25.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
fachada elegante e sofisticada de uma casa com paisagismo
O paisagismo na fachada destaca, desde a rua, a elegância da residência (Projeto: Sena Arquitetos Associados)

8 melhores ideias de paisagismo na fachada para se inspirar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.04.2023
Ao unir paisagismo e arquitetura, abre-se um leque de possibilidades. Confira dicas e referências de projetos que exploram a beleza da natureza
minutos de leitura

Parte importante da arquitetura, o paisagismo busca a implementação de áreas verdes em projetos de cidade, parques, passeios públicos e até no interior e exterior dos imóveis.

Para além da beleza estética, a proximidade com a natureza pode proporcionar bem-estar, conforto climático e é uma ferramenta, em muitos casos, de preservação ambiental.

Leia mais:

Se você busca dicas para transformar a fachada de seu projeto por meio do paisagismo, confira as nossas dicas e inspirações abaixo:

1. Uso de árvore baixas na fachada

Para fazer um projeto de paisagismo na fachada da sua casa não é necessário muito espaço ou plantas grandes e volumosas. Você pode adicionar espécies de pequeno porte em um canteiro próximo ao portão, por exemplo.

O buxinho é uma espécie de arbusto ornamental que fica com uma linda estética na entrada das casas com espaço limitado. Ele pode chegar até 5 metros de altura, mas é uma planta que aceita a poda tranquilamente. Por isso, é bastante utilizado na versão menor, em formatos variados. Combinar essa planta verde com flores coloridas vai dar um ar delicado e especial.

casa branca com arvores e plantas baixas na fachada
Plantas e árvores baixas podem incrementar fachada de residências (Projeto: Juliana Bortolaia)

2. Mix com plantas de diferentes espécies

O grande diferencial das técnicas do paisagismo para a fachada é combinar diferentes espécies de forma harmônica. Além de considerar o aspecto visual, é preciso pensar na manutenção das espécies escolhidas possuem condições para crescer no espaço.

No projeto abaixo, dois coqueiros foram plantados no gramado e, próximo a eles, plantas baixas compõem o jardim. Uma árvore florida foi escolhida para a calçada e deu uma alegria na fachada.

casa com fachada iluminada e árvores com folhas arroxeadas
Utilizar mix de plantas em fachada de casa valoriza o jardim (Projeto: Elder Salim Alonso)

3. Flores para embelezar

O colorido das flores é algo que surpreende as pessoas, por isso, que tal adicionar essa sensação na fachada da sua casa? Experimente uma floreira bonita na janela ou na sacada do piso superior.

Algumas flores se adaptam bem a todos os climas. A azaleia, por exemplo, oferece uma beleza diferente conforme a estação do ano: folhagem vermelha no outono, folhas verdes nos meses de inverno e flores vermelhas na primavera.

Se você quer apostar no paisagismo com flores na entrada da sua casa, o ideal é escolher cores claras e neutras para o revestimento da fachada. Dessa forma o colorido das espécies será o grande protagonista da área externa.

casa com arbustos na fachada, além de flores
 As flores conseguem embelezar e alegrar qualquer tipo de ambiente (Projeto: Vortex Arquitetura & Design)

4. Plantas inseridas no projeto de fachada

Em alguns casos, o paisagismo faz parte da estrutura da fachada. No projeto abaixo, cinco coqueiros foram estrategicamente plantados de forma que, com o seu crescimento, atravessassem os espaços da cobertura de ferro.

O efeito visual ficou diferenciado e super moderno. O verde das folhas criou um contraste com o preto e o revestimento de tijolo claro.

casa branca com plantas na fachada que atravessam sacada
Árvores atravessam estrutura de casa (Projeto: Bruno Brandini Arquitetos)

5. A iluminação como aliada ao paisagismo

Um projeto de iluminação pode incrementar o de paisagismo, ao destacar a beleza da natureza mesmo durante a noite.

No projeto abaixo, o prédio comercial ganhou um efeito especial. Além da iluminação da logo, os pontos de luz destacaram o verde das plantas na fachada.

projeto comercial com luzes na entrada, destacando vegetação na fachada
Projeto luminotécnico destaca plantas em fachada comercial (Projeto: Estúdio Pantarolli Miranda)

6. Paisagismo com vasos

Um objeto decorativo que se destaca no paisagismo de fachadas é o vaso. Ele pode levar beleza e personalidade para o espaço verde, e se encaixa em qualquer espaço e estilo, já que é possível encontrá-lo em diversos formatos, cores, materiais e tamanhos.

Para criar uma fachada moderna, a melhor opção é investir em vasos altos e imponentes de cor escura, preto ou azul petróleo, por exemplo. É interessante contrastar a cor com a coloração da fachada, para destacar a peça.

Combinar diferentes alturas de vasos é uma ótima forma de criar contraste visual no paisagismo. No projeto abaixo, vasos de cimento redondos de duas alturas foram combinados em um gramado com coqueiros para formar a fachada do condomínio.

7. Fachada com jardim vertical

O jardim vertical é uma opção para aplicar o paisagismo na fachada, inclusive fica charmoso até mesmo em prédios. É possível projetar um muro inteiro com plantas ou apenas algumas colunas com detalhes.

fachada de casa com jardim vertical
O jardim vertical dá textura a fachada de imóvel residencial (Projeto: Patricia Ieno)

8. Árvores frutíferas na fachada residencial

Se você conta com um grande espaço na frente da sua casa e quer mais do que um espaço verde, pode utilizar árvores frutíferas no paisagismo. Com o cuidado correto, em algum tempo você terá sombra e a colheita de frutos.

Para utilizar essas árvores é preciso pesquisar as necessidades de cada uma, o espaço para seu crescimento e, principalmente, a poda.

Se você gostou das inspirações de fachadas, acompanhe o nosso portal e confira mais conteúdos. A propósito, que tal complementar sua leitura e aprender mais sobre revestimento para fachada?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

8 melhores ideias de paisagismo na fachada pa...

8 melhores ideias de paisagismo na fachada para se inspirar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chamar esses galhinhos enviados na terra, 3 vasinhos e grama de paisagismo só pode ser piada!
    Kkkkk

    Só há um caso de paisagismo nessa matéria: o último. Que trabalha com árvores e texturas. Acho bom chamar paisagistas de verdade, antes de publicar a matéria.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies