Piso de porcelanato: beleza e versatilidade para seu projeto
O piso de porcelanato é uma forte tendência na arquitetura contemporânea, pois transforma os ambientes com um toque de sofisticação e oferece mais comodidade nos cuidados diários.
Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:
A indústria especializada dispõe de uma enorme variedade de opções, inclusive com soluções capazes de atender diferentes demandas.
Atualmente, o porcelanato não necessariamente precisa ser aplicado no piso — ele também pode compor paredes, fachadas, decks e até móveis.
Saiba mais!
O que é o porcelanato?
O porcelanato é um tipo de revestimento com um processo de produção um pouco mais complexo e elaborado do que o da tradicional cerâmica.
No porcelanato, além de argila, são usadas rochas e outros aditivos que proporcionam maior resistência mecânica ao produto.
Durante a fabricação, a temperatura usada também é maior que a da cerâmica, atingindo até 1300 ºC.
Na produção de pisos, quanto maior a temperatura, mais durável e resistente é o produto final.
As principais características do porcelanato são:
- resistência química e física;
- alta resistência à abrasão;
- baixa absorção de água;
- facilidade de limpeza;
- massa homogênea.
Como é bastante versátil, o piso de porcelanato pode ser usado tanto em ambientes residenciais quanto comerciais. Porém, é preciso ficar atento às características do local para encontrar o melhor produto.
Quais são os diferentes tipos de porcelanato?
Você encontrará uma grande variedade de tipos de porcelanato, cada um com as suas características e indicações. Assim, conhecer melhor as opções é de suma importância para uma escolha acertada.
Técnico
É chamado de porcelanato técnico todo aquele que não recebe uma camada de esmalte na superfície. Também são conhecidos como "toda massa".
Esse porcelanato tem como característica o fato de contar com alta resistência mecânica. Por isso, é bastante indicado para áreas com tráfego mais intenso, como terminais rodoviários, aeroportos e outros, desde que com acabamento natural.
Esmaltado
O porcelanato esmaltado, por sua vez, é aquele que recebe uma camada de esmalte por cima da massa com a estampa desejada.
Para saber se esse porcelanato é indicado para o ambiente, a dica é avaliar a superfície — que pode ser áspera ou lisa e brilhante ou mate — e o PEI.
O PEI indica a resistência à abrasão superficial. Então, quanto maior ele for, mais resistente será o esmalte do porcelanato.
A Portobello não utiliza mais o PEI e sim a indicação de local de uso. A classificação considera a revisão da NBR 15.463 e busca trazer mais clareza para os consumidores na hora de escolher o melhor porcelanato para as suas exigências. Explicaremos essa questão de forma detalhada mais adiante neste conteúdo.
Uma característica do porcelanato polido é que, geralmente, ele é mais escorregadio. Por isso, atenção se for usá-lo em áreas úmidas.
Quais são os diferentes acabamentos de porcelanato?
O porcelanato também poderá variar em relação ao acabamento.
Polido
Depois da finalização da massa, as peças são polidas e recebem uma camada de impermeabilizante. É um porcelanato mais liso; por isso, indicado para áreas secas da casa, como quartos, corredores e salas.
Natural
É o porcelanato que não recebe nenhum acabamento ao final da sua produção, sendo mais "neutro". Tem como característica ser muito resistente e pouco escorregadio.
Por isso, pode ser usado em qualquer ambiente, desde áreas residenciais a comerciais. Além disso, tem superfície fosca.
EXT
É o porcelanato desenvolvido para ser usado em áreas externas e/ou que tenham contato frequente com a água, como terraços e rampas.
Isso porque ele conta com uma superfície mais abrasiva — um efeito que ajuda a evitar o escorregamento.
Tem como características ser altamente resistente à abrasão e bem mais durável. Porém, não deve ser usado em fachadas e paredes externas, porque é mais difícil de limpar.
Quais são as diferentes bordas de porcelanato?
Por fim, o porcelanato ainda poderá ser retificado ou bold.
Retificado
O porcelanato retificado é aquele que conta com bordas retas. Por isso, a espessura do rejunte também é menor.
Visualmente, as emendas entre um piso e outro são menores, dando ao ambiente uma bela sensação de amplitude.
Bold
O porcelanato bold é aquele que apresenta bordas arredondadas. É uma versão que não passa pelo processo de retífica, ou seja, do jeito que ele sai da fábrica é comercializado.
A continuidade do piso de porcelanato fica um pouco mais comprometida — por isso, combina melhor com decorações rústicas.
Geralmente, essa versão tem preços menores de compra e instalação.
Quais são as vantagens do piso de porcelanato?
Uma das vantagens do porcelanato é a versatilidade. Isso porque ele pode ser usado em áreas internas e externas e também como revestimento de paredes, fachadas e até móveis (Projeto: Portobello S.A.)
Não é à toa que o piso de porcelanato está tão em alta. Afinal, ele conta com uma série de vantagens, como:
- entrega versatilidade de aplicação, já que pode ser usado em pisos, paredes, fachadas, decks, piscinas, bordas de piscinas, áreas internas e externas e também em residências, comércios, indústrias, hospitais, obras públicas, entre outros;
- permite compor diferentes tipos de projetos, principalmente porque existem porcelanatos que recriam fidedignamente texturas como madeiras, pedras, cimento e muitas outras;
- tem facilidade de reposição e não exige mão de obra técnica ou altamente especializada;
- consegue transformar os ambientes, os deixando muito mais sofisticados e elegantes;
- conta com inúmeras opções de cores, tamanhos, texturas, tipos, preços e indicações;
- tem alta durabilidade;
- absorve pouca água;
- é fácil de limpar.
Quais são as principais tendências em piso de porcelanato?
A indústria do porcelanato não para de evoluir. Continuamente, ela lança inovações que oferecem sofisticação e funcionalidade. Veja as principais tendências.
Grandes formatos
Já faz algum tempo que os porcelanatos de grandes formatos conquistam o público. Eles podem ser usados para revestir pisos e paredes, trazendo muita beleza.
O principal benefício no uso dos grandes formatos está na possibilidade de expandir visualmente os espaços.
Além disso, esses materiais são mais versáteis e permitem inúmeras aplicações, inclusive com bancadas de porcelanato e móveis nesse material.
Lastras
As lastras são uma inovação no universo dos porcelanatos. O que as diferencia dos grandes formatos é o tamanho, já que elas têm medidas acima de 90×180 cm.
Isso significa possibilidades ilimitadas em termos de aplicação.
Elas se tornam elementos construtivos visualmente integrados aos detalhes arquitetônicos, podendo ser usadas para compor fachadas e ambientes mais tradicionais, como banheiros, quartos, salas e até áreas comerciais.
Outra maneira de inovar com as lastras é criando produtos personalizados. Como esse material tem alta resistência a manchas e riscos, ele pode ser usado como revestimento para mobiliários, bancadas de cozinhas e banheiros, detalhes em painéis de TV, cabeceiras de cama e muito mais.
O seu uso é especialmente indicado para o desenvolvimento das fachadas ventiladas. Uma alternativa que, além de bela, ajuda a economizar até 20% de energia elétrica ao melhorar o conforto térmico no interior da construção, reduzindo a necessidade de ventiladores e ar condicionado.
Diferentes texturas
O porcelanato é capaz de recriar, de maneira bastante fidedigna, diferentes texturas. Assim, é possível encontrar versões muito semelhantes a vários tipos de mármore e outras pedras naturais, madeira e cimentícios.
Uma forte tendência é aplicar o porcelanato com essas texturas nos ambientes da casa. Por exemplo, no deck da piscina, que pode ganhar visualmente com um produto que recrie a madeira e oferecer mais facilidade aos moradores nas rotinas de cuidados, sem perder o toque de beleza e sofisticação do material natural.
VEJA MAIS FORMAS INOVADORAS PARA DECORAR COM PORCELANATOS
Como escolher corretamente o piso de porcelanato?
Como você pode notar, existem inúmeras opções quando falamos em piso de porcelanato. Portanto, para ter o efeito desejado, é de suma importância escolher o modelo certo. Nós reunimos dicas importantes que podem ajudar nesse processo.
Tamanho do ambiente e funcionalidade
Ambientes menores se beneficiam com porcelanatos também menores, evitando corte e desperdício das peças.
Não se esqueça de considerar a função do cômodo. Em áreas molhadas, por exemplo, prefira opções que previnam o escorregamento e com acabamento natural.
A cozinha pede por um revestimento que seja mais resistente e de fácil limpeza.
Local de uso
Como explicamos, a Portobello atualmente utiliza a indicação de local de uso para os seus porcelanatos.
O PEI, embora ainda seja bastante utilizado, costuma gerar dúvidas entre os consumidores. Isso porque muitos confundem a classificação com a qualidade geral do produto, sendo que ela se refere apenas à abrasão superficial do esmalte.
Portanto, a qualidade do porcelanato depende de outros fatores além do PEI, como a área na qual ele será aplicado.
Assim, pensando em facilitar a compreensão e a escolha do melhor produto, a Portobello utiliza a classificação a seguir.
Paredes
- Revestimentos Internos (RI): paredes internas (não é indicado o uso em pisos);
- Paredes Externas (PE): paredes externas com até 6 m de altura;
- Fachadas (FA): paredes externas e fachadas. Alguns produtos FA também podem ser usados em pisos. Nesse caso, apresentam duas siglas: FA-CL.
Pisos
- Residencial (RE): tráfego leve de pessoas (por exemplo: áreas privativas em residências e condomínios);
- Comercial Leve (CL): tráfego mediano de pessoas sem o trânsito de equipamentos (por exemplo: áreas comuns de condomínios, lojas sem estoque, corredores de hotéis e outros);
- Comercial Pesado (CP): tráfego intenso de pessoas com eventual trânsito de equipamentos leves (por exemplo: hall de entrada de hotel ou edifício comercial, corredores secundários de shoppings, cozinhas industriais, hospitais, escolas, museus, mercados de bairro etc);
- Industrial e Urbano (IU): tráfego intenso de pessoas e trânsito leve de equipamentos e veículos (por exemplo: calçadas, shoppings, home centers, supermercados, metrôs, praças e outros).
Efeito desejado
Qual é o estilo do ambiente e dos moradores? E o efeito decorativo que você deseja dar? Essas são questões fundamentais, que ajudam a escolher entre os diferentes tipos de cores e texturas de porcelanato, garantindo mais personalidade aos espaços.
Além disso, avalie as características técnicas do ambiente. Por exemplo, um espaço muito pequeno pode se tornar visualmente mais amplo com um porcelanato retificado e junta estreita.
Segurança na instalação
A segurança sempre deve guiar as suas decisões em termos de piso de porcelanato. Antes de pensar na beleza, confira se determinada opção é realmente indicada para o uso.
Não adianta optar por um porcelanato polido apenas porque ele é bonito, se a ideia é usá-lo em locais molhados, como no box do banheiro, especialmente se há crianças ou idosos entre os usuários.
Isso porque esse é um piso muito escorregadio e, portanto, há mais chances de acidentes. Nesses casos, o acabamento natural é mais indicado, aliando beleza, funcionalidade e segurança.
Manutenção e limpeza
Em geral, o porcelanato é um material de fácil limpeza, que exige pouca manutenção com o passar dos anos, além de ser bacteriostáticos (que evita a proliferação de micro-organismos). Porém, existem algumas opções que são mais fáceis de manter do que outras.
O porcelanato polido, por exemplo, pede cuidados em relação aos móveis e até ao uso dos usuários, porque pode riscar com mais facilidade.
Neste conteúdo, você viu que o piso de porcelanato é uma tendência. Hoje, existem diferentes tipos desse material, o que permite uma variedade de usos, inclusive produtos que podem ser instalados em paredes, fachadas, bancadas e até móveis.
Gostou de saber mais? Então, acesse o site da Portobello e encontre uma variedade de opções de piso de porcelanato para os seus projetos!