Paredes listradas: superfícies que nunca saem de moda
Estampas, texturas e cores sempre dão personalidade e ganham protagonismo. As paredes listradas, por exemplo, trazem o equilíbrio de uma estampa clássica com a ousadia dos grafismos para revestir.
Tintas, papéis de parede e fitas adesivas são ideias mais óbvias, mas que não oferecem o mesmo resultado de um porcelanato. Em vez de se apoiar nas cores, o revestimento brinca com as texturas e os relevos, trazendo um efeito tridimensional e convidando o observador ao toque. Em instantes, suas paredes listradas viram arte.
Verticais, horizontais, irregulares, coloridas ou tridimensionais, as paredes listradas estão cada vez mais presentes nas casas brasileiras. Portanto, acompanhe o nosso artigo de hoje e saiba como utilizar essa tendência na sua próxima obra.
Orientações
Discretas ou chamativas, as listras já são padrões tradicionais na decoração. Em paredes listradas, elas podem ter várias orientações:
Vertical
É uma orientação padrão, que dá a ilusão de que a parede é mais alta.
Pode ser usada em quaisquer tipos de ambientes, principalmente os que você deseja que pareçam mais longos. Por exemplo, onde o teto é rebaixado ou o pé-direito é baixo.
Mas se o ambiente for muito estreito — como um banheiro ou lavabo —, a padronagem vertical poderá reforçar essa característica visualmente.
Horizontal
Já as listras na horizontal dão a impressão de ambientes mais amplos e espaçosos. Em apartamentos pequenos, por exemplo, podem ser uma escolha adequada e irreverente. Se um cômodo tiver pé-direito alto, a padronagem vai deixá-lo ainda mais acolhedor.
Diagonal ou irregular
A diagonal é inusitada, já que foge do padrão das orientações anteriores. Cria um efeito mais chamativo, pois dá a ilusão de "movimento" no ambiente.
Esse tipo de orientação pode ser usada em qualquer cômodo no qual você deseje causar impacto. Para começar, a sala pode ser um local interessante, já que é o primeiro ambiente interno que um visitante conhece.
Na parede diagonal também não há um padrão específico; você coloca as listras na ordem que desejar. Dependendo do material, é possível desenhar objetos com elas.
Como esse tipo de orientação é mais ousado, o ideal é que você escolha apenas uma parede para decorar dessa forma, mesmo que a cor escolhida seja neutra.
Assim, você escolhe um ponto do ambiente para chamar a atenção e deixa o resto mais sóbrio para ter descanso visual.
Espessuras
A largura da listra também influencia bastante no visual do seu ambiente.
Grossa
A espessura grossa é bem chamativa, principalmente quando colorida. Nesse caso, o ideal é que não seja usada em ambientes pequenos, porque dá a impressão de que eles são ainda menores. Então, deixe essa padronagem para cômodos mais amplos e aposte no monocromático.
Fina
Já a padronagem fina é mais básica e combina com cômodos menores, como o lavabo. No entanto, ela combina com qualquer ambiente, já que é mais clean.
Cores
Listras são versáteis: combinam com diferentes locais, tamanhos, estilos e, claro, cores.
O padrão monocromático é muito elegante. Cores neutras combinam com diversos tipos de ambiente, além de não pesarem na decoração, que exige menos acessórios e enfeites quando as paredes estão mais chamativas. Tons pastel, no entanto, cansam menos a visão e podem ser coloridos.
Materiais
Há diversas formas de deixar suas paredes listradas.
Tinta e papel de parede
A tinta é um material clássico. Tem diferentes cores e acabamentos, além de possibilitar que você desenvolva sua criatividade. Mas apesar de parecer fácil, pintar uma parede requer bastante habilidade, pois qualquer borrão rouba toda a atenção no ambiente.
Além disso, ela não é tão resistente quanto parece. Por isso, é necessário repintar com uma certa frequência — imagine o quão complicado é esse processo em paredes listradas.
Por fim, o material retém sujeira com facilidade e é difícil de limpar. No entanto, já existem algumas que permitem a limpeza com apenas um pano umedecido.
Já o papel de parede traz mais opções: as listras podem ser finas, grossas, ter acabamento metálico, estilo vitoriano e muito mais.
Ele também permite que você mude com mais frequência a sua decoração. Por exemplo, se as paredes listradas navy não têm tanto a ver com o seu estilo, é só trocar por algo mais básico. Além disso, tem diversos acabamentos, como o vinílico e o TNT, e está disponível em opções autocolantes.
O problema é que, embora seja mais resistente que a tinta, ele vai se descolar quando em contato com uma parede úmida. Por isso, você precisa tomar cuidado com infiltrações. Ele também é mais complicado no quesito aplicação: quando não colado corretamente, pode deixar bolhas de ar ou ficar um pouco torto.
Finalmente, papéis de parede são mais caros e muitos deles não são autocolantes. Portanto, você precisa passar cola enquanto os aplica, o que deixa o trabalho ainda mais complicado. É por isso que o ideal é contar com um profissional para a instalação.
Porcelanato
Altamente resistente e fácil de limpar, o porcelanato é a maneira mais elegante e duradoura de manter suas paredes listradas.
Ideal para áreas internas e externas, a depender do tipo, ele pode decorar diferentes ambientes com muita personalidade. Além disso, muitos porcelanatos são de coleções exclusivas, proporcionando uma parede única.
Você também pode aplicar as listras dos porcelanatos em diferentes sentidos, saindo dos formatos convencionais.
Paredes listradas com porcelanatos Portobello
A Unlimited, supercoleção 2020 da Portobello, trouxe as melhores opções para quem deseja ter paredes listradas. Com padrões finos e cores sóbrias, os revestimentos se adaptam a qualquer ambiente que você desejar.
Dobraduras Mix
Minimalistas, facilmente adaptáveis e com muita personalidade, os revestimentos em relevo Dobraduras Mix remetem a papéis dobrados em forma de leque.
Nas versões White e Concreto, suas linhas mudam nossa forma de pensar e permitem paredes listradas de maneira ousada: menos cores e mais texturas. Ambas trazem um ar mais rústico ao ambiente, com um porcelanato que pode se passar por concreto ou gesso.
A versão White faz parte da coleção White Home, que traz inúmeras possibilidades em porcelanato branco para uma casa mais elegante e clean. Já a Concreto é da coleção Superquadra, com linhas inspiradas na Semana de Arte Moderna de 1922.
Zigzag
Da mesma forma que a linha Dobraduras Mix, Zigzag traz paredes listradas com texturas e relevos, mas usando blocos de cores de maneira diferente.
Aqui, a textura é pensada no ziguezague que fazemos ao andar na rua, ao riscar uma palavra ou ao dobrar um papel. Parte da coleção Color Block, o revestimento exala minimalismo nas formas e diferentes possibilidades nas cores.
O porcelanato Zigzag está disponível nas versões Aquamarine, Ardesia, Blush, Denim, Smoke e White.
Saraceno
Inspirado nos campos de trigo italianos, o porcelanato Saraceno tem a textura da terra arada, que forma uma superfície particular e garante a personalidade do ambiente.
Saraceno traz também paredes listradas, mas com linhas em alto e baixo-relevo, numa tridimensionalidade mais óbvia e, ao mesmo tempo, muito interessante. Sua monocromia acinzentada faz com que a textura seja a grande estrela na parede revestida.
Parte da linha Ms. Barcelona, inspirada na fusão de materiais e no minimalismo que guiavam o trabalho do arquiteto Mies van der Rohe, o porcelanato Saraceno está disponível nas cores Acero e Cristal.
Pronto para criar paredes listradas em diversos ambientes? Acesse o site da Portobello e escolha o porcelanato perfeito para a sua construção ou reforma!
Foto de destaque: Paredes listradas com Zigzag Aquamarine dão charme à área de descanso (Projeto: Portobello S.A.)