10.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Revestimento escama de peixe com terralma em uma paleta intensa de tons terrosos
O revestimento escama de peixe transforma o ambiente e traz criatividade (Projeto: Portobello Shop Pouso Alegre )

Paginações de escama e espinha de peixe: diferenças e inspirações

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.01.2023
A ordem da instalação do piso faz toda diferença no resultado final de uma obra. Confira dicas
minutos de leitura

Os revestimentos retangulares oferecem diferentes possibilidades de posições a serem adotadas na instalação. Dentre elas, o padrão zigue-zague vem ganhando seu espaço e se tornando tendência na decoração atual. Esse estilo possui um perfil mais dinâmico e versátil, podendo ser utilizado de diferentes formas e em diversos ambientes em um projeto de interiores.

A paginação escama de peixe e espinha de peixe são as mais conhecidas. Elas são muito parecidas e por isso muitas vezes são confundidas, mas a principal diferença é o ângulo de aplicação em relação à parede.

Se você quer inovar no projeto da sua casa e aplicar um desses padrões, acompanhe o post:

Relembre: o que é paginação de pisos?

A paginação de pisos se refere ao planejamento de como deve ser aplicado um revestimento em um ambiente. A partir dela, é possível criar diferentes direções e desenhos para que cada peça se encaixe no espaço com o máximo de aproveitamento.

Dentre os principais tipos de paginação, há a alinhada, vertical, horizontal e em zigue-zague. Sua escolha vai depender do formato, cor, desenho, corte de cada peça e ainda das medidas do local onde os revestimentos serão assentados.

Paginação de um piso em zigue-zaque em cores terrosos. Mesas de café com xícaras de café e chá. Poltronas de cor azul.
A paginação de pisos em zigue-zague cria um efeito visual super criativo (Projeto: Portobello)

Paginação escama de peixe

Na paginação escama de peixe, as peças são intercaladas horizontal e verticalmente formando ângulos de 45º entre si. Elas formam um ângulo de 90º e, visualmente, seus encaixes criam contínuas letras L.

Esse tipo de padronização combina com uma decoração mais retrô, pois ela era muito utilizada para a instalação de tacos — material de madeira frequentemente adotado no passado para revestir o chão.

A escama de peixe é indicada para ambientes onde se deseja valorizar a amplitude. Além disso, ao calcular a quantidade necessária de peças na hora da compra, é necessário considerar a perda de 30%, referente aos recortes.

Cozinha com paginação escama de peixe no piso em cor nude. Moveis da cozinha el azul marinho.
A paginação escama de peixe é um revestimento que traz uma decoração moderna ao espaço (Projeto: Doma Arquitetura)

Paginação espinha de peixe

Este tipo de paginação possui características parecidas com a de escama de peixe. A diferença é que as peças são instaladas em um ângulo de 45º em relação às paredes. Dessa forma elas ficam na diagonal do ambiente, e visualmente formam uma letra V no seu encaixe.

Esse padrão valoriza o pé direito em paredes, além de conferir um resultado simultaneamente clássico e contemporâneo ao ambiente. Assim como o outro padrão zigue-zague, é necessário considerar a perda de 30% ao calcular a quantidade para cada local.

Cozinha com um piso em paginação espinha de peixe com cores diferentes em tons cinzas e marrom. Lampadas douradas, decoração de plantas e balção com bancos de madeira.
A paginação espinha de peixe confere criatividade e transforma a decoração do lugar (Projeto: Eliege Longen)

Ideias para usar esses tipos de paginações

Agora que você entendeu qual a diferença entre a paginação escama de peixe e a paginação espinha de peixe, confira alguns projetos de interiores em que esses padrões são usados:

No revestimento do banheiro

O revestimento do banheiro traz infinitas possibilidades de paginação. Isso porque o ambiente costuma ser úmido, demandando material do piso até o teto — principalmente quando o espaço conta com uma área de banho.

Além de mesclar diferentes posições de piso, é possível harmonizar cores e texturas na hora de escolher o acabamento. Usar um revestimento espinha de peixe em uma parede do chuveiro, por exemplo, vai criar uma textura diferenciada no seu banheiro.

Para um visual retrô e romântico, a aposta é combinar duas cores de revestimentos que se harmonizam, como o branco e o rosê ou até mesmo um verde.

Banheiro com foco de iluminação na parte da pia em baixo do espelho. Uma planta na decoração. Paredes com revestimento em tons cinzas.
O revestimento do banheiro deixa ele mais sofisticado e com um estilo moderno (Projeto: Bruno Brandini Arquitetos)

Na parede da cozinha

O branco e os tons claros são os preferidos quando o assunto é revestir a parede da cozinha. Para quem quer seguir essa tradição e não gosta de cores em destaque, usar uma paginação diferenciada é uma ótima opção.

A escama de peixe cria um efeito super discreto na parede acima da bancada. A opção é utilizar uma mistura de cores claras e criar pontos visuais sutis ou até criar um degradê de tons que se harmonizam entre si.

Cozinha com paredes em revestimento de escama de peixe de cor branca. Moveis brancos.
O revestimento na cozinha cria um efeito harmônico com a decoração (Projeto: MN Arquitetura e Interiores)

No piso da sala

A paginação escama de peixe traz movimento e elegância para o piso da sala. Os porcelanatos inspirados na madeira são os mais escolhidos para esse ambiente, pois reproduzem as nuances do material natural.

Com essa mesma peça, conseguimos criar uma sala com estilo contemporâneo e moderno. Basta mesclar revestimentos com tons mais claros e escuros da madeira.

Ampla sala de uma casa estilo contemporâneo com revestimento de madeira em tons claros e escuros e paginação escama de peixe.
O revestimento escama de peixe dá efeito sofisticado e moderno (Projeto: Portobello Shop Gabriel)

No quarto

A paginação espinha de peixe também pode ser utilizada no quarto. Criar uma meia parede atrás da cama com revestimento, por exemplo, além de dar um efeito diferenciado, vai substituir a cabeceira.

E as cores do revestimento podem variar: os tons de cinza estão entre os preferidos da decoração moderna. Nos dormitórios de casal, o clássico revestimento inspirado na madeira está entre os preferidos.

Quarto com paginação espinha de peixe, uma cama com edredom branco e cinza.
A paginação espinha de peixe deixa o quarto charmoso (Projeto: Silvia Pereira)

Confira o post: Linha Segments leva o charme e a personalidade da geometria em relevo aos projetos

O acabamento dos ambientes é uma das etapas mais importantes de uma obra ou reforma e a paginação dos pisos faz toda a diferença. Hoje, vimos com detalhes sobre como a escama de peixe e a espinha de peixe podem ser utilizadas em alguns espaços.

Aqui no Archtrends você encontra sempre diversas opções valiosas para usar na sua casa. Continue acompanhando nosso portal e fique sempre por dentro.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Paginações de escama e espinha de peixe: di...

Paginações de escama e espinha de peixe: diferenças e inspirações

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies