Porcelanato claro amarela com o passar do tempo?
Muitas pessoas, ao escolherem um revestimento para suas casas ou empresas, têm receio em relação a como esse material se comportará com o passar dos anos. Uma dúvida bem comum é se o porcelanato claro amarela com o tempo.
Nós já adiantamos que isso não acontece. No entanto, é fundamental tomar alguns cuidados durante a limpeza do seu produto, para que ele mantenha a beleza. Quer saber mais? É só continuar a leitura deste artigo!
Porcelanato claro amarela?
Não, o porcelanato claro não amarela, por se tratar de um material que é sintetizado a uma temperatura muito alta. Esse processo garante que o revestimento não mudará de cor com o passar do tempo.
Justamente por isso, é um produto versátil, com opções que podem ser usadas em fachadas, áreas externas descobertas e locais que sofrem com a ação de intempéries, como chuva, vento etc.
No entanto, você sempre deve respeitar a indicação de uso do porcelanato, garantindo que o material que está comprando é adequado ao local onde pretende instalá-lo.
Assim, podemos perceber que essa opção é diferente dos materiais naturais, como a madeira, que pode acabar amarelando com a exposição ao sol.
Porcelanatos podem ficar encardidos com o tempo?
O porcelanato não retém sujeira. O que pode acontecer é ele ficar com sujidades em locais nos quais a manutenção não é adequada ou frequente.
Por exemplo, em uma sala com tapete. Na área sem a peça, a limpeza é feita com frequência. Debaixo dela, não é realizada sempre.
Nesse espaço embaixo, o porcelanato poderá aderir um pouco de sujeira devido à falta de higienização, ficando com uma tonalidade diferente do restante do ambiente.
Como fazer a manutenção e a limpeza do porcelanato claro?
A correta higienização é a melhor aliada do seu porcelanato claro, deixando-o bonito por mais tempo.
No dia a dia, use uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó com bico de escova (que não arranha) para retirar as sujeiras soltas.
Na sequência, faça a limpeza da superfície com um pano úmido em uma solução de água e detergente. Finalize com um pano seco para evitar manchas.
A solução pode ser na proporção de uma colher de sopa de detergente para 5 l de água.
Como remover manchas
Se o seu porcelanato claro está manchado, use CIF ou Veja Cloro ativo diluído em água. Esfregue o local com uma esponja macia. Por fim, enxágue, evitando deixar resíduos de espuma no revestimento.
Sempre que for usar esses ou outros saponáceos cremosos, prefira a versão neutra.
A diluição pode ser de 1/10 a 1/30, ou seja, uma parte de produto para nove partes de água ou uma parte de produto para 29 partes de água.
Importante! Não diluir os produtos ou aplicá-los diretamente sobre o porcelanato claro tende a causar mais manchas.
No caso daquelas provocadas por giz de cera, graxa, óleo, lápis, ferrugem, vinho, café, suco ou refrigerante, o indicado é limpar com um solvente orgânico, como álcool, thinner ou acetona.
Se na sua casa há algum morador alérgico a produtos de limpeza, use vinagre diluído em água. Ele não causa alergias, não mancha, não diminui o brilho e não danifica porcelanato claro.
O que evitar
Algumas coisas devem ser evitadas na manutenção do seu porcelanato, como:
- produtos que contem com flúor e seus derivados, como aqueles destinados à limpeza de alumínio (Semorin, Brilhol, Brilha Alumínio etc);
- produtos que contenham hidróxidos em alta concentração, como sabão em pó, ceras, ácidos e soda cáustica;
- reaproveitar o mesmo pano em mais de um cômodo;
- usar esponjas ou utensílios de limpeza ásperos;
- deixar o sabão “agir”.
Gostou de conhecer os cuidados com o porcelanato claro? Confira mais dicas de limpeza e manutenção em nosso artigo completo sobre o assunto!