Muita gente nem imagina, mas minha história com revestimentos começou como consultora de vendas em lojas especializadas. Sou formada em design de interiores, mas essa experiência foi o verdadeiro divisor de águas na minha carreira.
Durante sete anos, atendi centenas de arquitetos e profissionais da construção civil, estudei as especificidades de cada revestimento para recomendá-los com segurança e, aos poucos, me vi apaixonada pelo porcelanato.
Filho caçula das cerâmicas, o porcelanato só começou a ser produzido no Brasil na década de 1990 e, até pouquíssimo tempo, precisávamos importar os grandes formatos. Neste curto período, ele conquistou uma considerável fatia do mercado de construção civil. Com razão! Em termos de absorção e resistência, afirmo tranquilamente que este é um dos melhores materiais que existem para a sua casa.
Devido às avançadas tecnologias de fabricação, é possível reproduzir diversos materiais, como madeira, mármore e outras pedras naturais, com características técnicas mais adequadas para o uso como revestimento e menor impacto ambiental. Além disso, os porcelanatos podem ser aplicados em áreas internas e externas, paredes, pisos, fachadas, bancadas, cabeceiras, painéis… Opções não faltam.
Leia também:
- 10 aplicações que comprovam a versatilidade do porcelanato
- 5 dicas para especificar bancadas de porcelanato
- 6 dicas para especificar Lastras
Se você ainda não está convencido, confira a seguir os principais motivos pelos quais eu amo o porcelanato!
Diversidade de formatos
Os porcelanatos oferecem ilimitadas opções para revestir e criar mobiliários. A fabricação das Lastras no Brasil, porcelanatos de proporções gigantes, transformou a forma de especificar e revestir projetos. Isso porque, até então, precisávamos importar essas peças maiores, aumentando muito o custo do projeto, dificultando toda a logística de entrega e, muitas vezes, atrasando o cronograma de obras.
A fabricação dos formatos 160×320cm, 120×280cm, 120×278cm, 120×270cm, 120×260cm, 160×160cm e 90×270cm abriu margem para que os arquitetos e designers de interiores pudessem desenhar superfícies contínuas, sem emendas, com uma estética clean e agradável ao olhar.
Acabamentos adequados a diferentes usos
Usar o mesmo revestimento na casa toda é o sonho de quem deseja uma casa integrada, ampla e minimalista. Contudo, sabemos que sair revestindo todo o piso com um mesmo produto pode implicar em um ótimo desempenho em determinado ambiente e um não tão bom em outro. Os porcelanatos são mestres em driblar esta questão!
Isso porque conseguimos encontrar um mesmo padrão em diversos acabamentos, como polido, natural e EXT. Enquanto o porcelanato polido é indicado apenas para áreas secas, como salas, corredores e quartos, o porcelanato natural pode ser aplicado em cozinhas, banheiros e varandas cobertas, oferecendo maior resistência à umidade e ao escorregamento. E também tem os específicos para áreas externas, que dão segurança ao escorregamento. Dessa forma, o seu projeto pode ser integrado, prezando pela segurança dos moradores.
Normas claras e fichas técnicas que auxiliam na especificação
Para termos mais segurança com uma especificação, ter normas, fichas técnicas e manuais ajudam muito na especificação de revestimentos e na prevenção de problemas. Ainda existem produtos no mercado que não apresentam as orientações do fabricante, o que acaba gerando desinformação e pouca segurança na hora da compra ou instalação.
A Portobello mesmo tem o genial Manual do Especificador, com orientações gerais para a especificação e instalação de porcelanatos para pisos, paredes e fachadas, conforme as normativas vigentes. Essas mesmas informações devem ser repassadas ao cliente para garantir a correta manutenção e limpeza do revestimento.
Facilidade de limpeza
A limpeza diária do porcelanato é relativamente simples. Por ter uma absorção quase nula, ela é um produto que não tem manutenção e porosidade, diferente de outros produtos, como a rocha natural, por exemplo. Essa é, aliás, uma das grandes vantagens desse material. No dia a dia, você pode usar uma vassoura com cerdas macias para tirar a maior parte da sujeira e pano úmido.
E torna-se uma excelente opção para quem gosta de praticidade e quer viver sem a preocupação de ter um produto que demanda muitos cuidados por conta da sua manutenção.
Inovação e tecnologia
Amo como os fabricantes de porcelanato estão sempre conectados às principais tendências, traduzindo isso em seus lançamentos. Mesmo em padrões consagrados e sucessos de venda, as marcas fazem questão de agregar inovação e tecnologia, garantindo a melhor experiência ao consumidor.
É o caso da Super Touch, nova tecnologia da Portobello que permite aplicar o relevo na cerâmica de forma digital. Esse é um processo inovador, que chega para substituir a prensa no molde. Com essa novidade, é possível obter uma infinidade de texturas, que tornam os padrões ainda mais realistas.
Imagine um porcelanato amadeirado, por exemplo. Agora, além da reprodução precisa das fibras, é possível sentir o toque da madeira. E isso se aplica a qualquer estampa em que caiba a impressão de micro relevos. É possível reproduzir até padrões mais delicados, como a trama de um tecido, ideal para trazer aconchego a painéis, halls e divisórias.
Você também ama porcelanato? Conte para mim qual motivo que você mais se identificou.