Arquitetas dão dicas de como aplicar cores e geometria para destacar as paredes
“Parede em destaque é aquela com menos recortes, como janelas e portas”. Quem afirma é a designer de interiores Rafaela Dienstmann. Para ela, o ideal é que a parede seja livre, que se transforme em um mural, valorizando as peças, no caso, os porcelanatos. “Já quem prefere um leve destaque, é interessante pontuar apenas alguns detalhes como a rodabanca da cozinha ou uma composição entre porcelanatos com tonalidade neutra e os decorados”, completa.
Os desenhos geométricos e as cores tem bastante influência na criação dos ambientes projetados por Rafaela. Estão relacionados com espaços mais contemporâneos, onde as linhas retas trazem organização e um leve ar de seriedade. “Aí vem a cor para transformar a vibração, o colorido como na coleção Bossa, que traz o frescor do verde, ativando nossa memória afetiva. Pois a cor, está ligada à natureza e remete às nossas raízes. O que gera conforto e acalma”, ressalta.
Como exemplo prático, ela apresenta a aplicação desse produto em um projeto realizado em São Leopoldo - RS. O objetivo era que a reforma do apartamento trouxesse claridade, movimento e leveza ao banheiro. O porcelanato Portland Natural, da Linha Mineral foi utilizado como base, que aliado à iluminação geral e pontuada no espelho, serviu para expandir a luz natural. “A Linha Bossa na cor verde veio para quebrar a monotonia do tom neutro com destaque para este alegre ‘geométrico’, resultando numa composição bem harmônica entre a base, as peças de destaque e as esquadrias em madeira natural”, completa.
Para beneficiar ainda mais a claridade, a designer gaúcha, que é especificadora da Portobello Shop de São Leopoldo, conta que foi utilizado o produto sintético Super Branco Prime na bancada. “A marcenaria entra em cena para trazer funcionalidade ao cômodo. Na bancada, o espaço de armazenagem foi ampliado e o armário superior todo espelhado, além de trazer amplitude e expandir a luz, para refletir o lindo padrão do Bossa”, finaliza.
Rafaela Dienstmann é designer de interiores desde 2004. Ela possui um perfil no Archtrends para apresentar projetos com revestimentos da Portobello. Em 2016, lançou o e-book "Quartinho de Bebê", que ensina mães como decorar quartos com segurança e visão profissional. Ela ainda tem um blog com informações e dicas sobre decoração, design e arquitetura e junto a seu marido e sócio, Arthur Dienstmann, comanda o escritório Deux Design, desde 2008.
Outra arquiteta gaúcha com perfil no Archtrends que deu destaque nas paredes em seus projetos, é Camila Chalon. Especificadora da Portobello Shop Moinhos de Vento, ela tem foco em reformas de interiores, residenciais e comerciais desde 2011, quando concluiu a faculdade.
A profissional também acredita que ‘vestir’ esse importante elemento decorativo valoriza o projeto e transforma um ambiente simples em algo sofisticado. “Os porcelanatos são atemporais e podem revestir qualquer parede. Já aplicamos em cozinhas, salas de jantar, estar e banheiros. Eles têm a vantagem de ser elegantes, fáceis de limpar e resistentes”, pontua.
Durante a reforma de uma casa em Porto Alegre (RS), a arquiteta explica que os clientes queriam banheiros neutros, claros e monocromáticos. Ela foi em busca de revestimentos em alto relevo porque o desejo era trazer um ar de lavabo com estilo para um dos cômodos. “Escolhi o ponto focal atrás do vaso sanitário e a partir dele distribui as outras paredes”, conta.
A versão Mos Relevo Bee off White, da Coleção Mineral, foi escolhida pela textura diferenciada. A proposta era trazer ousadia e ao mesmo tempo uma combinação neutra, para facilitar a harmonização com outros materiais, como no caso dos porcelanatos com textura marmorizada. “O conceito do projeto foi buscar a simplicidade, exaltando a beleza da textura. Por isso, também aplicamos a versão Bianco de Ariston (Linha Marmi Clássico) nas bancadas. Para que nenhum material se sobrepusesse ao outro”, completa.
Além das linhas utilizadas pelas duas arquitetas, a Portobello também apresenta outras versões da azulejaria brasileira, como Algarve, Azuleja, Forma, Quadrante, Tangram, Vitra e Nord 20x20, com desenhos e cores que resgatam a estética da arquitetura moderna, aliadas à praticidade, à funcionalidade e à resistência do porcelanato. Perfeitos para dar aquele novo visual na parede da casa. Veja alguns exemplos abaixo:
E mais detalhes das linhas, acesse www.portobello.com.br ou compareça em uma das lojas da Portobello Shop.
[…] A cor é um ponto muito importante que não pode ser deixado de lado, já que as opções claras são mais comuns, mas também mais suscetíveis à sujeira. O banheiro, que é um local onde o chão vai ficar molhado com certa frequência, pode sofrer com regiões de sujeira quando alguém pisa sem querer na água com calçados, por exemplo. Fios de cabelo que naturalmente vão cair no chão também ficam aparentes. […]
Parabéns pelos belos trabalhos que apresentas principalmente a ideia do dormitório infantil da elite design.
Me orgulho de ter participado dos ensinamentos q te levaram a se tornar essa ótima design.
Olá Marindia, tudo bem?
Agradecemos imensamente o seu carinho!
Muito obrigada pela sua visita, volte sempre!
– Equipe Archtrends Portobello