Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

O fim do ano está aí! Como decorar a casa para o Natal?

Período de reflexão e confraternização, Natal convida a uma decoração acolhedora e que encante família e convidados (Foto: Tessa Rampersad / Unsplash)

Decorar a casa para o Natal é parte das tradições de final de ano. As decorações variam de acordo com o estilo de cada família. Das mais clássicas, com muito dourado, vermelho e verde, às minimalistas, que optam por poucos elementos ou um tom só.

Fato é que os símbolos natalinos são múltiplos e muito fortes, permitindo uma ampla gama de possibilidades na decoração.

O Natal acaba servindo ainda como uma pausa no ritmo acelerado da rotina. Um momento para se reunir com pessoas queridas e celebrar.

Conceitualmente, o Natal é uma celebração que transcende fronteiras culturais e religiosas. Este período ressoa como uma busca universal por paz, amor e esperança. Época de união para celebrar a alegria da vida e as promessas de um novo começo.

Pensando nestes aspectos, nos símbolos, nas cores e no imaginário que sustenta o clima das festas de fim de ano, elaboramos este artigo. Reunimos dicas para você decorar a casa para o Natal e aproveitar o melhor deste período com sua família. 

Como decorar a casa para o Natal com cores

Natal é, por tradição, uma mistura de verde, vermelho, dourado e prateado. É óbvio que você não precisa se limitar a estas cores, inclusive traremos uma opção fora desta cartela. Mas, para tornar a sua decoração coesa, é preciso definir qual cor comandará. 

Escolha uma cor para ser protagonista da sua decoração, o que não elimina a possibilidade de incorporar outras. A cor principal pode te auxiliar na tarefa de escolher estampas, texturas e objetos mais adequados.

Separamos algumas dicas que te ajudarão a escolher uma cor para decorar a casa para o Natal.

Vermelho

Mesa de natal com peru, espumante, maçãs, toalha vermelha, decoração com meias e gorros
A cor protagonista da sua decoração pode aparecer em tecidos, estampas e até mesmo na comida (Foto: Timolina / Freepik)

A cor vermelha desempenha um papel fundamental na decoração natalina. Quando se pensa em decorar a casa para o Natal, vermelho é uma das cores que logo vêm à mente. 

Esta cor vibrante evoca algumas emoções e representa diversos elementos da temporada de festas de final de ano.

Na tradição cristã, a cor está associada ao sangue e ao amor, mas também podemos remetê-la ao calor humano e ao calor do fogo. 

O vermelho também é uma cor festiva, alegre e serve como um ponto de destaque na sua decoração natalina. 

A cor pode se apresentar em tecidos, laços, toucas natalinas, frutas e vegetais. Também podemos utilizar estes elementos para compor a decoração da mesa, trazendo a vibrância do vermelho. 

Verde

Planta pequena, semelhante a um pinheiro de natal, com laços e  fundo de luzes de natal
Trazer a natureza para dentro de casa é uma tendência já estabelecida; utilizar plantas como adornos de Natal é uma ótima escolha (Foto: Feey / Unsplash)

Verde é outra das cores que vêm à mente quando se pensa em Natal. A cor é associada à vida e à renovação. Também nos remete à esperança, traduz fertilidade, harmonia e conexão com a natureza.

O verde pode aparecer em guirlandas, nas árvores de natal ou plantas, em tecidos e laços para compor a atmosfera dessa época do ano. 

É uma excelente oportunidade de inserir elementos vivos e da natureza na sua decoração de Natal.

Branco

Galhos secos pintados de branco com bolas prateadas de natal
A árvore de Natal tradicional não é obrigatória; soluções lindas e, por vezes, mais econômicas, são cada vez mais possíveis de serem aplicadas (Foto: Pure Julia / Unsplash)

A cor branca é mais associada ao Ano Novo, mas ela também pode fazer parte do seu Natal. 

Também costuma ser associada à neve em representações natalinas estrangeiras. É fato que no Brasil praticamente não temos neve, mas podemos associar o tom a outros significados: pureza, celebração da paz e iluminação. 

Trazer a cor branca como protagonista pode garantir uma decoração natalina elegante, minimalista e atemporal. 

Esta cor combina com o prateado e, usada como tonalidade principal, também recebe bem elementos em vermelho e verde.

Você pode usar o branco na decoração da mesa de jantar com toalha, guardanapos e aparelhos de jantar. 

Arranjos com galhos secos e flores de algodão podem compor uma decoração minimalista. 

Leia também:

Dourado e Prateado

Elementos dourados decoração de natal, galhos verdes, bolas de natal, vela, floco de neve e estrela
Os tradicionais elementos dourados podem decorar a casa para o Natal de forma clássica ou contemporânea (Foto: Freepik)

Dourado e prateado dão um toque de luxo, elegância e festividade para sua decoração. Ideais para decorar a casa para o Natal, estas cores trazem brilho e iluminação aos ambientes.

São, sem dúvidas, cores de celebração. Com certeza você terá bolas de Natal nestas cores, mas não precisa se limitar a elas. O dourado e o prateado podem aparecer na sua decoração através de detalhes nas louças, taças, copos e talheres. 

O brilho do dourado e do prateado também podem aparecer em parceria ou representados pelas luzes natalinas. As lâmpadas mais amareladas realçam a beleza e calor do dourado. As mais brancas e brilhantes destacam a frieza e modernidade do prateado. 

Natal Pantone 2024

Moodboard de elementos Pantone, Peach fuzz
Faça uma decoração diferente utilizando a cor Pantone 2024, Peach Fuzz, que carrega o otimismo que todos nós precisamos para entrar no ano novo (Imagem: Pantone/Divulgação)

Para você que curte uma tendência e já está de olho em 2024, indicamos uma decoração na cor Peach Fuzz. Seguindo a tendência da cor Pantone 2024, sugerimos um Natal nesta tonalidade de pêssego que incorpora um toque de coral.

A cor transmite calor e otimismo. Tecidos e acessórios nos tons de pêssego e coral podem criar uma atmosfera monocromática elegante e acolhedora.

Um arranjo de flores com rosas champanhe, gérberas, cravos e bocas de leão podem ser ideais para levar o clima Peach Fuzz para sua ceia de natal. 

Decoração sinestésica

Explore os sentidos e torne a sua decoração de Natal uma experiência inesquecível para seus convidados. Confira a seguir dicas para explorar os sentidos na hora de preparar a casa para as festas de fim de ano:

Audição

Escolha uma playlist agradável e que contemple os gostos dos seus convidados. Defina uma temática ou um estilo musical e crie uma playlist colaborativa. 

Uma playlist colaborativa pode tornar este momento inesquecível e bastante divertido. Cada um dos convidados se sentirá feliz e especial ao ouvir uma das músicas que escolheu. 

Olfato

Todo mundo ama uma casa cheirosa. Apesar do cheiro da ceia, que é sempre delicioso, é preciso pensar em aromatizar a casa para esta ocasião.

Velas aromáticas ou arranjos com temperos aromáticos como alecrim e tomilho garantirão que sua ceia tenha um cheiro perfeito.

Paladar

Ao elaborar o cardápio da ceia, pense na combinação de sabores, temperaturas e texturas. 

Antes da ceia é importante garantir que seus convidados tenham alimentos e bebidas disponíveis. Deixe uma mesa ou aparador preparado para seus convidados. 

Apresente combinações de sabores em petiscos, pastinhas e patês servidos com pães e torradas. Apresentar algumas opções de castanhas, frutas frescas e secas e chips acrescentará novas texturas à mesa.

Para beber opte por sucos naturais e água saborizada, opções que garantirão a hidratação necessária para a estação.

Tato

Trabalhe com diferentes texturas, especialmente na mesa de jantar. 

Toalha ou sousplat, guardanapos e arranjos de mesa podem mesclar texturas que vão do macio e acetinado e passam pelo áspero e felpudo. 

As distintas texturas devem estar em uma mesa que convide e permita o toque para sentir as diversas sensações durante a ceia.

Visão

Aqui trataremos especialmente da iluminação. Faça escolhas aconchegantes. Por exemplo, arandelas e luminárias podem garantir o conforto da luz indireta. 

Uma iluminação mais amarelada pode ser enriquecida com velas espalhadas pela casa. As luzes típicas do Natal também podem compor este esquema visual para gerar conforto.

O conforto visual traz relaxamento e transmite a sensação de acolhimento para os convidados.

Tradição e identidade

Decorar a casa para o Natal pode ser superprazeroso. Separamos duas dicas para trazer mais identidade ao seu Natal sem perder a tradição desta época do ano tão especial. 

Reinvente tradições

Embrulhos de presente de natal feitos de papel Kraft e cisal, sobre tecido felputo
Dar um toque de personalidade aos embrulhos de presentes pode ajudar na decoração de Natal (Foto: Lore Schodts / Unsplash)

Muitos presentes são trocados durante este período de festividades. Sempre que possível, faça escolhas mais conscientes de embrulhos.

Esta dica também é válida para as decorações. Escolha elementos que poderão ser reaproveitados em outros natais ou que sejam recicláveis. 

Investir em elementos biodegradáveis, reutilizáveis e atemporais garantirá um Natal mais sustentável.

Outra possibilidade está no reaproveitamento de decorações utilizadas em anos anteriores. Elas podem ser pintadas, reformadas, colocadas em outros contextos ou incorporadas como um item de decoração tradicional da sua casa.

Identidade

decoração de árvore de natal
Enfeites da árvore de Natal podem expressar a identidade da família (Foto: Sven Brandsma / Unsplash)

Na hora de decorar a casa para o Natal é importante trazer a identidade da sua família. O estilo dessa época festiva pode acabar sendo muito padronizado e muito fácil que fique sem personalidade.

Para compor a decoração de natal da sua casa, pense bem nos elementos que fazem parte do seu cotidiano e nos itens que você já possui em casa. 

Se for da sua escolha ter uma árvore de natal, decore-a com itens que são importantes para você e sua família. Fotos, pelúcias, brinquedos e objetos que carreguem um valor emocional tornarão a sua árvore única e memorável.

Pode ser que a sua decoração não precise de uma árvore de natal nem de elementos clássicos como Papai Noel, estrelas e guirlandas.

Neste caso, pense na decoração como a construção de um espaço e momento único em família. A dica de ter uma cor protagonista pode ser de grande ajuda. 

Uma parede iluminada com luzes de Natal ou uma mesa posta com a ceia e alguns arranjos garantirá o clima ideal de Natal.

presépio na decoração natalina
Para muitas famílias, o presépio na decoração deve representar o espírito de Natal (Foto: Douglas Mendes)

O importante é ter em mente que o Natal é um momento de confraternização. A decoração deve ser pensada para bem receber as visitas, mas a personalidade e o acolhimento de quem recebe é o que vão se destacar. 

Aposte em uma decoração possível, sustentável e com identidade. Isto tornará o Natal inesquecível para seus convidados. E, com certeza, eles vão querer aprender com você como decorar a casa para o Natal.

Para continuar o assunto sobre inspirações de decoração, que tal ficar por dentro das tendências de 2024 que estão no Portobello Trendbook 2024?

Sair da versão mobile