Monumento: uma estrutura arquitetônica comemorativa
Um monumento é uma estrutura comemorativa marcada pela sua relevância histórica, política, cultural, artística ou natural. E que chama atenção pela arquitetura e estética adotadas.
Por conta da importância de pessoas, acontecimentos ou ideias, os monumentos são criados para perpetuar aspectos relevantes na memória coletiva.
Sendo assim, o que não faltam são tipos e motivações para a criação de monumentos ao redor do mundo.
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que é um monumento?
Monumento é o nome dado a edifícios, estátuas, memoriais e uma infinidade de bens histórico-culturais importantes para a humanidade.
Alguns deles são assim classificados com o propósito de preservação. É o caso, por exemplo, de sítios arqueológicos, sarcófagos, pirâmides e outras estruturas antigas.
Já outros são criados por arquitetos e artistas como homenagem a pessoas ou eventos que, ao longo da história, se tornaram relevantes para determinado grupo, país ou até para o mundo.
Ou seja, as motivações para se criar um monumento podem ser diversas.
Quando há um interesse público pela preservação, ele pode ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.
Quais são os principais tipos de monumento?
Veja, a seguir, alguns dos tipos de monumentos.
Edifícios
São projetados para se tornar referências, como é o caso do Burj Khalifa, em Dubai, o edifício mais alto do mundo; ou o One World Trade Center, em Nova York, construído para homenagear as vítimas do ataque de 11 de setembro de 2001.
Obeliscos
Feitas de pedra, essas estruturas com a base mais larga que a ponta são erguidas para fazer referência a eventos importantes, como o Obelisco do Ibirapuera, que homenageia as centenas de soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista.
Estátuas
Esculturas de corpos inteiros, feitas para homenagear personagens importantes da história. Podem ser encontradas em vários cantos do mundo.
Bustos
Assim como as estátuas, os bustos também homenageiam pessoas e são populares em muitos países, com a diferença de representar apenas a cabeça e o pescoço.
Fontes
Nada mais são do que estruturas de vazamento de água em praças e jardins que se tornam monumentos por conta de sua beleza, como os Jardins de Versalhes e as Fontaines de la Concorde, ambos na França.
Mausoléus e túmulos
São feitos para homenagear os mortos e costumam ser grandiosos, como o Taj Mahal (Índia) e a Grande Pirâmide de Gizé (Egito).
Por que os monumentos são criados?
Alguns dos monumentos bastante conhecidos hoje foram criados há milhares de anos por civilizações antigas. Não por acaso, muitas vezes eles se tornam símbolos famosos de seus povos.
Túmulos e outras estruturas semelhantes feitas para os mortos foram construídos no mundo inteiro por diversas culturas pré-históricas.
Por durar tanto tempo, esse tipo de monumento se torna uma fonte rica de informações sobre essas culturas.
Conforme as sociedades foram tomando escalas maiores, estruturas monumentais passaram a ser construídas, como a Grande Muralha da China e o Partenon grego.
Já mais recentemente na história, outros tipos de monumentos foram criados para se tornarem ícones. Os exemplos são inúmeros, como a Estátua da Liberdade (Estados Unidos) e a Torre Eiffel (França).
Embora o termo "monumental" se refira a estruturas grandiosas, um monumento pode ter outros formatos e tamanhos.
Isso vale tanto para esculturas menores, como estátuas e bustos, até sítios arqueológicos e residências de personalidades relevantes, por exemplo.
Leia também:
- Arquitetura maia: a dramaticidade das pirâmides escalonadas
- Arquitetura islâmica: construindo e vivendo em nome da fé
Quais são os principais monumentos do Brasil?
Com tantos exemplos espalhados pelo país, é difícil fazer uma seleção justa. Entretanto, alguns monumentos não teriam como ser deixados de fora da lista. Veja quais são eles.
Cristo Redentor
Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é um monumento de 38 m de altura, no estilo Art Déco e feito em pedra sabão.
Além de marcar o visual da capital carioca, ele entrou para a lista das sete maravilhas do mundo moderno.
Monumento às Bandeiras
O Monumento às Bandeiras, localizado em frente do Parque Ibirapuera, em São Paulo, representa os bandeirantes que exploraram o Brasil durante o período colonial.
A escultura aponta para o ponto mais alto da cidade, o Pico do Jaraguá. As estátuas que a compõem representam diferentes povos que deram origem ao país.
Praça dos Três Poderes
Considerada um monumento, a Praça dos Três Poderes é formada pelas sedes do executivo, legislativo e judiciário.
O projeto foi desenhado por Oscar Niemeyer, arquiteto responsável pela criação de inúmeros edifícios icônicos.
Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar é um monumento natural do Rio de Janeiro que se tornou parada obrigatória para os turistas.
Ele conta com um bondinho que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar.
Elevador Lacerda
Foi o primeiro elevador urbano do mundo usado como transporte público, conectando a Cidade Alta à Cidade Baixa.
Inaugurado em 1873, é um dos cartões-postais da cidade de Salvador e transporta milhares de pessoas por dia.
Igreja São Francisco de Assis
A Igreja São Francisco de Assis é um monumento que chama a atenção pela mistura entre os estilos Barroco e Rococó.
Tanto o projeto de fachada quanto a decoração foram feitos pelo arquiteto e escutor Aleijadinho. Já as pinturas, pelo Mestre Ataíde.
Pelourinho
Conhecido por ser um dos locais mais coloridos do Brasil, o bairro do Pelourinho fica no centro histórico de Salvador.
O local era usado para a punição de escravos e guarda as memórias desse passado. Hoje chama a atenção também pelo casario e pelo movimento de turistas do mundo inteiro.
Catedral de Brasília
Monumento visionário de Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília tem uma estética futurista, com uma estrutura hiperboloide de colunas de concreto.
Parte do projeto da capital do Brasil, foi desenhada por Niemeyer para se assemelhar a mãos que alcançam o céu.
Além desses, muitos outros monumentos brasileiros e do mundo poderiam ser citados.
Cada um guarda características particulares, mas o que têm em comum é a intenção de guardar a memória de pessoas, eventos e ideias relevantes para a humanidade.
Quer se inspirar com construções impressionantes? Então, confira algumas das mais grandiosas obras arquitetônicas mundiais!