12.12.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Como usar pedras na decoração sem perder a elegância?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.12.2017
Quer usar pedras no seu projeto mas não sabe como? Não se preocupe, nós ensinamos!
minutos de leitura

Não é de hoje que as pedras estão em alta. Seja mármore, granito, quartzo, calcário ou qualquer um dos vários outros tipos existentes no mercado, pode ter certeza de que esse material é uma boa opção.

Que tal então aprender as melhores formas de usar pedras na decoração sem perder a elegância e a sofisticação? No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas valiosas. Acompanhe!

Defina o estilo do seu projeto

Magma Rock
Porcelanato Magma Rock
Porcelanato Magma Rock
Porcelanato Magma Rock

A escolha do modelo perfeito está completamente relacionada com o restante do projeto. Antes de tudo, é preciso avaliar se ele está sendo desenvolvido para área interna ou externa. Só essa resposta já é uma boa diretriz para definir a melhor opção.

Reproduções de pedras vulcânicas combinam melhor com o espaço do jardim e da piscina do que com os ambientes internos, por exemplo. Já para dentro de casa, escolha aquelas peças com textura suave, bem clean e moderninhas. Ainda assim, caso queira ousar um pouco mais na decoração do interior, você pode optar pelas que apresentam um aspecto rústico.

Além de pensar no local em que a pedra será aplicada, é preciso considerar o estilo pessoal e as necessidades dos moradores. Só assim será possível filtrar a busca e encontrar a alternativa certeira.

Coloque-as em um ponto de destaque

Porcelanato Pierre Belle
Porcelanato Pierre Belle
Porcelanato Portland Stone
Porcelanato Portland Stone

Pedras são muito bonitas, e ficam ainda mais valorizadas visualmente quando integradas a outros materiais.

Você pode até realizar um projeto clássico no qual os quatro cantos da parede são totalmente revestidos com pedra. Mas já pensou em inovar e usar alguns recursos a fim de criar contraste com o revestimento?

Não é preciso usar a pedra em abundância. No caso mencionado acima, é possível separar um lado da parede e somente pintar o restante, escolhendo tintas que tragam um efeito de contraposição.

Foque naquelas que fujam do comum, como o verde-musgo (que está em alta e combina tanto com tons de pedra mais escuros quanto com os claros), cinzas, opções de azul fechadas e cores frias em geral.

De tal forma, você colocará o revestimento em um ponto de destaque, economizando um pouco por não ter que comprar peças suficientes para cobrir toda a parede. Afinal, sabemos que não se trata de um material tão em conta.

A reprodução da pedra em porcelanato, item que vamos abordar mais detalhadamente no decorrer do texto, é uma opção viável para pessoas que querem aplicar o material com mais abundância no projeto, porém não pretendem aumentar muito o orçamento com um revestimento que pode ser bem caro. As reproduções são ótimas e funcionam super bem em qualquer ambiente!

Os móveis também são capazes de criar um contraste com a pedra e com o restante da decoração. A madeira é praticamente unânime nesse quesito, sendo a opção perfeita para pelo menos um de seus móveis principais (como a mesa de jantar e suas cadeiras).

Ambientes iluminados e a presença de plantas também valorizam muito o uso desse material.

Tenha cuidado na hora da aplicação

Porcelanato Burlington
Burlington
Pedras na decoração com porcelanato Burlington

No momento de colocar as peças, é preciso tomar cuidado e ficar atento a algumas questões delicadas. O alto custo de instalação das pedras se justifica, entre outros motivos, pela aplicação minuciosa.

Para que o resultado atinja as expectativas e os níveis de qualidade esperados, é necessário desembolsar um valor considerável. No caso do uso de pedras na área externa, também é aconselhável usar produtos impermeabilizantes na superfície, capazes de garantir maior durabilidade. Dessa forma, a beleza do material será ressaltada e sua conservação será mais fácil.

Já nas paredes, há um ponto importante que deve ser destacado: é necessário prestar atenção no tipo de edificação presente na casa.

Existem, por exemplo, as paredes Drywall, ou seja, modelos “secos” construídos a partir de uma estrutura de aço e revestidos com chapas de gesso. Esse método não precisa de argamassa na construção, e também não é necessário preparar a superfície com massa antes de aplicar a pedra. Nos demais tipos, no entanto, essa preparação é exigida.

Além disso, antes de pensar em todas as questões técnicas como a aplicação, é preciso definir exatamente o efeito que você está buscando. Por exemplo: será um ambiente mais rústico ou moderno? Qual estilo será preponderante?

Pedras mais rudimentares não precisam da mesma preparação minuciosa que as que são cortadas em placa. A segunda opção pede paredes rebocadas, e também é necessário verificar outros quesitos técnicos.

Essas e outras questões devem estar esclarecidas com o fornecedor e com o profissional responsável pela obra, a fim de que não apareçam surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Considere usar materiais que reproduzem as pedras na decoração

Porcelanato Thor
Thor
Pedras na decoração com Porcelanato Thor

Por mais que seja bonita, a pedra pode não ser vantajosa. Muitas vezes, seu alto custo desanima quem busca pelo revestimento.

Além disso, vários tipos de pedra acabam se degradando com facilidade, o que gera a necessidade de manutenções constantes. Isso só aumenta os gastos ao longo do tempo.

Ninguém quer passar por isso, certo? Pois saiba que existem maneiras interessantes de substituir a pedra sem deixar de lado o estilo que você pensou para o projeto, com alternativas tão bonitas quanto (ou mais) e que ainda trazem a vantagem da praticidade e do bom custo-benefício.

A melhor escolha nesse caso é o porcelanato que reproduz a pedra. Com efeito idêntico, ele veio para superar as desvantagens e compor qualquer ambiente de maneira ainda melhor.

Por exemplo: essa opção é menos escorregadia, bastante resistente a manchas e sujeiras, fácil de limpar e, além de tudo, precisa de pouca argamassa na hora da aplicação. Existem inúmeros modelos no mercado hoje em dia, capazes de agradar os mais diversos estilos e preferências.

Se o projeto for clean e minimalista, opções claras são as indicadas. A Linha Thor, por exemplo, está disponível em três cores (off white, cor de areia e um tom de marrom mais forte) e pode ser combinada com uma decoração de tonalidades escuras, como o azul-marinho. Imagine que lindo um ambiente assim complementado com várias plantas de grande porte em vasos modernos?

Essa linha também fica ótima com a madeira. Nesse caso, é possível aplicar uma cor escura no teto, por exemplo, o que faria um belo contraste com piso e paredes revestidas com o porcelanato.

E então, gostou das nossas dicas de como usar porcelanatos e pedras na decoração? Quer começar a apostar nessa tendência em seus projetos? Se a resposta for sim, que tal conhecer os nossos produtos? Entre em contato conosco por meio do canal de atendimento profissional da Portobello, acesse www.portobello.com.br.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como usar pedras na decoração sem perder a ...

Como usar pedras na decoração sem perder a elegância?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies