Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Porcelanato para apartamento pequeno: aspectos que devem ser considerados

Porcelanato para apartamento pequeno cria impressão de amplitude (Projeto: Ana Carolina Desordi)

Há uma tendência de moradias cada vez menores nos grandes centros urbanos, muito por conta da falta de espaço para novas construções. Nesse sentido, o uso de porcelanato para apartamento pequeno pode ser uma excelente alternativa para que a decoração crie uma impressão de ampliação do espaço.

A adoção de pequenos truques ao usar o revestimento faz com que alguns metros quadrados sejam acrescentados visualmente ao ambiente. Por isso, se você vive em um imóvel pequeno e deseja dar um aspecto maior a ele, não deixe de ler este artigo.

A seguir, você verá como decorar ambientes pequenos pode ser uma tarefa mais fácil do que imagina e aprenderá como usar o porcelanato a seu favor. Com algumas técnicas simples na hora de escolher e assentar, o revestimento poderá enganar os olhos e deixar o ambiente maior.

Confira agora mesmo!

Aspectos que devem ser considerados ao usar o porcelanato para apartamento pequeno

Para escolher o melhor porcelanato para apartamento pequeno, podemos pensar em aspectos como ambientes, cores, tamanhos, rejuntes, direção, paginação etc. Entenda mais sobre isso na sequência.

As características do ambiente

Ao decorar apartamentos pequenos, é interessante trabalhar bem com as entradas de luz externa, como janelas e varandas (Projeto: Sergio Coelho)
Ao decorar apartamentos pequenos, é interessante trabalhar bem com as entradas de luz externa, como janelas e varandas (Projeto: Sergio Coelho)

Antes de escolher o porcelanato para apartamento pequeno, é importante que você reconheça as características do ambiente no qual ele será instalado.

É necessário pensar na disposição e nas dimensões dos móveis, por exemplo.

Deve-se dispor as peças de forma que elas não impeçam a entrada da luz natural da rua, que vem de janelas e varandas, por exemplo.

O ideal é que os móveis não ocupem grandes áreas do apartamento, dando a impressão de que ele é ainda menor.

Também é importante pensar no tamanho das peças de porcelanato a serem utilizadas de acordo com as características do apartamento.

As placas retangulares, por exemplo, podem ampliar e valorizar os ambientes mais baixos. Se o desenho tem linhas, elas podem ser posicionadas na direção que você deseja aumentar.

Em apartamentos pequenos, uma técnica cada vez mais comum nos projetos é a de revestir todos os ambientes com o mesmo porcelanato, de modo a garantir a amplitude.

Para cômodos particularmente pequenos, ainda há a possibilidade de revestir piso e parede com o mesmo material, dando uma sensação de continuidade ao olhar.

Por fim, um ponto a ser analisado é o acabamento de porcelanato a ser usado: 

  • natural: tem superfície fosca. Caso já existam espelhos no ambiente, é melhor usar esse produto, para evitar que o local fique com um visual confuso. Pode ser usado em todas as áreas, inclusive as molhadas, como cozinhas e banheiros;
  • polido: apresenta superfície com alto grau de espalhamento, podendo ajudar na ampliação por conta dessa característica. No entanto, em contato com a água torna-se escorregadio e, por isso, só pode ser usado em pisos de áreas secas, como quartos e salas.

A cor das peças

Tons claros e espelhos dão uma boa amplitude para os ambientes menores (Projeto: Rico Mendonça)
Tons claros e espelhos dão uma boa amplitude para os ambientes menores (Projeto: Rico Mendonça)

Tons claros e neutros refletem a luz e, inevitavelmente, causam a impressão de que o ambiente é mais espaçoso. 

O branco e o bege são os mais indicados, mas nada impede que você opte por tons de cinza em apartamentos pequenos. Revestimentos marmorizados ainda conferem um ar elegante e amplo.

Além das opções por cores claras, você pode usar espelhos em uma parede do ambiente, como pode ser visto no projeto acima. Eles causam uma espécie de ilusão de óptica, fazendo com que o espaço aparente seja bem maior do que ele realmente é.

Portanto, o uso do porcelanato em cores claras e de uma parede revestida com um espelho dá um aspecto de grandiosidade para os apartamentos menores.

No entanto, é preciso ter cuidado! O uso exagerado de espelhos pode fazer com que o ambiente fique visualmente poluído. O indicado é que eles sejam usados em apenas uma parede do espaço que está sendo decorado.

Se você gosta de cores vivas, pode escolher móveis com tons mais extravagantes. O vermelho, o amarelo e o verde, entre outras tonalidades, podem estar presente em sofás, estantes, cadeiras, lustres, nichos e almofadas, entre outras peças decorativas do seu apartamento.

O tamanho do porcelanato para apartamento pequeno

As lastras são uma das melhores opções para revestir o piso e as paredes de apartamentos pequenos (Projeto: Portobello S.A.)
As lastras são uma das melhores opções para revestir o piso e as paredes de apartamentos pequenos (Projeto: Portobello S.A.)

O mesmo vale para o tamanho do revestimento cerâmico. Quanto maior a dimensão do porcelanato, mais amplo o ambiente aparenta ser, sabia? Isso porque ele necessita de menos rejunte, aumentando a sensação de amplitude.

Por outro lado, se a peça for muito grande, talvez seja necessário fazer cortes para se ajustar aos ambientes de um apartamento pequeno. É por isso que fazer um planejamento detalhado do espaço é tão importante.

As lastras, que são peças gigantes de porcelanato, são uma excelente opção para os espaços menores. Elas podem revestir superfícies inteiras, dando um ar de unidade ao ambiente.

Além disso, ao usar as lastras em apartamentos pequenos, não se correm riscos como o desalinhamento das peças menores. 

Outra vantagem é a menor quantidade de sujeira que se acumula nas peças, tendo em vista que se trabalha com poucas emendas. De tal maneira, a manutenção e a limpeza do ambiente se tornam muito mais práticas.

O rejunte

Ao optar pelas lastras, o rejunte fica bem menos aparente no revestimento do piso e das paredes (Projeto: Portobello S.A.)
Ao optar pelas lastras, o rejunte fica bem menos aparente no revestimento do piso e das paredes (Projeto: Portobello S.A.)

O rejunte também desempenha um papel importante na hora de dar mais amplitude.

Quando a distância entre as peças é grande — e, portanto, o rejunte fica mais aparente —, há uma quebra na linearidade do piso.

Isso causa a sensação de redução do espaço. Dessa maneira, escolha o rejunte com a cor mais próxima do tom do piso, para dar a impressão de uniformidade.

Em apartamentos pequenos, a melhor opção é apostar em porcelanatos em que a distância entre as peças é menor, como os com as bordas retificadas.

Outra alternativa é o uso das lastras, citado anteriormente. O piso e as paredes podem ser revestidos com menos uso de rejunte, já que as peças são grandes e praticamente não são necessárias emendas.

Com essas placas é possível revestir superfícies inteiras, dando um aspecto de amplitude ao apartamento pequeno. Sem dúvida, esse é um investimento que vale muito a pena.

A direção do piso

Assentar o porcelanato na vertical faz com que o ambiente aparente ser maior (Projeto: Portobello S.A.)
Assentar o porcelanato na vertical faz com que o ambiente aparente ser maior (Projeto: Portobello S.A.)

A direção em que o piso é assentado é outro fator a ser considerado quando a intenção é ampliar o ambiente visualmente.

No caso de placas retangulares, aposte em peças colocados na vertical ou na diagonal. Essas direções funcionam como truques para os olhos, que veem o espaço com maior profundidade.

A paginação

Ao escolher o porcelanato para apartamento pequeno, pense na paginação de maneira estratégica (Projeto: Thais Schiavo)
Ao escolher o porcelanato para apartamento pequeno, pense na paginação de maneira estratégica (Projeto: Thais Schiavo)

Ao usar o porcelanato para apartamento pequeno, é importante pensar na paginação. Em ambientes menores, recomendamos que as peças quadradas sejam paginadas sequencialmente e de forma retilínea.

O mais indicado é iniciar a paginação no fundo do cômodo mais distante da porta de entrada do apartamento e seguir o assentamento em linha reta por todo o piso, sem que a sequência seja quebrada.

Também é interessante evitar o posicionamento do porcelanato quadrado em ângulos de 45º. Isso porque, ao trabalhar com peças para apartamento pequeno na diagonal, você terá uma impressão de que o espaço é menor do que ele realmente é.

No caso de trabalhar com um porcelanato que tenha o formato de ripa — como os que reproduzem madeira —, o mais indicado é optar por uma paginação de transpasse. Nesse caso, deve-se escolher a posição das peças de acordo com a necessidade do ambiente.

Quando o apartamento é mais extenso em comprimento e é necessário fazer com que ele pareça largo, a nossa dica é optar pela paginação na horizontal. 

Agora, se você quer que o ambiente fique maior em comprimento, é preciso trabalhar com a paginação na vertical.

Com esses truques, você ganha alguns metros quadrados visualmente no seu imóvel apenas usando corretamente o porcelanato para apartamento pequeno.

No site da Portobello você confere todas as linhas de porcelanatos e lastras que podem ser usadas em projetos de apartamentos pequenos. Acesse agora mesmo!

Foto de destaque: Ao usar o porcelanato para apartamento pequeno de forma estratégica, se cria uma impressão de amplitude (Projeto: Ana Carolina Desordi)

Sair da versão mobile