Piscina elevada: o que é, como fazer e inspirações para a sua casa
Que a cozinha é o coração da casa todo mundo sabe, mas as reuniões que ocorrem ao redor da piscina também costumam render boas memórias. É por isso que é tão importante escolher um modelo que combine com a sua casa e com o seu estilo de vida. Entre os existentes, há a piscina elevada.
Esse modelo de piscina é flexível pois possui uma enorme variedade de métodos construtivos, estilos e formatos. Ela pode ainda ser utilizada em ambientes pequenos, apartamentos ou em áreas rurais.
Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens da piscina elevada? Continue a leitura do artigo.
O que é uma piscina elevada?
A piscina elevada é construída acima do solo e, na maioria das vezes, não necessita de escavação prévia. A principal característica desse tipo de piscina é a borda aparente, mesmo naquelas que estão parcialmente enterradas.
Esse modelo de piscina é moderno e muito elegante pois permite uma variedade de materiais de revestimentos.
Um ponto forte da piscina elevada é que o revestimento ganha destaque e funciona também como um complemento à decoração, garantindo elegância na área externa. Tudo isso sem contar que o formato da piscina e sua localização agregam valor à residência.
Dessa forma, contratar um projeto de piscina elevada também pode ser uma forma de investimento no imóvel.
A importância do revestimento para a piscina elevada
A piscina elevada permite a utilização de diferentes tipos de revestimentos, como azulejo, cerâmica ou porcelanato. No entanto, é preciso considerar outros detalhes na hora de planejar qual o revestimento é o ideal para o seu projeto.
Custo, qualidade, manutenção e se o revestimento é poroso ou não são algumas questões que precisam ser bem pensadas antes de entrar para a fase de acabamento do projeto. A linha de porcelanato Barlavento, por exemplo, conta com cinco opções de revestimentos inspirados nas ilhas caribenhas e que podem ser aplicados na área interna ou externa.
Além disso, outra característica da piscina elevada é a utilização de revestimento lateral, na área externa da borda. Novamente é possível escolher entre diferentes tipos de revestimento, como cerâmica, porcelanato, pedra ou até mesmo madeira.
Incluir um deck de madeira no projeto arquitetônico da piscina elevada, por exemplo, deixa a área de lazer mais bonita, contemporânea e única.
Quais as vantagens e desvantagens de ter uma piscina elevada em casa?
Vantagens
Por não ser necessário escavar o solo para a construção de uma piscina elevada, gasta-se menos tempo na execução e evita-se o acúmulo de poeira e entulho. Portanto, nos casos em que a casa já está construída, é melhor decidir por esse modelo de piscina.
A piscina elevada pode ser totalmente adaptada ao estilo de cada pessoa e complementa o layout do imóvel.
Desvantagens
A principal desvantagem na hora de edificar a piscina elevada em qualquer ambiente é a necessidade de que as laterais sejam mais reforçadas. Mesmo que não seja fundamental a escavação do terreno. Isso demanda uma mão de obra mais especializada, o que pode elevar o custo da obra no final.
Outra preocupação é a segurança, principalmente para quem tem crianças ou animais domésticos. A depender do estilo escolhido, é mais difícil colocar cerca de proteção na piscina em casa
Para que tipo de projeto a piscina elevada é indicada?
É indicado consultar o profissional responsável pelo projeto da obra ao decidir pelo modelo de piscina. Mas, para que você possa conhecer algumas alternativas, leia abaixo e entenda em que tipo de ambiente o modelo de piscina elevada é indicado.
Espaços pequenos
Algumas pessoas acreditam que em superfícies pequenas é impossível construir uma piscina, mas isso não é verdade.
Muitas vezes, nas grandes cidades, o metro quadrado do terreno tem um custo bastante elevado. Então, quando a compra é feita, é natural a intenção de aproveitar ao máximo o espaço disponível.
A piscina elevada é o modelo perfeito para casas que não possuem uma área externa grande. Ela permite design inteligente e até mesmo divertidos, caso essa seja a sua intenção.
Apartamentos e sacadas
Condomínios residenciais costumam ter piscinas na área social, onde todos os moradores podem desfrutar em dias ensolarados e de calor. Porém, caso queira mais privacidade, escolher um modelo de piscina elevada é o indicado.
Outra vantagem da piscina em apartamento, varandas ou sacadas, é a vista privilegiada que ela proporciona. Você pode desfrutar de um pôr do sol incrível enquanto divide esse momento com a família.
No entanto, é preciso uma análise prévia da estrutura do prédio no qual você reside e pretende instalar a piscina. Aqui na Archtrends Portobello temos um ótimo exemplo de projeto que incluiu a piscina elevada na sacada de um apartamento triplex.
No destaque a seguir, é possível ver um modelo compacto que recebeu como toque final as plantas ao redor. Tudo isso sem contar na sensação de amplitude que, além de ter uma visão privilegiada da cidade, rende boas fotos.
Terreno com desnível
Quando o solo é bastante desnivelado e a opção é uma piscina escavada, é preciso ter um orçamento maior para nivelar o terreno. Outro ponto a ser considerado é a recomendação da construção de um arrimo para suportar a pressão e evitar desmoronamentos.
Implantar uma piscina elevada em locais desnivelados é positivo, pois não exige que o terreno esteja aplainado. Economiza-se, portanto, tempo e aproveita-se ao máximo o espaço da área externa de lazer.
Confira 6 inspirações de piscina elevada
1. Borda transparente
Uma piscina com todas as bordas transparentes ou apenas uma face combina com pessoas que gostam do estilo contemporâneo.
O layout pode oferecer a possibilidade da construção de uma sauna integrada a piscina
O vidro promove a sensação de sofisticação. Os revestimentos da piscina e área externa elevada foram a escolha perfeita para o conjunto a seguir.
2. Borda infinita
O efeito de borda infinita é valorizado com a utilização de um único revestimento para todas as faces da piscina elevada.
Uma possibilidade é incluir a cascata e degraus que podem até ser utilizados como apoio para objetos de decoração.
3. Piscina elevada com plantas
Não é indicado a instalação de piscinas em quintais ou jardins que tenham muitas árvores ao redor. As folhas secas que caem causam sujeira excessiva e podem entupir o filtro e a bomba de água.
Caso queira ter plantas próximas à piscina elevada da sua residência, opte pelas de pequeno porte e que não estejam tão próximas da água.
4. Estreita e seguindo a estrutura lateral da casa
Em áreas montanhosas, com muito desnível e floresta densa, a piscina elevada pode ser feita acompanhando o layout da casa.
5. Piscina pequena em cobertura
Uma das vantagens de ter uma piscina elevada em apartamento é a otimização do espaço. Aproveite para utilizar as bordas de diferentes formas e inclua um deck para desfrutar do sol na cobertura do edifício.
6. Piscina instalada em área estratégica do terreno
Como falamos anteriormente, a piscina pode ser um complemento ao design da sua casa. Nas residências com linhas retas e que aproveitam a paisagem natural do entorno, ter uma piscina elevada será o ambiente perfeito para relaxar.
Em áreas rurais que permitem construções abertas, você pode dividir com a família e amigos momentos inesquecíveis na sua área de lazer.
Agora que você já sabe as vantagens e os revestimentos que fazem da piscina elevada um projeto único, veja mais dicas para transformar a área externa do seu imóvel.