Monocromia: uma tendência de decoração simples e ousada
A monocromia é uma maneira diferente de usar as cores — no caso, uma cor — que se tornou tendência no mundo da decoração. Isso porque ela cria um efeito visual que reflete o nosso tempo.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Estamos sempre tentando lidar com informações que vêm de todos os lados. Nesse contexto, o lar se torna um refúgio, com o qual a gente se identifica de verdade.
E a decoração monocromática ganhou força nessa onda. Afinal, diferentemente do que diz o senso comum, o uso de uma cor não tem nada de monótono, chato ou entediante.
Basta saber usar o monocromático do jeito certo. Assim, é possível criar ambientes harmoniosos, dinâmicos e modernos, com a sua cara!
O que é monocromia?
“Monocromia” é um termo usado para qualificar aquilo que só tem uma cor. Portanto, não se aplica apenas a arquitetura, decoração e design.
Embora esteja presente em outros campos da arte, ela ganha destaque nos ambientes, sobretudo naqueles onde as paredes brancas costumam predominar.
É claro que existem infinitas formas de usar as cores para dar uma cara nova aos espaços. Até porque esses são os elementos visuais com a maior capacidade de despertar sensações nas pessoas.
Ao empregar somente uma cor, criamos um efeito diferenciado, atmosférico, como se os itens do ambiente se mesclassem.
Além disso, o monocromático dá uma dose extra de identidade — quem é que não tem uma cor favorita, não é verdade?
Na decoração, é como se a gente se permitisse levar um pouco mais de nós mesmos para dentro de casa.
Por que investir na decoração monocromática?
Já apresentamos aqui alguns dos motivos pelos quais a monocromia se tornou uma forte tendência. Mas saiba que existem outros.
A facilidade em criar um ambiente harmonioso é um deles. Isso porque basta você escolher uma cor e as variações de tons que serão usadas em revestimentos, móveis, têxteis e objetos decorativos.
Dessa forma, a missão de combinar os elementos que compõem a decoração se torna mais simples. Afinal, mesmo que eles tenham características diversas, possuem a cor como um aspecto que os une.
Quais cuidados a monocromia exige?
É importante deixar claro que diferentes tons da cor escolhida devem ser aplicados na decoração monocromática.
Não se trata de usar um único tom, pois isso cria um efeito chapado, o que torna o ambiente visualmente cansativo.
Além disso, assim como em qualquer decoração, um bom planejamento é sempre bem-vindo para tirar o máximo de proveito.
O que não pode acontecer é a monocromia transformar sua casa em um lugar tedioso ou perturbador. Nesse sentido, você também deve evitar:
- aplicar tons muito saturados nas paredes e em outras superfícies amplas;
- decorar ambientes de descanso com cores vivas demais;
- não levar em conta a sensação que deseja criar;
- usar as mesmas estampas e texturas.
Como usar a monocromia na decoração?
Agora que você já sabe o que não deve fazer na decoração monocromática, vamos para as dicas de ouro para acertar.
Faça um bom planejamento
Antes de sair mudando as paredes ou comprando móveis e objetos, monte um plano de decoração. Assim, você pode aproveitar melhor o tempo e o dinheiro investidos.
Estude o ambiente: calcule o espaço disponível, analise a incidência de luz e outros aspectos que influenciam o visual. Se achar necessário, contrate um profissional para ajudar nessa missão.
Escolha a cor ideal para o ambiente
Na hora de definir a cor, o seu estilo deve ser a primeira coisa levada em conta. Afinal, a ideia é montar um ambiente que tenha a sua cara, certo?
No entanto, antes de tomar uma decisão, você também precisa considerar o tipo de cômodo, pois as cores produzem sensações específicas.
Enquanto áreas sociais — como sala de jantar e cozinha — se dão bem com cores vibrantes, espaços de descanso — como os quartos — pedem cores suaves.
Explore as várias tonalidades e as cores neutras
O sucesso da decoração monocromática está no aproveitamento da variação de tons.
Ao escolher o verde para a sala de estar, por exemplo, não use apenas uma nuance nas paredes, no sofá e nas almofadas.
Mescle os diferentes tons, como verde-bandeira, verde-musgo, verde-limão, verde-sálvia e verde-folha, entre outros.
Utilize também as cores neutras para trazer suavidade para a decoração por meio do contraste que elas criam.
Abuse das texturas e padrões
Assim como o uso de apenas um tom fica cansativo, o mesmo acontece com a presença de somente um tipo de superfície.
Apesar de parecer um detalhe, fique sabendo que as texturas são capazes de transformar a decoração dos ambientes. Afinal, elas criam uma sensação de movimento, o que torna o espaço mais dinâmico.
Um efeito parecido pode ser criado por meio de padrões e estampas presentes em paredes, móveis, têxteis e objetos decorativos. Portanto, vale a pena apostar neles!
Prefira os objetos grandes na decoração
Para não deixar o ambiente poluído e desequilibrado, evite usar objetos decorativos pequenos em excesso. Quando se trata de monocromia, o ideal é dar preferência ao estilo minimalista.
Por isso, as peças maiores funcionam melhor. Com poucos itens, você pode destacar os elementos mais importantes, sem deixar o espaço sobrecarregado.
Deu para entender por que dizemos que a monocromia é uma tendência de decoração simples e ousada?
Ao mesmo tempo em que é fácil de ser aplicada, cria um efeito cheio de estilo, totalmente diferente do que estamos acostumados.
E já que estamos falando de cores, que tal conferir outra tendência em arquitetura e decoração? Conheça os tons terrosos e entenda sua conexão com a natureza!
Imagem de destaque: Esse projeto explorou os tons terrosos em contraste com as cores neutras (Projeto: Juliana Pippi | Foto: Mariana Boro)