetos e iniciativas de Santa Catarina que vão além do exigido pela legislação ambiental. A Portobello venceu na categoria Controle de Poluição Atmosférica, com o case "Reaproveitamento de Calor do Processo de Queima com o Objetivo de Diminuir o Consumo de Gás Natural", responsável por detectar que 70% do que era emitido para a atmosfera poderia ser aproveitado em outros processos.

Já em 2018, foi a vez de receber o 25º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Resíduos Sólidos, com o projeto "Gerenciamento, Reaproveitamento e Valorização na Portobello", sobre a implantação de um sistema que minimizaria a geração de fragmentos para os aterros sanitários. Como resultado, a empresa conseguiria evitar que 126 mil toneladas de resíduos sólidos fossem despejadas em aterros sanitários da cidade de Tijucas (SC).

Ainda em 2018, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina para empresas que têm a sustentabilidade como um de seus valores. A Portobello trabalha com três pilares fundamentais: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Econômica.

A Portobello Shop também ganhou o Prêmio Empresa Cidadã na categoria Participação Comunitária, conferido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) com o objetivo de incentivar e promover projetos sociais que visam melhorar a cidadania do povo catarinense.

Representantes da Portobello Shop recebem o Prêmio Empresa Cidadã 2019 com o case Coral Anjos Luz
Representantes da Portobello Shop recebem o Prêmio Empresa Cidadã 2019 com o case Coral Anjos Luz

Mas foi em 2019 que a Portobello se destacou. Apenas nesse ano, a empresa ganhou:

  • o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC pelo segundo ano consecutivo;
  • o Troféu de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina;
  • o Certificado Empresa Cidadã do Tribunal de Justiça de Santa Catarina;
  • o Certificado Empresa Cidadã do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro;
  • o Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Lastras e Portobello Shop: as grandes novidades para 2020

A sustentabilidade da Portobello Shop vai além do ambiente profissional e faz parte da cultura dos colaboradores
A sustentabilidade da Portobello Shop vai além do ambiente profissional e faz parte da cultura dos colaboradores

Basicamente, lastras são superfícies de porcelanato em tamanhos acima do comum e espessura finíssima — de 6 a 9 mm. Enquanto revestimentos em grandes formatos podem ter 1,20 × 1,20 m, elas têm, pelo menos, 1,20 × 2,40 m.

Grande lançamento da Portobello Shop em 2020, as lastras possibilitam uma nova forma de revestimento. São superfícies contínuas que enganam o olhar, já que é difícil perceber onde começam ou terminam. Suas grandes dimensões diminuem a necessidade de rejunte. Podem servir tanto para revestir ambientes por completo quanto para pormenores, como demarcação de boxes, cabeceiras de cama e detalhes em armários.

Além da inovação no mercado, o que faz das lastras o produto ideal para a Portobello é sua produção sustentável. Por ter espessura menor, o material utiliza menos matéria-prima — no caso, argila.

Outra vantagem é que a argila tem um método de extração muito mais superficial, enquanto o mármore é extraído em grandes profundidades e a madeira gera desmatamento e pode acarretar a extinção de algumas espécies, por exemplo.

Por fim, mais de 99% da extração da matéria-prima é aproveitada e reciclada.

Quem gosta de diversidade nas superfícies de revestimentos não perde nada ao adotar as lastras. O porcelanato tem uma enorme capacidade de reprodutibilidade, podendo emular madeiras, mármores, pedras e até cimento.

Episódio dos Bastidores Criativos que fala sobre o Projeto Lastras e o forno de 236 m adquirido pela Portobello

Entendeu como a Portobello Shop se destaca quando o assunto é sustentabilidade? Afinal, zelar pelo ambiente e pelas comunidades locais faz parte da cultura da empresa. Se você concorda com essa visão, aproveite para saber mais sobre arquitetura sustentável e o papel das lastras nesse novo cenário.

 

---

Foto de destaque: Tendo a sustentabilidade como valor permanente, a Portobello Shop ganha mais um prêmio na área

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Portobello Shop ganha Prêmio Destaque em Sus...

Portobello Shop ganha Prêmio Destaque em Sustentabilidade 2020

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies