Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Moodboard gigante de Carlos Carvalho ocupa Portobello Shop Vila Olímpia

Portobello Shop Vila Olímpia

Arquiteto idealizou um espaço minimalista e ousado para a Portobello Shop Vila Olímpia (Projeto: Carlos Carvalho)

Uma oportunidade de ter contato com o trabalho de grandes nomes do mercado brasileiro, a Semana de Design de São Paulo (DW!) aconteceu em setembro, com a participação da Portobello Shop Vila Olímpia.

Inclusive, o ambiente idealizado pelo arquiteto Carlos Carvalho pode ser visitado até a próxima edição do evento, que está prevista para acontecer em março de 2023.

Até lá, é possível passar na Portobello Shop Vila Olímpia para conferir de perto o espaço que Carlos Carvalho projetou para demonstrar a versatilidade dos produtos da marca.

A mostra é uma parte da DW! 22, festival que está entre os maiores do mundo. Ele acontece na região metropolitana de São Paulo anualmente, atraindo não só profissionais, como também estudantes e curiosos sobre o tema.

Nas linhas a seguir, saiba mais sobre o moodboard gigante de Carlos Carvalho para o Portobello Shop Vila Olímpia.

Portobello Shop Vila Olímpia traz mistura inusitada

moodboard de Carlos Carvalho na portobello shop vila olímpica
Contraste entre formatos e cores forma ambiente harmônico e acolhedor (Projeto: Carlos Carvalho)

Carlos Carvalho imprimiu sua marca no projeto da Portobello Shop Vila Olímpia ao combinar produtos minimalistas e versáteis com pontos de cor que se destacam.

Para o moodboard gigante, ele ressignificou o conceito high-low pelo qual é conhecido. O tom de cinza azulado de Gray Marble serve como pano de fundo para a aplicação de peças menores e quentes.

O porcelanato que reproduz mármore é como se fosse um grande quadro. Sobre ele, uma espécie de brises em peças com aspecto de madeira. Nesse caso, a escolha foi Araucaria Clara.

Portanto, o cinza protagoniza o ambiente por meio do mármore particular e exuberante. Isso porque Gray Marble remete à elegância da região da Toscana, na Itália, por meio de seus veios com cristais em escalas de branco e marrom.

Para completar, peças menores da linha Terralma deixam o espaço ainda mais quente. Isso porque elas têm formato 09x37 e trazem tom terroso puxado para o laranja (Terralma Serido).

ambiente da portobello shop vila olímpia criado por carlos carvalho
Pontos de cor são característica de projetos de Carlos Carvalho (Projeto: Carlos Carvalho)

Outro ponto de cor que se destaca no projeto da Portobello Shop Vila Olímpia é a poltrona azul.

Além disso, traz um móvel e uma cerâmica em tons escuros, fazendo um contraponto. Nesse caso, o arquiteto escolheu o revestimento Sunset Fairbanks, também em formato menor (14,5x14,5).

Ou seja, um projeto minimalista, mas com ousadia, representando uma grande variedade de estilos, que agrada a diferentes públicos.

Moodboard aproveita pé direito alto da Portobello Shop Vila Olímpia

A criação de um moodboard gigante na Portobello Shop Vila Olímpia foi possível graças ao pé direito alto da loja.

O recurso arquitetônico dá sensação de amplitude, deixando o espaço mais confortável. Além disso, permite a aplicação de porcelanatos em formatos gigantes.

Gray Marble é Lastra da Portobello que reproduz mármore cinza e pode ser aplicada em grandes superfícies
Gray Marble é Lastra da Portobello que reproduz mármore cinza e pode ser aplicada em grandes superfícies
(Projeto: Carlos Carvalho)

Inclusive, Carlos Carvalho diz ter se surpreendido com o resultado final, pois não esperava que pudesse ser tão grande. Sem falar na aplicação bem-feita de todos os produtos.

Ou seja, uma demonstração de como os produtos da Portobello são muito versáteis. Podem ser usados tanto em composições menores e minimalistas quanto em espaços maiores e de um jeito extravagante.

Isso porque as Lastras, os porcelanatos em gigantes formatos, são imponentes. Portanto, sua aplicação em ambientes maiores dá ainda mais visibilidade ao seu tamanho, demonstrando sua elegância.

Saiba mais sobre Carlos Carvalho

Arquiteto Carlos Carvalho
Carlos Carvalho na inauguração de seu moodboard gigante, na Portobello Shop Vila Olímpia (Foto: Portobello)

Carlos Carvalho se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2011.

Durante sua formação (entre 2008 e 2009), foi selecionado para o intercâmbio acadêmico no Politécnico de Milão, o que contribuiu para a sua visão sobre a arquitetura. Inclusive, foi por lá que começou a ter contato com o design de móveis.

Ele passou ainda por grandes escritórios do Rio de Janeiro, como Andrea Chícharo e House in Rio.

Desde 2013, atua em seu próprio escritório com mais dois sócios: o Studio ro+ca. Os projetos com uma pegada high-low se destacam por serem versáteis e sofisticados. Assim, consegue atender a diferentes perfis de clientes, incluindo empresas internacionais e renomadas.

Conhecido pelo design de interiores, Carlos Carvalho já passou pela CASACOR Rio de Janeiro. Por lá, alguns de seus projetos lhe rendeu capa de revista.

Há dois anos, o arquiteto atua também no Basi.co Design com seu irmão, Caio Carvalho. O estúdio produz mobiliário, como cadeiras e mesas, além de quadros e luminárias, por exemplo.

Outras lojas Portobello Shop também estiveram na DW!

ambiente da portobello shop
Além de Carlos Carvalho, outros grandes nomes projetaram ambientes em Portobello Shops de São Paulo
(Projeto: Carlos Carvalho)

Além da loja da Portobello Shop Vila Olímpia, a marca também participou da DW! 22 de outras formas.

As unidades Gabriel, D&D Shopping e Pacaembu receberam mostras assinadas por grandes nomes da arquitetura. Todos os projetos estão nessas lojas da capital paulista até a próxima edição da DW! 22, marcada para acontecer em março de 2023.

Nas lojas Gabriel e D&D Shopping, quem assina os espaços é Leonardo Zanatta. Um dos nomes em ascensão na arquitetura brasileira, ele trouxe uma combinação inusitada de mármore verde e os tons terrosos da linha Terralma.

A inspiração foi uma técnica japonesa chamada Kintsugi. Ela é usada para restaurar porcelanas que se quebraram usando laca e pó de ouro.

Já na Portobello Shop Pacaembu, quem assina o ambiente da mostra DW! 22 é Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura.

A arquiteta projetou uma cozinha vitrine, com o objetivo de ser um espaço para conviver e compartilhar. Nesse caso, a inspiração foi o aconchego do café.

O resultado é um ambiente convidativo e funcional. Para isso, usa Lastras nas bancadas, além de cerâmicas coloridas para levar alegria.

Outra contribuição da Portobello para a DW! 22 foi o Archtrends Summit. Considerado o evento âncora da mostra, reuniu grandes criativos e trouxe reflexões sobre o futuro.

Híbrido, o evento reuniu presencialmente cerca de 600 arquitetos e designers de interiores parceiros das Portobello Shop espalhadas pelo Brasil. E mais de 10 mil pessoas se inscreveram para assistir a transmissão ao vivo.

Seja expondo ou acompanhando tudo de perto para trazer as novidades do mundo da arquitetura, a Portobello está sempre participando das principais feiras e mostras do mercado. Confira os principais eventos de arquitetura e fique de olho você também!

Sair da versão mobile