O pergolado de madeira nada mais é do que uma estrutura decorativa feita com vigas paralelas apoiadas em colunas. Costuma servir de suporte para plantas ou para criação de espaços de descanso mais convidativos em áreas como jardins, varandas e quintais.
Na maioria das vezes, os pergolados são construídos com madeira, mas também podem ser feitos de outros materiais, como metal, bambu e concreto.
Essas estruturas se tornaram bastante populares porque criam uma atmosfera de relaxamento, formando uma espécie de galeria no local onde são fixados.
De onde veio a ideia do pergolado de madeira?
A palavra “pérgola” tem origem no latim antigo, no termo “pergula”, que se refere a uma cobertura protetora. Na Itália, os pergolados são muito usados em varandas, como uma extensão da estrutura da casa ou em meio a jardins.
Por lá, eles estão sempre cheios de trepadeiras, que deixam o ambiente bonito e com um aspecto clássico, criando espaços perfeitos para receber os amigos, ler um livro, fazer refeições ou apenas para contemplar. Há ainda quem use o pergolado de madeira para criar uma espécie de cobertura para garagem.
As pérgolas têm uma rica história que data dos jardins da Itália do século 17, que evoluíram a partir de vinhedos amadeirados. Por volta dos séculos 18 e 19, elas estiveram em baixa, mas voltaram a ser uma forte tendência para quem busca opções estilosas para os ambientes externos.
A maioria dos pergolados de madeira tem sua cobertura aberta. No entanto, com o objetivo de oferecer abrigo para a chuva, alguns modelos podem ser cobertos por plantas trepadeiras, placas de vidro, policarbonato e outros materiais naturais.
A sofisticação dos pergolados de madeira
O pergolado de madeira imprime sofisticação ao ambiente não apenas por influenciar na iluminação como também pela possibilidade de agregar plantas ornamentais e flores à sua estrutura, compondo um lindo jardim.
Construir um não é complicado, já que ele é formado apenas por pilares e vigas vazadas. E vale dizer que podem ser colocados tanto em áreas externas quanto internas.
Além disso, funciona como uma ótima solução arquitetônica, pois cria áreas de transição com um efeito de sombra bem interessante.
Embora as versões vazadas sejam mais conhecidas, os espaços entre as vigas podem ser cobertos por vidro ou policarbonato translúcido. Dependendo do uso do espaço, um pergolado de madeira coberto traz uma dose extra de funcionalidade.
Para quem gosta de ter um cantinho aconchegante e convidativo, o pergolado é excelente. Oferece inúmeras possibilidades, podendo ser colocado na lateral da casa, em frente a uma cozinha gourmet, na varanda e em diversos ambientes.
Composição harmônica da decoração com pergolado
É indicado inserir uma cobertura de fechamento superior no pergolado de madeira para os dias mais chuvosos. Ainda, ripamentos em madeira ou bambu também funcionam bem abaixo da cobertura, proporcionando um sombreamento para o ambiente.
Outras opções para deixar o pergolado de madeira mais interessante e charmoso são os tecidos fixados nas vigas, que criam uma espécie de forro em movimento. Também são usados forros em bambu, criando uma malha mais fechada, ótima pedida para aqueles que querem uma sombra extra.
“A madeira em si traz certo aconchego”, salienta a arquiteta Leila Bonjardim. Para ela, o pergolado de madeira é uma forte tendência, porque, hoje em dia, quem tem um pouco mais de espaço está em busca de um ambiente de lazer que tenha uma área verde.
“Para a maioria dos meus clientes, isso é quase uma exigência, então eles pedem um pergolado. A maioria deles é construída em áreas verdes, fazendo parte do jardim da residência. Eles também são construídos perto da piscina”, destaca Bonjardim.
3 inspirações de projetos com pergolado de madeira
Confira a seguir algumas ideias de uso do pergolado de madeira em diferentes espaços de lazer que ganham um charme a mais com revestimentos da Portobello:
1. Oásis de tranquilidade
O objetivo da designer de interiores Fabiana Ferré foi criar um ambiente funcional, sustentável e, ao mesmo tempo, que convidasse as pessoas a contemplar o simples.
Nesse sentido, o pergolado de madeira surgiu como a solução perfeita para criar esse lounge, de 135m², que é um verdadeiro oásis de tranquilidade. Na busca pelo contato com a natureza, foram usados elementos naturais não apenas na cobertura da estrutura como também no restante da decoração.
Além disso, a harmonia do espaço fica por conta do paisagismo de estilo tropical formado por espécies nativas de plantas. E também pelo revestimento Marea da Portobello, com uma superfície cheia de movimento e que parece ter sido esculpida por um mestre artesão.
2. Coberturas integradas para festejar
Este projeto integrou duas coberturas para uma família que adora se reunir com os amigos e familiares. Por isso, tudo foi pensado nos mínimos detalhes para acomodar pessoas e criar ambientes propícios à interação.
Além de uma bela piscina, a arquiteta Gabriela Assaf adotou um pergolado de madeira que não é totalmente vazado, mas conta com uma cobertura parcial que ajuda a quebrar o sol.
Embaixo dele, foram colocados um banco, duas poltronas e algumas mesas de suporte. E, claro, uma deliciosa rede de descanso.
Não é apenas no pergolado que a madeira se faz presente. No chão, a arquiteta optou pelo revestimento Araucaria Clara, que reproduz a madeira e garante a funcionalidade que uma área externa precisa.
3. Pergolado com ofurô
Usar o pergolado de madeira sobre um ofurô é outra ideia interessante para quem está em busca de inspirações diferentes para áreas de lazer.
Neste projeto da arquiteta Daniela Costa, a estrutura contribui para criar uma atmosfera de relaxamento e ao mesmo tempo delimita o espaço do ofurô. Além disso, o jardim vertical ao fundo gera uma conexão com a natureza, propícia a espaços como esse.
O contraste entre os diversos elementos usados na decoração da área de lazer torna o espaço ainda mais harmônico. Isso tanto pelas cores das plantas quanto pelo azul do revestimento Barlavento Caribbean usado na piscina.
Cuidado com a sustentabilidade ao escolher o material para o pergolado
Assim como qualquer estrutura, o pergolado exige atenção em relação ao material que será usado. Para isso, é preciso levar em conta não só o tipo de aplicação como também o ambiente em que a estrutura ficará exposta.
No caso do pergolado de madeira, a recomendação é usar uma madeira adequada para ambientes externos. Ou seja, que seja resistente o bastante para aguentar os efeitos do sol e da chuva sobre ela.
Além da resistência, outros fatores devem ser avaliados, como o peso, a dureza e até mesmo a contração mecânica. Também é preciso verificar se a madeira deve receber algum tratamento para não ser prejudicada pela umidade ou atacada por pragas, como cupins e traças.
Se você é do tipo que se preocupa com o meio ambiente, não deixe de conferir a procedência da madeira que está adquirindo.
Mas sabia que existem alternativas ainda mais amigáveis?
É o caso, por exemplo, dos revestimentos de porcelanato, que também podem ser usados na construção de pergolados em áreas externas.
Em vez de fazer toda a estrutura com madeira, uma solução sustentável é construir vigas de concreto e revesti-las com porcelanato que reproduz a madeira. Além de conferir uma excelente sustentação e resistência, o efeito visual é bem parecido com o da madeira natural.
Fique sabendo que a Portobello oferece uma diversidade de revestimentos amadeirados perfeitos para áreas externas.
Não é à toa que hoje existem tantos projetos incríveis de área externas e até mesmo de deques amadeirados que trocaram a madeira pelo porcelanato. Afinal, em ambientes expostos ao sol e à chuva, a durabilidade da madeira acaba sendo baixa.
E os benefícios dessa troca vão além da sustentabilidade.
Isso porque o porcelanato não demanda tanta manutenção e oferece uma funcionalidade melhor, já que não absorve tanto calor quanto a madeira. Dessa forma, permite que as pessoas possam caminhar sobre o piso descalças, sem se preocupar em queimar os pés. Tratando-se de áreas de lazer, todo mundo quer ficar o mais à vontade possível, não é mesmo?
Seja qual for a sua escolha e o estilo do projeto, certamente o pergolado de madeira ajudará a criar uma atmosfera bem gostosa para aquele cantinho especial.
Aproveitando o gancho dos espaços aconchegantes, o que acha de saber mais sobre a arquitetura da felicidade? O conceito se espalhou pelo mundo, ajudando a contribuir para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas!
Imagem de destaque: Pergolado de madeira cheio de personalidade na área da piscina (Projeto: Luceia Maria Molena Ambrozio)